Tentar acompanhar o volume de lançamentos de materiais e equipamentos outdoor parece uma tarefa ingrata. E às vezes é. Já são mais de 10 anos (14 para ser exata) que fazemos isso aqui na Revista Blog de Escalada. Não foram poucas as novidades anunciadas e expostas na Outdoor Retailer Winter 2019, que finalizou este final de semana na cidade norte-americana do Colorado. Novidades estas que publicamos em primeira mão para o Brasil.
Já é sabido que os designers e engenheiros projetistas destes materiais são perfeccionistas, mas ao que parece para este ano houve um alinhamento de planetas que possibilitou a entrada de nada menos do que cinco grandes novidades. Todas, claro, prometem “revolucionar a experiência” de praticar esportes outdoor. Lembrando que são estes mesmos materiais de primeira linha que possibilitam aos atletas de elite quebrar recordes e estabelecer marcas que outrora não existiam.
Para não inundar o site com artigos repetitivos, nem perder tempo em anunciar algo com cara de “velho”, que decidi colocar tudo em um único artigo, de tudo visto e relatado à imprensa especializada em esportes outdoor. Muitas destas novidades chegam ao consumidor final já no primeiro semestre.
Xtreme Shield
Apesar de ser um assunto considerado relativamente simples, tecidos de barracas ainda têm muito que caminhar em direção ao alto rendimento. Pensando nisso a empresa norte-americana MSR procurou desenvolver ela mesma um tecido que fosse mais resistente à chuva que os existentes no mercado.
Assim nasceu o Xtreme Shield, um composto de poliuretano que é resistente ao calor e umidade e que a empresa afirma durar três vezes mais do que os revestimentos impermeáveis convencionais.
Existente desde 2018, o revestimento irá ser estendido à toda linha de barracas da MSR.
N315r LCP
Sim, o nome N315r LCP não é nada comercial, mas a canadense Arc’teryx promete que este nome irá surpreender positivamente seus clientes. A empresa, localizada em Vancouver, é conhecida pela sua inovação em seus equipamentos de montanha. Possui uma expertise de 30 anos em inovação e investimento em novas tecnologias que a faz a empresa mais inovadora em termos de materiais no mundo.
O N315r LCP é um tecido leve, durável e resistente às intempéries. A inovação demorou 10 anos para ser desenvolvida. Sim, também é outro concorrente à Gore-Tex, com a vantagem de ser extremamente resistente à abrasão e grande longevidade. LCP é uma sigla de Liquid Crystal Polymers (Polímero de cristal líquido), uma espécie de polímero resistente ao fogo e é ultra resistente como a aramida (comercialmente conhecida como Kevlar).
Este polímero, que pode ser transformado em forma de fio, é misturado com outros de alta tenacidade (N315r), prometendo alta resistência e muita respirabilidade. O tecido estará disponível no segundo semestre de 2019 em uma série de mochilas da marca.
FutureLight
Anunciado na semana passada pela empresa norte-americana The North Face na Consumer Electronics Show em Las Vegas, o novo tecido técnico chamado FutureLight promete revolucionar os tecidos técnicos. A novidade, que seria proprietária da empresa consiste de um novo tecido impermeável que, ao menos em teoria, seria mais avançado que tecnologias como Gore-Tex e similares. A novidade da The North Face também pode ser fabricada a partir de materiais 100% reciclados e pode ser aplicado em diferentes densidades para fornecer mais, ou menos, impermeabilização e respirabilidade.
A Revista Blog de Escalada, inclusive, já escreveu um artigo exclusivo sobre o novo material. Os produtos FutureLight estarão disponíveis no meio do ano de 2019. O impacto no mercado que essa nanotecnologia pode causar enorme, já que a The North Face alega que será capaz de “ajustar o peso, alongamento, respirabilidade, durabilidade, construção (malha ou tecido) e textura para corresponder à atividade ou ambiente dos atletas e consumidores”. A médio prazo espera-se que todo produto com Gore-Tex tende a cair, já que terá no mercado um concorrente superior, além da The North Face ser um dos maiores clientes da Gore-Tex.
Lifaloft
A LifaLoft é o resultado da parceria entre a Helly Hansen (produtora norueguesa de têxteis e equipamentos para esportes náuticos) e PrimaLoft (líder mundial de isolamento térmico de microfibra sintética).
O resultado desta parceria criou uma fibra que resiste 75% mais à umidade e 25% à perda de calor. Além disso, possui uma taxa de compressão altíssima, tornando-a muito atrativa para quem pratica esportes outdoor.
Gore-Tex stretch
Lançado em 2018, a Gore-Tex lançou o Gore-Tex Stretch, dando mais funcionalidades para a membrada impermeável mais famosa do mundo. A nova funcionalidade possibilita que possa ser aplicada não somente a jaquetas, mas também a roupas de ciclistas e corredores, ampliando assim a gama de equipamentos e, naturalmente, de clientes.
A novidade já pode ser conferida já neste início de ano em roupas de ciclistas vendidas nos EUA e Europa. No Brasil a data de lançamento não foi anunciada, mas especula-se que será durante a Adventure Sports Fair no segundo semestre de 2019.

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.