Forro sintético x plumas: Escolhendo a melhor opção de jaquetas com uma comparação detalhada

Escolher uma jaqueta para usar no frio não é difícil, mas tampouco e uma tarefa simples. No mercado existe duas opções que frequentemente confundem quem vai adquirir uma jaqueta para usar na montanha. A principal dúvida: forro sintético ou plumas de ganso?

Os forros sintéticos podem ser de várias marcas. Entretanto, é frequentemente designado como PrimaLoft. O motivo deste tipo de confusão é porque a marca foi a pioneira na tecnologia. PrimaLoft é uma marca de material de isolamento térmico de microfibra sintética patenteada que foi desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa do Exército dos EUA (Army Research Laboratory – ARL) em 1983.

Em linhas gerais, o PrimaLoft é uma espécie de pluma sintética e possui alta compressibilidade e rendimento para o equipamento que será usado. O objetivo de seu desenvolvimento foi criar uma estrutura que resistisse à umidade. Posteriormente foram desenvolvidas outras propriedades ao PrimaLoft .

Comercialmente falando, o PrimaLoft apareceu pela primeira vez em jaquetas em 1989, nas luvas em 1992 e em sacos de dormir por volta de 1992. Atualmente é o maior fornecedor em todo o mundo de forramentos sintéticos e é aprovado pela bluesign.

Conhecendo as plumas

Muitas pessoas assumem que o forramento de plumas (chamado em inglês de down) é feita prioritariamente de penas. A afirmação está certa e errada ao mesmo tempo. Em poucas palavras, o forramento de plumas usa as penas delicadas que fica embaixo das penas externas mais resistentes dos gansos.

Portanto, o forramento de plumas é feito de filamentos fofos, cujo objetivo é prender o ar e manter os pássaros quentes. Esta penugem serve como isolamento natural dos próprios pássaros. Há também um tipo de plumagem especial, ainda mais delicado, chamado pó de plumas, que se pode encontrar apenas em certos tipos de pássaros, mas é praticamente inútil quando se trata de fazer roupas.

O ser humano percebeu isso há bastante tempo. Por isso que ao longo da história da humanidade civilizações começaram a usar penas plumas para isolamento. Nossos ancestrais as coletavam de várias espécies de aves selvagens, principalmente gaivotas e outros tipos de aves marinhas.

A maior parte da penugem que usamos hoje em dia vem do subpelo de várias espécies de aves aquáticas, como patos, gansos e, ocasionalmente, cisnes. A China responde por quase 70% dos forramentos de plumas produzido no mundo. De acordo com dados fornecidos pelo mercado da moda, 90% do forramento de penas produzido pela China é de patos (duck down).

Parece óbvio falar isso, mas os pássaros não são usados ​​apenas para penas. Eles são mantidos pelas mesmas razões do frango: ovos, carne, foie gras (no caso do ganso).

RDS

No mercado internacional, existe uma certificação chamada Responsible Down Standard (RDS). A certificação RDS significa que estão em conformidade com o RDS, com práticas e processos humanos de coleta de plumagem. A certificação é feita pela Textile Exchange.

A Textile Exchange é uma organização global sem fins lucrativos que trabalha em estreita colaboração com todos os setores da cadeia de suprimentos têxtil. A ONG busca encontrar as melhores maneiras de minimizar e até reverter resultados ambientais e sociais negativos criados por uma indústria que gira US$ 1,7 trilhão.

Portanto, grande parte do forramento de plumas, seja de pato ou ganso, usadas em roupas outdoor nas maiores marcas do mundo usam este tipo de selo. A RDS proíbe a alimentação forçada e a remoção de penas de aves vivas, além de auditar cada estágio da cadeia de suprimentos de um varejista para garantir que a coleta de penugem obedeça a estes princípios.

Forro sintético x plumas: Umidade

A diferença básica entre o forro sintético e as plumas é a maneira como eles agem em condições úmidas. Esta é a principal diferença e que deve ser levada em consideração quando se compra uma jaqueta.

Plumas não conseguem repelir com eficiência a umidade e são propensas a perder a maioria de suas propriedades isolantes quando molhadas. Além disso, a secagem é muito lenta. Mesmo lavando a jaqueta, pode demorar uma eternidade para secar e voltar a ter as propriedades de quando era nova.

Porém, as plumas são extremamente leves e possui uma compressibilidade imbatível.

Por outro lado, as plumas são ótimas para enfrentar condições de frio com tempo seco No entanto, como mencionamos anteriormente, torna-se inútil quando está molhada. O problema da umidade pode ser contornado com uma jaqueta feita de tecido impermeável e tratada com DWR.

O forramento sintético, mesmo molhado, consegue reter 80% do calor. Além disso, o forramento sintético seca rapidamente.

Forro sintético x plumas: Tecido

Embora as plumas sejam um pouco mais resistente, elas requerem manutenção especial, especialmente quando se trata de lavar roupas. O forramento sintético parece meio volumoso, mas facilita muito a limpeza.

Há uma coisa importante na qual deve-se prestar atenção ao comprar um equipamento de plumas, seja uma jaqueta, colete ou saco de dormir. O tecido deve ser “à prova de down” (downproof), já que a raque (“eixo da pena”, que divide em dois vexilos) tende a cutucá-lo.

Se sentir as raques cutucando antes mesmo de comprar a jaqueta, é sinal de baixa qualidade do produto. Lembre-se de que com o desgaste as raques acabarão surgindo.

Uma grande vantagem do forro sintético é que o tecido da jaqueta não precisa ser bem tecido para evitar ser “picado” pelas raques. Porém, este tecido é mais suscetível ao desgaste. Se começar a ver o isolamento sintético, é hora de comprar uma nova jaqueta (ou colete ou saco de dormir).

Forro sintético x plumas: Manutenção

Lavar seu equipamento com plumas é uma tarefa delicada. Aqui na Revista Blog de Escalada existe um artigo dedicado inteiramente à lavagem de jaquetas de penas de ganso. Mas basicamente há duas maneiras de fazer: lavar na máquina (somente com acesso frontal ou lavar à mão.

Se você optar pela primeira opção, é importante usar uma máquina de lavar (com abertura frontal). Evite lavar com água quente. Procure também usar produtos próprios para lavagem de plumas. Encontre um produto especificamente projetado para a lavagem que não descasque as penas dos óleos naturais que ajudam a impedir que elas se amontoem.

Sempre use água fria. Máquinas com abertura frontal possuem maior durabilidade e agridem menos a roupa.

Já o forramento sintético pode ser lavado em qualquer máquina de lavar (abertura frontal ou abertura superior) e pode, inclusive levar um pouco de água morna, mas evitar a quente. Evite usar detergentes, pelo menos nas marcas genéricas.

Na pior das hipóteses, na lavagem de forramento sintético use algum tipo de sabão neutro. O forramento sintético também deve ser lavado sem detergentes, mas sobreviverá bem a sabões leves.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.