Qual é o forro mais eficiente: Plumas de pato ou plumas de ganso?

Nos equipamentos outdoor a necessidade de aquecer-se e se isolar do frio é imensa. O melhor forro de para isolamento em indumentárias e equipamentos de montanha, como o saco de dormir por exemplo, ainda são as plumas. Há equivalentes sintéticos, mas seu rendimento é inferior em temperaturas muito baixas.

A pluma de pássaro é a melhor camada de base da natureza. Em cada grama de penugem, cerca de dois milhões de filamentos se cruzam em todas as direções, criando bolsas de ar que prendem o calor do corpo do pássaro para se aquecer. A pluma vem em grupos grandes e pequenos, aninhados sob as duras penas externas do pássaro.

Apesar de serem desenvolvidas várias tecnologias que oferece alternativas às plumas de aves, em especial as de pato e ganso, o equivalente sintético ainda possui rendimento inferior (sobretudo em baixas temperaturas). Por outro lado, as plumas apesar de serem maravilhosamente quente os ativistas alegam que a depenagem ao vivo de gansos é cruel e predominante.

Aqui na Revista Blog de Escalada há uma reportagem completa sobre quais são os melhores equivalentes sintéticos para equipamentos outdoor. Aqui neste artigo não será discutido questões sobre filosofias veganas e de proteção aos animais.

Tratamento ético

Algumas empresas de equipamentos já implementaram políticas para garantir que sua fonte de material seja de origem ética: o padrão responsibledown (RDS), seguido por empresas como Arc’Teryx, Lafuma, Marmot, Outdoor Research, Columbia, Sea to Summit e a Deuter. Por meio de inspeções e auditorias, o RDS rastreia desde a fazenda até a fábrica e a loja de varejo, para ter certeza de que não vem de patos ou gansos que foram depenados vivos, alimentados à força ou tratados de maneira desumana de qualquer outra forma.

A Patagonia abandonou seu fornecedor e montou um novo sistema em que sua própria equipe e o auditor externo NSF International e está procurando contratar outros varejistas para seu serviço de supervisão. A marca tem padrões mais rígidos que o RDS, os quais são conhecidos como Global Traceable Down Standard (GTDS).

A empresa monitora a cadeia de suprimentos desde o ovo até o abate. Este padrão rastreável foi aplicado a uma jaqueta em 2013 antes de expandir para toda a linha da Patagonia. Mas persiste a preocupação de que a crueldade ainda esteja ocorrendo.

O motivo de tal desconfiança é que a China, que é um país pouco conhecido por sua ética com a natureza e preservação, ter se tornado um fornecedor líder desta matéria prima. O país agora produz 80% das plumas do mundo.

Uma investigação recente da ONG People for the Ethical Treatment of Animals (Peta) descobriu que dos 66 fornecedores chineses contatados por telefone ou e-mail, quase a metade ainda vendia abatidos vivos no atacado. A prática chamada de “arrancar ao vivo”, quando patos e gansos são depenados ainda vivos várias vezes para maximizar o lucro e alimentar a crescente demanda do mercado em baixa, não é regulamentada por lá.

Portanto, faz parte da obrigação moral dos clientes verificar se as jaquetas e equipamentos comprados são de fornecedores chineses ou, caso sejam, seguem as regras do responsible down.

Entendendo o que é a pluma

Resumindo, a pluma é um subpêlo na barriga do pato e do ganso e também é chamada de plumagem. A plumagem é um feixe de penas muito macias e muito leves, que se encontram por baixo das penas mais resistentes.

A existência das plumas é a razão pela qual gansos e patos conseguem nadar em águas geladas sem muitos problemas, já que seu isolamento, junto com o revestimento à prova d’água (as penas externas), cria uma vedação perfeita contra a água e o frio.

Após a coleta, a pluma é formada em aglomerados, que consistem em milhares de fibras extremamente finas que se cruzam e se sobrepõem. Ela cria uma espécie de “rede” com pequenas bolsas de ar que são ótimas para reter o calor. Assim são confeccionadas as roupas que possuem forro de plumas.

O que é muito interessante sobre a pluma, é que essas pequenas bolsas de ar conseguem não apenas reter o calor, mas, refletindo o calor do corpo, aumentam ligeiramente a temperatura do usuário, dando-lhe aquela sensação de calor e aconchego que só estas jaquetas conseguem.

A outra chave específica da pluma como isolante é que, embora mantenha e forneça calor ao corpo, ele permanece respirável o tempo todo, evitando superaquecimento e umidade dentro do isolamento. Isso é importante porque, quando molhado, a penugem se torna praticamente inútil devido à perda de sua expansão.

Quando optar por forro de plumas?

Ação da umidade no thermoball (esquerda) e pluma (direita)

Resumidamente, existem três grandes razões que se diferenciam completamente de outros tipos de isolamentos. Estas razões são:

  1. É impossível recriar plumas em laboratório. Até existem isolamentos que imitam seu desempenho, mas eles não podem ser comparados quando se trata de sua capacidade de reter e fornecer calor. Estes equivalentes sintéticos podem ser mais úteis se as temperaturas não tão frias ou se houver tendência a chover com frequência.
  2. A penugem é extremamente leve e sua relação calor / peso é inacreditável.
  3. A pluma também é muito durável, sendo resiste ao desgaste e à compressão como nenhum outro material. É por isso que os casacos compactáveis ​​são uma ótima opção para os viajantes, pois retorna à sua forma original em um instante, junto com suas habilidades de isolamento.

Uma jaqueta com uma quantidade maior de plumas não significa necessariamente que seja uma jaqueta melhor. O que realmente faz a diferença é o poder de preenchimento da pluma. O que significa poder de preenchimento (fill power) é simplesmente a qualidade da pluma. Quanto maior o fillpower (às vezes chamado de loft ou “fluffiness”), mais ar um determinado peso da plumas pode reter .

Usando uma linguagem mais técnica, a classificação de fill power mais alta significa que os clusters inferiores são maiores e fornecem melhor isolamento, reduzindo a necessidade de peso adicional. Normalmente, a potência de preenchimento de plumas varia entre 300 fill power a 800 fill power. Às vezes pode ser ainda maior.

Portanto, qualquer pessoa deve procurar uma jaqueta que, no mínimo, tenha um poder de preenchimento de 550 fill power. Quando se trata de equipamentos para atividades outdoor, o poder de preenchimento básico começa em 500 fill power, enquanto o vestuário de última geração possui um poder de preenchimento de cerca de 900 fill power.

Qual a diferença entre plumas de pato e ganso?

Comparativo entre plumas e seu fill power

Apesar de parecer a mesma coisa, as plumas de pato (Cairina moschata ou Somateria mollissima) e ganso (Branta canadensis), elas são relativamente diferentes. Importante ressaltar que a qualidade da pluma, seja ela de pato ou ganso, depende da matéria-prima. Ao comprar uma jaqueta de plumas, você encontrará uma proporção de penugem e penas (down ratios).

A diferença entre os dois é que as penas não são tão macias quanto a penugem, nem são tão boas em fornecer isolamento. É por isso que o poder de preenchimento (fill power) se refere apenas às plumas e não a penas, que na verdade não têm uma medida de fill power.

Esta proporção é um bom indicador de quão quente uma jaqueta será e da qualidade da qual é feita. Quanto maior a porcentagem de plumas, mais quente e melhor será a jaqueta. Quanto mais quente, mais cara ela será para o usuário final.

Existem vários parâmetros que fazem diferença para a qualidade das plumas: a raça da ave, a idade da ave e a saúde da ave. Quanto mais longa for a sua vida útil da ave e quanto mais frio for o clima de onde ela é criada, melhor será a qualidade da penugem e melhor será o isolamento fornecido por ela.

A pena de ganso é geralmente maior e mais forte que a de pato. Por isso um equipamento com 100% de pena de ganso tem um poder de preenchimento melhor. A melhor qualidade é resultado do fato de que os gansos são maiores que os patos. Além disso, os gansos geralmente têm uma vida mais longa.

Quanto às plumas de ganso:

  • As plumas de ganso são mais altas, em geral, pois provém de aves mais maduras (longevas) e maiores em tamanho que os patos. Quanto mais madura for a ave, maior será a qualidade da penugem.
  • É importante notar que o processo de produção também é importante. Muitas lavagens, independentemente da ave, perderão muitas de suas habilidades e fará com que seja muito quebradiço e sujeito a danos, devido à gordura e óleo serem removidos.
  • As plumas de ganso também são muito mais caras do que as de pato, especialmente as que tem maior fill power. Os gansos de origem europeia são de longe as plumas mais caras, pois são coletadas de aves adultas e rendem um grau maior de plumas.

Quanto às plumas de pato:

  • As plumas de pato têm a vantagem de, antes de mais nada, estarem mais disponíveis e, portanto, mais acessíveis. No geral, as pessoas consomem como alimento mais pato do que ganso. Portanto, a pluma de pato é normalmente mais abundante e mais barata para os fabricantes. Por isso, é a mais utilizada em jaquetas, roupas de cama, edredons, travesseiros, etc.
  • As plumas de pato se saem muito melhor do que a de ganso quando molhadas. Embora suas habilidades de isolamento sejam bastante afetadas em ambos, a de pato aguenta um pouco mais.
  • Quando se trata de compressão e durabilidade, para o mesmo fill power, não há muita diferença entre os dois. Eles são bastante semelhantes nesse aspecto e tendem a durar muitos anos, com os devidos cuidados.

Se você comparar a melhor penugem de ganso com a melhor penugem de pato, a penugem de ganso é a melhor. Mas a decisão a decisão final se resume à matemática calor versus preço.

Em resumo, pluma de ganso é cara, mas vai mantê-lo mais aconchegante em um frio mais intenso. Porém, as plumas de pato não possuem tanta performance, mas podem ser usadas em climas não tão rigorosos, como o Brasil e na Patagônia no verão.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.