Você tem vontade de juntar uma grana, comprar um furgão e poder sair viajando, de preferência em locais longe da civilização, sem se preocupar demasiadamente se vai encontrar vagas em hotéis, pousadas e albergue? Se a sua resposta foi “sim”, muito provavelmente já deve ter esbarrado pela expressão em inglês “van life”.
A expressão resume um estilo de vida de pessoas que, por algum motivo, optaram em adaptar um furgão em uma casa, de preferência com somente o que é fundamental para viver. Há, claro, alguns motorhomes com muito luxo e que dificilmente são encontrados em suas próprias casas o mesmo conforto. Mas isso é um assunto tão filosófico que nem vale a pena tocar. Cada um faz a escolha que achar melhor para a sua vida.
Infelizmente por aqui, em terras tropicais, não há difundida uma cultura de van life que, talvez por puro desconhecimento, é cercada de certo preconceito, além de várias restrições, por parte da indústria do turismo.
Para quem necessita obter idéias de construção, ou até mesmo inspirar-se para optar por este estilo de vida, a Revista Blog de Escalada separou alguns perfis do Instagram para serem acompanhados e que, cada um à sua maneira, representam bem a filosofia de viver em um Motorhome.
Bus life
O perfil mantido por Sarah e Matt (@thebuslife) possui 28,5 mil seguidores, e com um furgão transformado em motorhome estão dois anos na estrada e publicam, periodicamente, fotos de suas aventuras.
Os relatos das aventuras deste casal pode ser seguido em https://simplymountainpeople.com/
Rob Morgan
O veterano da marinha americana e fotógrafo Rob Morgan (@_robmor_) viaja pelo seu país em seu motorhome para cada trabalho o qual é designado.
Possui 3.758 seguidores e website popular entre os dirtbags dos EUA
Van Life Diaries
A australiana Amanda (@vanlifediaries) ensina a como viver de maneira simples e sempre com o pé na estrada. Seus relatos e reflexões podem ser lidos em http://www.vanlife.com.au.
Seu Instagram Van Life Diares é dos mais populares da internet para motorhomes: 250 mil seguidores.
Ashley Hutchinson
A americana Ashley (@hutchski) procura ensinar como viver e trabalhar remotamente pelos EUA.
Seu Instagram com 4.842 seguidores serve como propaganda de seu site pessoal: http://hutchski.com/
Paula e o Germano
Paula e Germando (@kombimatilda) formam um simpático casal do estado de Santa Catarina que construiu seu motorhome e o batizaram de Matilda. Seu canal do youtube e seu website esbanjam simpatia e bom gosto.
É, sem sombra de dúvidas, dos poucos casais que vivem em motorhome que são outdoor de verdade e encanta seu público cada um dos seus 1.644 seguidores.
Emily & Corey
Um dos mais clássicos perfis do Instagram (@wheresmyofficenow) quando se pensa em motorhome e viver remotamente. Com impressionantes 114 mil seguidores Emily e Corey viajam constantemente e dão consultoria para quem quer mudar o estilo de vida e tornar-se parte da comunidade van life mundial.
O casal, inclusive, já realizou uma websérie a respeito da vida em motorhome atingindo bastante audiência para o tema.
Dylan Phillip Bellingan
O surfista e bloqueiro (www.vivalavacay.com/blog) também é dono de uma marca alternativa de surfweare.
Seus 12 mil seguidores (@myamericandreamtour) acompanham periodicamente suas aventuras pela costa oeste americana.
Liss Connell
A bloqueira (www.theslowlane.wix.com/blog) Liss Cornel publica fotos de suas aventuras em seu trailer minimalista e possui bastante popularidade com a comunidade mundial de motorhome.
Possui 35,7 mil seguidores em seu Instagram (@lifeintheslowlane).
Ryan e sua família
Ryan e seus pais constituem uma família de viajantes. Seu website (http://www.poseidonsbeard.com/) funciona como um diário de bordo e a vitrine é o Instagram (@poseidonsbeard) com 34,4 mil seguidores.
James e Rachel
O casal James e Rachel, junto da sua cadela Sunshine, viajam de ponta a ponta dos EUA à procura de paisagens e de amizades significativas. Possui 123 mil seguidores em seu Instagram (@dletheorybus).
The Rolling Home
Com grande popularidade (126 mil seguidores) o The Rolling Home (@therollinghome)funciona como uma loja (http://www.stokedeversince.com) ambulante (também há vendas on-line) de seus produtos fabricados artesanalmente voltado para o lifestyling outdoor.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.