Aluguel de Motorhome no Brasil: Onde alugar uma casa sobre rodas em território Brasileiro

Apesar de mais desenvolvido em outros países (incluindo nossa vizinha Argentina) a cultura do motorhome no Brasil ainda engatinha. Grande parte dos produtores deste tipo de veículo no Brasil, procuram focar seus modelos no alto luxo que emulam o conforto de apartamentos de classe média alta brasileira.

Os modelos oferecidos por estas empresas ao público interessado possuem itens como TV de LED, micro-ondas, banheiro (com água quente) cozinha completa, sistema de som e até mesmo wi-fi.

Fazendo uma busca superficial por modelos de motorhome em outros países, como EUA e Argentina, há uma variação muito grande de luxos oferecidos (conhecidos aqui como opcionais). Mesmo assim, à primeira vista, poucos (muito poucos na realidade) possuem o luxo suntuoso oferecido pelas empresas do segmento no Brasil.

Consequentemente estas opções luxuosas impactaram fortemente no preço final ao consumidor. Mesmo os modelos usados, quando remodelados e vendidos por proprietários e entusiastas, são salgados tornando o veículo um verdadeiro elefante branco e de difícil revenda.

Na contramão desta visão elitista de motorhomes, muitos entusiastas, sobretudo os proprietários de Kombi, estão adquirindo furgões usados e adaptando eles mesmos os modelos.

A construção de um modelo básico de motorhome demanda trabalho, mas isso não tem desanimado quem gosta da ideia de viajar com a própria moradia.

Uma alternativa viável que oferece um preço acessível e que fica, pelo menos, 70% mais barato do que as empresas construtoras oferecem. Quem já construiu um modelo assim não se arrepende e incentiva quem tem vontade.

Estes modelos mais “raiz” estão se popularizado muito e vem crescendo a cada dia. Nas principais redes sociais é possível ver compartilhamento de fotos de modelos caseiros todos os dias.

Entretanto, ainda não há no Brasil notícias de um grande encontro deste vanlifers brazucas, com seus modelos feitos de maneira artesanal e que buscam uma maneira alternativa de viajar com baixo custo.

Mas e alugar?

Para o público que deseja alugar um motorhome para uma viagem, as opções não são muitas. Após intensa pesquisa, somente cinco empresas foram encontradas com preços não muito atrativos a quem busca uma opção mais barata de viagem/estadia. Os modelos oferecidos por ambas encostam no problema crônico da cultura motorhome do Brasil: excesso de luxo. Itens como TV de tela plana, micro-ondas, Banheiro, entre outros, são itens de série.

A escolha, obviamente, impacta nos preços ao consumidor.

Apesar do atendimento ser bastante cordial destas empresas de aluguel de motorhome, os preços espantam quem procura uma vantagem por unir moradia e transporte em viagens nacionais e internacionais. Uma outra “pegadinha” é a obrigatoriedade na contratação do serviço: algumas empresas não incluem em suas páginas o seguro obrigatório.

Aluguel de Motorhome

Foto: https://www.vandao.com.br/

Os custos do aluguel de motorhome podem variar entre R$ 300 e R$ 1.000 por dia e estes preços variam de acordo com a alta ou baixa temporada. A quantidade de pessoas também impacta no preço.

À primeira vista é um valor caro, mas ao se informar deve ser levado em consideração que os custos de passagem (ônibus ou avião), hospedagem (hostel, pousada ou hotel) e aluguel de carro estão embutidos no valor final.

Maioria dos veículos podem ser usados para viagens em países da América do Sul como Uruguai, Argentina e Chile por algumas empresas, por isso informe-se antes de planejar um aluguel de motorhome para uma viagem deste tipo. A escolha do modelo deve levar em conta que tipo de habilitação possui o motorista (categorias B, C, D ou E).

Segundo o site das empresas, é possível dirigir os veículos com carteira de motorista das categorias B, C, D ou E e há modelos disponíveis para grupos de duas a seis pessoas.

Aluguel de Motorhome

Foto: https://www.vandao.com.br/

Um outro ponto negativo e que salta aos olhos do cliente é o design do site das empresas. Muitos parecem ter sido criados na década de 1990 e não passou por uma repaginação desde então.

Pelo pouco cuidado com o visual na internet, com páginas sequer responsivas, deixa acreditar que a prioridade não é propriamente o aluguel e sim a venda.

As empresas brasileiras de aluguel de motorhome são:

There are 16 comments

  1. Evandro

    Obrigado Luciano, pelas informações. Foram muito valiosas, incluindo as dicas das locadoras de motorhome. Boas viagens e escaladas para você.
    Estou querendo montar artesanalmente um motorhome, mas quero viajar um pouco com um alugado para ver se adaptarei . Eu e minha querida esposa. KKK.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.