As 5 novas tecnologias em equipamentos outdoor que prometem revolucionar o esporte em 2019

Tentar acompanhar o volume de lançamentos de materiais e equipamentos outdoor parece uma tarefa ingrata. E às vezes é. Já são mais de 10 anos (14 para ser exata) que fazemos isso aqui na Revista Blog de Escalada. Não foram poucas as novidades anunciadas e expostas na Outdoor Retailer Winter 2019, que finalizou este final de semana na cidade norte-americana do Colorado. Novidades estas que publicamos em primeira mão para o Brasil.

Já é sabido que os designers e engenheiros projetistas destes materiais são perfeccionistas, mas ao que parece para este ano houve um alinhamento de planetas que possibilitou a entrada de nada menos do que cinco grandes novidades. Todas, claro, prometem “revolucionar a experiência” de praticar esportes outdoor. Lembrando que são estes mesmos materiais de primeira linha que possibilitam aos atletas de elite quebrar recordes e estabelecer marcas que outrora não existiam.

Para não inundar o site com artigos repetitivos, nem perder tempo em anunciar algo com cara de “velho”, que decidi colocar tudo em um único artigo, de tudo visto e relatado à imprensa especializada em esportes outdoor. Muitas destas novidades chegam ao consumidor final já no primeiro semestre.

Xtreme Shield

Foto: https://www.msrgear.com

Apesar de ser um assunto considerado relativamente simples, tecidos de barracas ainda têm muito que caminhar em direção ao alto rendimento. Pensando nisso a empresa norte-americana MSR procurou desenvolver ela mesma um tecido que fosse mais resistente à chuva que os existentes no mercado.

Assim nasceu o Xtreme Shield, um composto de poliuretano que é resistente ao calor e umidade e que a empresa afirma durar três vezes mais do que os revestimentos impermeáveis ​convencionais.

Existente desde 2018, o revestimento irá ser estendido à toda linha de barracas da MSR.

N315r LCP

Foto: https://newsroom.arcteryx.com

Sim, o nome N315r LCP não é nada comercial, mas a canadense Arc’teryx promete que este nome irá surpreender positivamente seus clientes. A empresa, localizada em Vancouver, é conhecida pela sua inovação em seus equipamentos de montanha. Possui uma expertise de 30 anos em inovação e investimento em novas tecnologias que a faz a empresa mais inovadora em termos de materiais no mundo.

O N315r LCP é um tecido leve, durável e resistente às intempéries. A inovação demorou 10 anos para ser desenvolvida. Sim, também é outro concorrente à Gore-Tex, com a vantagem de ser extremamente resistente à abrasão e grande longevidade. LCP é uma sigla de Liquid Crystal Polymers (Polímero de cristal líquido), uma espécie de polímero resistente ao fogo e é ultra resistente como a aramida (comercialmente conhecida como Kevlar).

Este polímero, que pode ser transformado em forma de fio, é misturado com outros de alta tenacidade (N315r), prometendo alta resistência e muita respirabilidade. O tecido estará disponível no segundo semestre de 2019 em uma série de mochilas da marca.

FutureLight

Anunciado na semana passada pela empresa norte-americana The North Face na Consumer Electronics Show em Las Vegas, o novo tecido técnico chamado FutureLight promete revolucionar os tecidos técnicos. A novidade, que seria proprietária da empresa consiste de um novo tecido impermeável que, ao menos em teoria, seria mais avançado que tecnologias como Gore-Tex e similares. A novidade da The North Face também pode ser fabricada a partir de materiais 100% reciclados e pode ser aplicado em diferentes densidades para fornecer mais, ou menos, impermeabilização e respirabilidade.

A Revista Blog de Escalada, inclusive, já escreveu um artigo exclusivo sobre o novo material. Os produtos FutureLight estarão disponíveis no meio do ano de 2019. O impacto no mercado que essa nanotecnologia pode causar enorme, já que a The North Face alega que será capaz de “ajustar o peso, alongamento, respirabilidade, durabilidade, construção (malha ou tecido) e textura para corresponder à atividade ou ambiente dos atletas e consumidores”. A médio prazo espera-se que todo produto com Gore-Tex tende a cair, já que terá no mercado um concorrente superior, além da The North Face ser um dos maiores clientes da Gore-Tex.

Lifaloft

Foto: https://www.hellyhansen.com/

A LifaLoft é o resultado da parceria entre a Helly Hansen (produtora norueguesa de têxteis e equipamentos para esportes náuticos) e PrimaLoft (líder mundial de isolamento térmico de microfibra sintética).

O resultado desta parceria criou uma fibra que resiste 75% mais à umidade e 25% à perda de calor. Além disso, possui uma taxa de compressão altíssima, tornando-a muito atrativa para quem pratica esportes outdoor.

Gore-Tex stretch

Foto: https://www.goreprotectivefabrics.com

Lançado em 2018, a Gore-Tex lançou o Gore-Tex Stretch, dando mais funcionalidades para a membrada impermeável mais famosa do mundo. A nova funcionalidade possibilita que possa ser aplicada não somente a jaquetas, mas também a roupas de ciclistas e corredores, ampliando assim a gama de equipamentos e, naturalmente, de clientes.

A novidade já pode ser conferida já neste início de ano em roupas de ciclistas vendidas nos EUA e Europa. No Brasil a data de lançamento não foi anunciada, mas especula-se que será durante a Adventure Sports Fair no segundo semestre de 2019.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.