Cientistas criam medicamento que pode regenerar a cartilagem de joelhos

Como qualquer atividade física, há o aparecimento de lesões pelos mais variados motivos no montanhismo. Uma das áreas mais atingidas é o joelho. Prevenir-se de uma lesão não é, claro, deixar de praticar a modalidade, mas sim procurar proteger-se ao máximo. Assim como os tendões das mãos são o foco das lesões em escaladores, os joelhos e tornozelos são os focos principais de lesões em trekkings e hiking.

Um novo medicamento injetável, que ajudaria a regenerar a cartilagem dos joelhos em pessoas com artrose está perto de ser aprovado nos EUA. O desenvolvedor desta nova droga é Nathaniel David, que trabalha para a Unity Biotechnology que é especializada em biotecnologia, desenvolvendo medicamentos para células que perderam capacidade de dividir-se (contribuindo para o envelhecimento).

Este detalhe de células que não mais se reproduzem é o que acontece com os joelhos, quando as cartilagens se gastam e não não podem mais se regenerar. O medicamento para a artrose, que é um tipo de artrite que ocorre quando o tecido flexível nas extremidades dos ossos se desgasta, que está sendo desenvolvido começou a ser testados em humanos no ano passado e tem como um objetivo muito mais ambicioso que fazer crescer cartilagem em joelhos.

Segundo publicações científicas, os investigadores garantem que o medicamento é “o primeiro passo para nos fazer sentir jovens novamente”. “O envelhecimento não é um fenômeno rígido e inflexível”, afirmou o bioquímico formado em Harvard, Os primeiros resultados dos testes com a droga, que tem o nome temporário de UBX0101 serão publicados nas próximas semanas. O desejo de Nathaniel David é estabelecer uma nova área de pesquisa científica que batizou de senolítica, que consiste de pequenas moléculas que podem induzir seletivamente a morte de células que entraram em um estado conhecido como senescencia.

O estado de senescencia é quando as células já não se dividem e passam a desencadear inflamações crônicas de baixo nível, as quais são prejudiciais para as células circundantes (células que se dividem). A senescencia é associada a uma ampla gama de enfermidades que aparecem na velhice. A ideia, segundo Nathaniel David afirmou a veículos de informação dos EUA, é permitir que as pessoas mais velhas levem uma vida mais saudável durante todo o tempo.

There are 179 comments

  1. Alceu Pedro Pietrovski

    Todos nós como seres humanos temos a necessidade e o direito de tratamento. Por isso depende da nossa pressão sobre os nossos governantes quando da liberação deste medicamento para os tratamentos em questão. Como brasileiros de idade avançada (alto índice) necessitamos um carinho especial pela liberação deste medicamento.

  2. Marina do nascimento Oliveira

    Boa noite gostaria de sabe quando este medicamento vai chega ate os hospital pois como eu que tenho artrose muitas pessoas estão sofrendo com este mal seria a Glória de felicidade pra muitos exclusive pra min

  3. Lenita

    Precisa ver se a indústria farmaceutica e outros interessados de que fiquemos sempre doentes, com dores terriveis e nunca melhorarmos irão permitir que esse medicamento chegue a ser comercializado. Deus permita que tenham consciência e amor ao próximo.

  4. Rosangela

    Notícia maravilhosa ajudará muitas pessoas, o interesse é grande, pois, minha mãe tem problemas nos ossos assim, como a maioria dos comentários, ela tem prótese no fêmur e joelho esquerdo, após a recuperação fará no direito.
    Assim como todos ficarei torcendo para que de certo e seja liberado logo e que possamos ter acesso ao medicamento em breve. Meus agradecimentos ao Dr Nathaniel David, que Deus te abençoe sempre.

    1. Célia Xavier de Souza

      Este medicamento será maravilhoso, espero que aqui no Brasil todos, que tem problemas nos joelhos passam ter acesso a este medicamento,se ouve testes gostaria de saber como participar, tenho 55 anos é tenho artrose nos dois joelhos sinto dor vinte quatro horas por dia não tenho mais nenhuma qualidade de vida faço fisioterapia, quase que diariamente muito difícil conviver com dores

    1. wilson

      Como estou precisando de um tratamento desses…..kkkkkk………….tomara que dentro de um futuro não muito distante possamos ter como tratarmos com esse novo método e livrarmos dessas terríveis dores que nos priva de nossas atividades

  5. Clecí Rojas Melo

    Bom Dia
    Fiquei muito animada em saber sobre tais estudos. Eu sofro com dores e limitação de movimentos pelo desgaste de cartilagem nos dois joelhos.
    Eu gostaria de ser informada sobre andamento das pesquisas cientificas e sobre a disponibilidade pra compra de medicamento.

  6. Mara De Conti

    Eu li a reportagem do Dr. fiquei super feliz, pois os meus dois joelhos estão comprometidos. Mais a da esquerda está pior? Gostaria muito de ter maiores informações sobre esse novo método.. moro nos EUA e estarei esperando anciosa para participar desse momento. Obrigada

  7. Maria Elisabete Da Silva

    tenho 55 anos …Nasci com ma formacao congenita ..tenho próteses nos quadris …Tenho artrose nos dois joelhos …e na coluna bico de papagaio ..
    ernea de disco …me candidato a ser cobaia …pois meus joelhos doem muito

  8. Cinthia Fonseca Pereira

    Boa tarde!!
    Tenho artrose severa, com apenas 46 anos, hoje já sou pcte apta a usar prótese, mas não posso por conta da idade, gostaria de saber como vai ser pra testar?? Gostaria de participar.
    Att. Cinthia.

    1. Maria Regina P. Landmayer

      Dr. Tenho 60 anos com artrose e artrite, meus joelhos têm condropatia patelar. Não peço nem para mim a possibilidade de participar da pesquisa, mas peço para meus dois filhos, um de 28 anos e outro de 26 anos. O de 26 anos aplica ácido hilauronico, a cada 6 meses, já está na terceira aplicação, mas sem sucesso, nem remédio alivia as dores e não consegue caminhar, e ficar mais de 15 minutos em pé. Foco com sinal elevado na faceta lateral da cartilagem patelar – edema de plano adiposo subculaveis na região anterior do joelho.. O de 28 anos a mesma coisa, mas ainda consegue andar e trabalhando com dores. SE PUDER NÓS AJUDAR agradeço de todo coração como mãe. Um de Meus filhos JÁ está sem vida normal. Nem sai mais de casa, nem com remédios para de ter dores. Ajude meus filhos pelo menos esse que já está crítico.

  9. Telma Lucia Mourelhe de Oliveira Lira

    Gostaria muito de fazer uso desse medicamento. Sofro com dores nos joelhos há anos. Tenho um problema patelar com cirurgia nos dois joelhos. Agora estou com uma artrose severa, ñ quero colocar prótese que foi o que o médico indicou.

  10. Adilson Motta

    Bom dia Tambem sofre de artrose e tenho 52 anos e gostaria muito de poder ter esse tratamento. Alguem sabe informar se no Brasil ja conseguimos ter esse tipo de tratamento. segue meu email se alguem tiver alguma informação. studiodweventos @gmail.com

  11. Joedna costa dos santos

    Tenho 44 anos e tenho artrose precose,tenho muitas dificuldades de andar faço hidroterapia,mas ñ tá adiantando,meu caso é de colocar prótese nos dois joelhos pois estão muitos gastos,meu médico disse que estou com joelhos de uma pessoa de 70 anos.me ajudem.

  12. José Roberto dos Santos Pereira

    Tenho 41 anos e já tenho artrose,não consigo nem subir escadas,espero que seja liberado pelos órgãos competentes pra viabilizar melhor saúde. Por gentileza mantenha nos informado dessa maravilha.

  13. Geraldo Marques (Gê Marques)

    Meu sonho quando li essae anúncio me passar mpolguei com a esperança de poder voltar a jogar meu Futvoley que Deus abençoe e traga esse medicamento para aqui em Minas Gerais Betim. Obrigado por se preocuparem em encontrar uma solução para esse problema da humanidade que cresce dia após dia Deus abençoe.

  14. Maria da Glória

    Muito interessante essa matéria. Tenho artrose no joelho esquerdo que já não tem cartilagem. Em março de 2018, caí dentro do quarto e fraturei o esquerdo. Fiz cirurgia de emergência, colocaram 8 parafusos e uma placa que entrou pela coxa. Estou ainda em recuperação, mas não posso fazer a cirurgia para colocar prótese. Gostaria se cobaia para usar esse medicamento. Tenho 73 anos e muito medo de cair novamente e fraturar o femur.

  15. Marisa Conceição Pires

    Boa noite! Tenho artrose desde 54anos, hoje tenho 64, fui encaminhada para cirurgia de prótese só que não quero fazer, então fico com atividade física pilates e com isso vou levando com dores e dificuldades de movimento. Após ler esse relato fiquei esperançosa e gostaria de saber como posso fazer esse tratamento.

  16. Rosa de los Angeles Alfonso Cunha

    Parabenizo e agradeço ao pesquisador por essa nova esperança a NÓS que sofremos fortes dores nos joelhos, temos dificuldades de andar e somos limitados para todos os esportes.
    Tenho 62 anos, tenho artrose e nenhuma cartilagem nos dois joelhos.
    Faço aplicações nos joelhos mas dura muito pouco, é um tipo de lubrificante.
    Se houver chance de servir de cobaia, seria com o maior prazer

  17. Mara Lúcia Alves

    Só em saber me sinto muito feliz, pois tenho artrose bilateral, desde meus 38 anos, hoje com 57 não aguento mais sentir dor, nada alivia. Gostaria muito de saber onde posso conseguir essa medicação. Espero que seja acessível e que realmente ajude. Se puderem me responder agradeço imensamente, pois preciso trabalhar. Muito obrigada

  18. Luzia Aparecida Barros Del Guerra Ventura

    Tenho uma artrose severa a qual foi indicado protese de joelho esquerdo, tenho 64 anos ando com pouco de dificuldade pratico hidroginástica ando de bicicleta ergometrica, gostária se possivel ter uma qualidade de vida melhor meus movimentos são restritos, tenho vontade de participar de estudos para esse novo tratamento agradeço desde já se ouver possibilidade.

    1. Fabio Roberto Porto de Souza

      Gostaria de ser cobaia para este experimento, tenho um problema sério no joelho direito, já sofri uma cirurgia e o problema continua afetando seriamente minha mobilidade. Tenho 67 anos e gostaria de participar para o bem da ciência.

  19. Jean

    Gostaria de ser cobaia, devido a um acidente que tive , não consigo mais caminhar direito ou normal e não consigo ficar em.pé como todos ficam normalmente, problema no acidente foi joelho esquerdo e , fiquei 4 meses sem caminhar depois fiz outras cirurgias e fiquei mais 3 meses sem caminhar.

    1. Carmem

      Como gostaria desse medicamento. Sofro com fores e inchaços nos joelhos. Amo dançar e praticar atividades físicas, porei fico limitada à alguns movimentos. Desejo imensamente esse tratamento com essa nova descoberta farmacêutica.👏👏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

  20. Edna Rosa Ferreira Pinto

    Boa noite , a noticia nos encheu de esperança mas não conseguimos respostas as nossas perguntas , o que mos deixa bastante frustrados ! Solicito a gentileza de nos explicar melhor sobre a possibilidade de conseguir nos livrar da dor e sofrimento que a doença nos traz .
    Agradeço
    Att.
    Edna Rosa

  21. Amílcar Vicente

    Seria uma dádiva de Deus. Tenho as cartilagens dos joelhos desfeitas, já fui operado aos dois joelhos, tenho vindo a tomar infiltrações e tomo diáriamente o medicamento Condotril. Deus abençoe esses seres que se preocupam com essas investigações, esses sim são homens e mulheres com H e M grande. Só desejo que seja verdade. Pois é uma limitação esta doença e um sofrimento atroz, paço noitem sem dormir com imensas dores. Tenhamos fé, acredito na Ciência. Bem ajam. Amílcar. Se alguem que padeça desta doença e queira trocar impressão deixoo meu email: amilcarvicente@sapo.pt -será sempre bem vindo.

  22. Marlene

    Tenho uma prima de 26 anos que sofre muito com a falta de cartilagem tadinha, já fez duas cirurgias nos joelhos e não teve resultados positivos,precisa de mutas, joelheiras e não fica de pé sozinha.
    Meu Deus que chegue logo para ajudar ela e a mãe que tem de ajudar ela em tudo. 🙏

  23. Ivani Gonzales Trettel

    Boa notícia… tomara que chegue logo no Brasil. Já fiz cirurgia no joelho direito e tomei as aplicações que são caras e melhoram temporariamente. Gostaria de conhecer este novo medicamento. Me submeteria aos testes se fosse possível.

  24. Herminia

    Uma ótima noticia p mim e p todos os que precisam.. devido de eu trabalhar em pé na maquina de pedal desgastei muito nova os 2 joelhos , ja era p eu ser operada desde os meus 40 e poucos anos mas precisei cuidar da minha mãe e agora somente de familia tenho a minha irmã muito enferma com 6 vértebras fraturadas de osteoporose na coluna e a bacia tambem porque voces não fazem p isso tambem gostaria de ser cobaia pois o tratamento é muito caro , tenho 68 anos

  25. Aparecido Lima

    Tenho desgaste no joelho desde 2002 quandro rompi os ligamentos cruzados,de lá prá cá só piorou.
    Fiz cirurgia e não resolveu ,muito desgaste.
    Já tomei vários medicamentos, e nada.
    Espero que esse venha a ser aprovado………..

    1. Célia Regina Ferreira Braga

      Minha irmã perdeu toda cartilagem dos joelhos 😔 Esse medicamento daria certo no caso dela? Qual a previsão de chegada no Brasil? Tem como adquirir esse medicamento por outros meios, até chegar no Brasil??? Muito obrigada!!!

    1. Claudia Fabricio Romariz

      Além da hereditariedade, machuquei os joelhos com 19 anos… Desde então, hoje com 54 anos sofro de artrose nos dois joelhos. Fico feliz com a descoberta e gostaria de ser mantida informada, até de cobaia me ofereço. Essa doença mudou minha VIDA… Era atleta, formada em Educação física e aposentei com delimitação de função.
      SOCORRO 😭😭😭

  26. Shirley Balaguer de Faria

    Isto é bastante promissor. GOSTARIA de ser mantida sempre informada à respeito desta descoberta, pricipalmente da chegada da mesma ao Brasil e onde poderá ser feita. Sucesso aos envolvidos nesta causa.

  27. Suzana Maris da Silva Corrêa

    Será uma benção esse medicamento, quase não ando, sinto muita dor, tenho artrite reumatoide e faço tratamento com biológico e MTX, minha artrite está bem controlada, mas a dor nos joelhos é constante, tomo antiflamatório e analgésico todos os dias para poder ter um alívio para pelo menos tomar banho sozinha.
    Que chegue logo no Brasil pelo amor de Deus nos ajude. Obrigada

  28. Herminoldo Koaski

    Já fiz cirurgia no joelho direito, tenho acessebilidade já reduzida.
    Seria ótimo reaver a cartilagem, assim a qualidade de vida melhoraria.
    Parabéns as pessoas que se dedicam a este campo de medicina, estudos, pesquisas…

  29. Zelia

    Gostaria que esse medicamento chegasse o qto antes aí Brasil e que fosse realmente capaz de recompor nossas células e voltássemos a caminhar, correr, fazer atividades físicas,como fazia antes,e a dois anos minha vida estacionou, e isso me deprime muito
    Principalmente cada vez que acordo, ou qdo passo algum tempo sentada e tenho que me levantar, principalmente qdo estou em algum lugar na frente dos outros, pois tenho que dar um tempo e sair andando como uma senhora de cem anos.

  30. Helena Tertuliano Zamignani

    Esta noticia é uma benção,Vem justamente na hora em que eu estou em tratamento de uma inflamação da cartilagem do joelho.faz tres semanas que estou sentindo dores.\maravilha,espero que chegue logo.Parabens a este cientista,Que Deus continue iluminando sua ,mente para que ele invente mais coisas boas.

    1. Célia Regina Ferreira Braga

      Minha irmã perdeu toda cartilagem dos joelhos 😔 Esse medicamento daria certo no caso dela? Qual a previsão de chegada no Brasil? Tem como adquirir esse medicamento por outros meios, até chegar no Brasil??? Muito obrigada!!!

  31. Valdeir lunardelli

    Olá boa tarde eu fiz cirurgia no joelho mais não ajudou muito, tenho problemas nos dois joelhos de cartilagem as dores são muito frequente, sou professor de artes marciais a mais de 30 anos , como faço para adquirir este medicamento.

  32. Antônia Glória Alves dos Reis

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer e parabenizar pelo excelente feito.do pesquisador.. quero o mais breve possível esse medicamento aqui disponível a todos que sofrem com dores nas articulações, principalmente na região mais afetadas que é o juelho…

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.