O que é e como tratar infecção por berne

Se você é escalador, trilheiro, corredor de montanha e sempre está em lugares com muito gado é fácil constatar que existe muito contato com os perigos de parasitas de bovinos nos atacarem.

Como por exemplo o berne que é um parasita cercado de muitos mitos e verdades, especialmente sobre temas a respeito de como é a infecção,como se deve tratar e quais os sintomas.

O berne é um velho conhecido das pessoas que vivem no campo e costuma atacar animais, incluindo o homem, causando forte coceira e dor em alguns estágios da larva.

Se você sempre visita uma região de vegetação abundante, ou frequente chácaras, sítios ou fazendas fique atento.

Poucas das pessoas que moram em ambientes essencialmente urbanos, e raramente o deixam, conhecem o berne.

Quem pratica atividades de natureza não é raro quem já voltou de um passeio em sítios trazendo um berne na própria pele.

Sintomas como forte prurido (coceira intensa) e lesões parecidas com furúnculos, ou espinhas, podem ser um sinal da presença deste parasita na pele.

Primeiramente não há motivo para desesperar,e o melhor a fazer é procurar se informar se é ou não um berne.

Importante também é não esperar piorar e procurar um médico em um pronto socorro, que ele vai receitar o melhor remédio e tratamento.

O que é berne?

Foto: http://entnemdept.ufl.edu

Foto: http://entnemdept.ufl.edu

A larva do berne (Dematobia hominis) é orinda de uma mosca encontrada na América desde o México até o norte da Argentina.

Sua transmissão é feira por um outro tipo de mosca vetor (gestora dos ovos), que pode ser hematófaga (suga sangue, como a “mosca do estábulo”) ou lambedora (como a mosca doméstica).

Os hospedeiros mais conhecidos do berne são o gado bovinos, cães e até humanos.

Toda e qualquer lesões como arranhões e espinhas podem servir com uma porta de entrada para bactérias causadoras de infecções secundarias.

O desconforto causado pela presença de vários bernes pode fazer com que a pessoa não se alimente nem repouse adequadamente.

Como o berne é transmitido?

Foto: http://entnemdept.ufl.edu

Foto: http://entnemdept.ufl.edu

Durante seu voo, a berneira deposita vários ovos, que formam uma espécie de cacho, sobre a mosca veiculadora.

Após 6 dias eles já estão “larvados”.

Quando a mosca veiculadora pousa sobre a vítima as larvas com cerca de 1,5 mm de comprimento (chamado estágio L1), rompem a casca dos ovos e se instalam na pele com a ajuda de ganchos orais, com os quais também se nutrem de tecido do hospedeiro.

A fixação do berne também é auxiliada por filas de espinhos corporais que permitem a movimentação, causando a coceira e dor aguda.

As larvas passam por duas mudanças em que trocam a cutícula (espécie de pele).

Elas permanecem no hospedeiro até chegar ao estágio L3, quando já medem mais ou menos 2cm de comprimento.

Após este estágio elas caem e se enterram no chão e em cerca de um mês, dependendo da temperatura e da umidade do ambiente, nasce a berneira que se acasala, põe ovos e, entre 2 e 8 dias morre.

Prevenção a Berne

Por viver escondida nas matas, a berneira é relativamente difícil de combater.

O controle das moscas pode reduzir a ocorrência do berne, uma vez que sem as veiculadoras de ovos, não há transmissão.

Para evitar a presença das moscas, é importante manter as áreas frequentadas livres de sujeira como, por exemplo fezes e lixo.

Neste detalhe está um dos motivos de se enterrar as fezes ao defecar em trilha e locais de escalada, além de recolher o lixo do lugar.

O mais indicado para se evitar o contágio é colocar repelente (caseiro ou industrial) e ter certeza de sua eficiência.

Identificação

O berne só é visto quando ele já está bem desenvolvido.

Ao suspeitar de sua presença esprema levemente o local e visualize a saída de secreções pois normalmente há saída de pus.

O berne aparecerá pelo orifício da pele, mas NÃO DEVE SER RETIRADO SEM A AJUDA DE UM PROFISSIONAL.

Tratamento

Evite utilizar sprays ou inseticidas que matam o berne, e procure não tomar vacinas “benzetacil 50%”.

Tome muito cuidado ao resolver tentar tirá-lo por conta própria, pois necessita de perícia, precisão e habilidade das pessoas envolvidas.

Nunca é demais dizer que a retirada do berne é dolorosa, e que o parasita deve estar vivo para que possa ser retirado por inteiro.

No caso de uma parte dele ficar na pessoa há o risco de se desenvolver quistos, abscessos e infecções.

A infecção cutânea com pus causada pelo stafilococus sp, um micro organismo que vive normalmente na pele do animal é a mais grave delas.

É muito importante procurar um médico assim que se percebam as primeiras lesões, para que ele possa indicar o melhor tratamento para o caso.

Pequeno dicionário do Berne

Vai viajar pela América? O mais indicado é levar escrito o nome pelo qual é conhecido o berne.

  • Argentina – Ura
  • Brasil – Berne
  • Bolívia – Boro
  • Colômbia – Nuche
  • Costa Rica – Tórsalo
  • El Salvador – Nuche
  • Equador – Tupe
  • Guatemala – Colmoyote
  • Honduras – Tórsalo
  • México – Moyocuil
  • Nicarágua – Tórsalo
  • Panamá – Nu che
  • Paraguai – Ura
  • Peru – Mirunta
  • Uruguai – Ura
  • Venezuela – Gusano de montes ou gusando de mosquito
  • USA – Human Botfly

Para saber mais sobre o berne acesse: http://entnemdept.ufl.edu e https://surroundscience.wordpress.com

There are 20 comments

  1. Marina

    Emplasto, pegar um pouco de farinha e água, misturar até formar uma pasta. Pegar um pedaço de pano e cobrir o locar de preferência ao ir dormir. Qdo acordar retire o emplasto, verá a ponta do berne, use uma pinça de tirar pelos de sombrancelha para puxar. Experiência própria.

  2. Naiara Victória

    oi! hoje, tirei um berne do meu cão filhote. saíram duas larvas, mas o inchaço onde os bernes ficavam continua grande, mesmo que tenha diminuido após a retirada das larvas. será que ainda existe possibilidade de haver mais bernes lá dentro? nós tentamos tirar na hora mas não saiu nada, apenas sangue.

  3. Joel Pinheiro

    Não adianta ir em médico. A maioria não sabe o que fazer. Muitos diagnosticam até errado! Tentar espremer até a larva sair é extenuante e doloroso pois cada vez qeu você a aperta ela se “ancora”, encolhendo-se e cravando os pelos e gancho ainda mais no tecido em volta.

    Tomar remédio para matar o bicho só vai piorar pois vc terá que tirá-lo por conta própria, com ele morto, espremendo, ou terá que fazer uma microcirurgia.

    A melhor opção é a caseira, coisa da roça mesmo: tape o buraco do berne com um pedaço de toicinho bem molhinho e enrole o membro com aqueles filmes plásticos para alimento. Se não der, amarre com um pano bem apertado. Deixe lá umas 6 horas. O importante é deixar o toicinho bem apertado e imóvel em cima do buraco do bicho. Ele vai sair sozinho, abrindo caminho dentro do toicinho, saindo da sua pele sozinho.

  4. Maria Cleide Dessunte

    Oi, meu gato tinha berne bem pequeno, como se fosse larva,e puz, higienizei, e tirei, o puz e a larva . Agora está quase fechando, mas apareceu do lado, um abescesso, não sei oque fazer, pois ele dorme muito, e não se alimenta direito. T

  5. Simone

    Minha filha está com berne na cabeca fui ao médico ele passou um remédio só é falou pra aguardar consegui retirar dóis mas não sei se tem ainda minha dúvida é tem dois buraquinho cada berne fica em um buraco ou pode a ver um monte de berne

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.