Como lavar, re-impermeabilizar e cuidar de equipamentos com Gore-Tex

Gore-Tex é o nome comercial registrado para o fabricante W. L. Gore & Associates. Este produto é nada mais que m tipo de tecido que, por meio de uma espécie de membrana, permite grande leveza, transpirablidade e, sobretudo, alta impermeabilidade, protegendo o usuário da água, vento e frio. Atualmente o Gore-Tex é utilizado em grande parte em roupas esportivas por ser uma excelente opção quando se busca as características mencionadas.

Mas todo e qualquer produto que possua Gore-Tex tem uma caraterística não muito agradável ao bolso do praticante: é relativamente cara. Por isso, é muito interessante a qualquer praticante de atividades esportivas que consiga fazer o produto durar muito mais.

Uma publicação compartilhada por Nikwax (@nikwax) em

Na verdade, uma membrana à prova de água/respirável como o Gore-Tex (ou como seus equivalentes eVent, REI Elements, entre outros) vai impedir que a água penetre interior de uma superfície. Mas um DWR evita que a precipitação sature o exterior da jaqueta. Sem possuir DWR o exterior de uma capa de chuva, por exemplo, torna-se encharcada e pesada. Desta maneira o tecido úmido irá ceder e começar a colar à pele do usuário. Praticamente todas as roupas impermeáveis têm sua parte exterior tratada com um acabamento repelente de água (DWR). Esta é a primeira linha de defesa contra a precipitação.

O DWR é o tratamento ultrafino a um tecido para que este fique “repelindo” a água e é à base de um polímero, que é aplicado na parte mais externa do tecido que possui Gore-Tex. Mesmo sendo muito eficiente, não é permanente (na verdade nada na vida é). A boa notícia é que é possível restaurar a impermeabilidade de um tecido de maneira fácil. Saber cuidar das peças de roupa com Gore-Tex, sabendo se pode, ou não, lavar e reativar o DWR de uma peça é o objetivo deste artigo.

Nele, logo mais abaixo, será colocado quais são as boas práticas para cuidar de roupas, mochilas, botas, etc, com Gore-Tex. Cada um das dicas abaixo, caso alguém esteja se perguntado de onde saíram, foram baseadas nas intrusões das próprias marcas que utilizam a tecnologia.

Como funcionam o DWR

Os tecidos com tratamento DWRs funcionam aumentando o “ângulo de contato” ou a “tensão superficial” criada quando a água entra em contato com a superfície. Basicamente, um ângulo de contato muito grande cria uma superfície microscopicamente “pontiaguda” que suspende as gotas de água na borda externa do tecido.

Um DWR otimizado mantém as gotas em uma forma mais arredondada – como uma conta em forma de cúpula. Quanto mais redonda a gota, mais fácil ela desliza pelo tecido. Portanto, com um baixo ângulo de contato permite que as gotículas assumam uma forma mais plana, agarrando-se à superfície do tecido e, eventualmente, penetrando nele.

Os fabricantes geralmente medem a eficácia da DWR por meio de um teste de pulverização. A água é borrifada sobre a superfície de um tecido. Após a borrifação, a quantidade que fica é avaliada visualmente. Uma pontuação de 90 pontos indica que cerca de 90% do tecido não tem água aderente a ele. Quanto maior o número, melhor o desempenho. O teste é então repetido após um certo número de lavagens para determinar a durabilidade.

Os resultados dos testes e o número de lavagens são combinados para criar uma classificação. Por exemplo, uma classificação de 90/10 significa que o teste de pulverização alcançou um total de 90 pontos após 10 lavagens. Nem todos os fabricantes publicam classificações de desempenho DWR. Este tipo de prática, de publicar desempenhos em laboratório, é que faz uma marca ter mais credibilidade que a outra. Portanto, faz parte da obrigação de todo praticante exigir transparência de cada fabricante. Enquanto todos os fabricantes não optam por ser transparentes abaixo está um guia básico para interpretar qualquer um que você encontrar:

  • Bom: 80 pontos após 10 lavagens. Este é um acabamento básico de outerwear
  • Excelente: 80 pontos após 20 lavagens (A marca americana Marmot, por exemplo, usa isso como sua classificação mínima para outerwear)
  • Superior: 80 pontos após 50 a 100 lavagens

Lavagem de Roupas

Quando for lavar qualquer roupa, não somente as que possui Gore-Tex, esteja certo de que tenha lido às instruções do fabricante. Naquele pequeno papelzinho que vem junto com a roupa, estão as inscrições de lavagem e cuidados. Para quem, por algum motivo, comprou o item usado, procure no site do fabricante as instruções corretas. Resista à tentação de perguntar em grupos de whatsapp, os quais estão sempre recheados de “entendidos” que, quase que frequentemente, não possuem noção dos conselhos que irá obter. Uma lavagem errada fará com que perca totalmente o seu produto.

Grande parte das pessoas lavam roupas roupas com Gore-Tex com apenas um pano úmido, sem nenhum produto químico, e a deixa a roupa secar em local fresco e abrigado do sol. Evite sempre de deixar estas roupas guardadas molhadas dentro de uma mochila, ou mesmo dentro do carro.

Mas é possível lavar com máquina de lavar roupas com Gore-Tex? Sim, mas somente em casos extremos. Antes de lavar sua roupa com Gore-Tex, feche todos os zíperes e feche todos os botões e velcros. Não deixe nada solto.

Caso vá utilizar uma máquina de lavar roupa, procure colocar em um ciclo curto e no modo “roupa delicada”. Caso sua máquina de lavar tenha possibilidade de uso de água quente, opte por não colocar temperaturas maiores que 40°C. Sempre opte por colocar a menor quantidade possível de sabão em pó. Preferencialmente utilize sabão em pó próprio para roupas delicadas (na embalagem do produto já informa a indicação de seu uso).

Enxágue duas vezes, minimizando a centrifugação. A centrifugação na máquina de lavar cria muitas rugas em uma roupa.

Uma observação importante é de NUNCA, sob qualquer hipótese, utilizar sabão em pó comum nem mesmo amaciantes, condicionadores, água sanitária, branqueadores, tiradores de manchas ou nada que possa afetar o rendimento de sua roupa. Preferencialmente, não lave a sua roupa com Gore-Tex junto de outras, especialmente se estiverem muito sujas.

Secagem

A escolha de usar uma secadora fica condicionada a uma necessidade extrema de secar a roupa. Como grande parte do Brasil possui um clima que favorece a secagem de roupas, com raríssimas exceções, o uso de secadora fica dispensado.

Mas supondo que está em um local com temperatura muito baixa, no qual o uso de sacadoras é comum entre a população local, então esteja atendo às precauções de uso. Na secadora, sempre procure colocar no ciclo suave e com a temperatura mais baixa que a máquina permitir.

Caso não necessite de uma secadora, coloque a roupa na posição horizontal (preferencialmente suspensa) em um lugar com espaço arejado, no qual não deve incidir os raios do sol.

Posso fazer limpeza a seco? A resposta é NÃO. Evite ao máximo levar qualquer roupa com Gore-Tex para lavanderias. A própria marca recomenda que preferencialmente lave em casa. Se necessitar fazer alguma limpeza em um determinado local, consulte as instruções do fabricante antes de tomar qualquer decisão.

Como saber que uma peça necessita de manutenção?

O teste para saber se uma peça necessita manutenção é relativamente fácil e deve ser realizada periodicamente pelo usuário. Preferencialmente alguns dias antes de qualquer atividade. Para testar seu traje de chuva borrife água na parte externa. As gotas descem e saem? Se a resposta é positiva, significa que o DWR está em boa forma. Mas e se logo na primeira borrifada de água no tecido toda a umidade desaparece? Significa que está em excelente estado.

No entanto, se a água borrifada na superfície do tecido fica retida por muito tempo e essa parte que entrou em contato com a água começa a escurecer um pouco, significa que a água está chegando às fibras e molhando o tecido. É hora de “reviver” seu DWR.

Mas antes de fazer a manutenção, uma observação importante: o revestimento DWR não prejudica a respirabilidade da sua jaqueta. Isso porque em vez de revestir toda a superfície de um tecido, a DWR reveste fibras individuais, deixando o espaço entre as fibras abertas para respirabilidade.

Reativar a impermeabilidade

Uma publicação compartilhada por Nikwax (@nikwax) em

Uma vez que a roupa está seca, coloque-a novamente na secadora (caso você possua) por 20 minutos, com a opção de centrifugado suave. Este procedimento serve para reativar o tratamento duradouro do DWR do tecido exterior.

Caso não possua uma secadora, há a opção de utilizar o ferro de passar roupa sobre uma superfície plana. Mas ATENÇÃO, o ferro de passar roupa deve estar na opção vapor e baixa temperatura (na mínima preferencialmente). Qualquer valor acima disso irá estragar sua roupa. Este procedimento irá ajudar a ativar o tratamento DWR da parte exterior da sua roupa.

Quando o tratamento aplicado na fábrica não pode ser mais reativado, por ser a roupa bastante usada, é possível aplicar um novo tratamento de repelente a água. Disponíveis nas melhores lojas de produtos outdoor, há produtos que podem ser aplicados sobre a superfície da sua jaqueta. Um destes produtos, muito recomendado por praticantes mais experientes é o ReviveX Spray-On Water Repellent.

Entretanto, o produto mais popular, que investiu muito em marketing e propaganda junto ao público-alvo, é o Nikwax tech Wash. Esta espécie de detergente ajuda a recuperar o seu equipamento. A própria Nikwax também fabrica outros produtos que podem ser aplicados após a lavagem e, segundo o próprio fabricante, restaura as propriedades de impermeabilização da jaqueta. Como o produto é vendido em forma de spray, pode ser aplicado facilmente sobre a superfície do tecido. Por sua praticidade, o Nikwax é utilizado para re-impermeabilizar jaquetas, barracas, capas e todos os tipos de superfícies.

Entretanto estes produtos re-impermeabilizantes não são exclusividade da Nikwax. A empresa possui concorrência de marcas como Granger’s, McNett ou Penguin. Todas vendem não somente produtos para limpeza, mas também para a manutenção da impermeabilidade.

Botas e tênis

Uma publicação compartilhada por Nikwax (@nikwax) em

Lavar roupas e tênis são dois procedimentos completamente diferentes. Para o calçado, é interamente recomendado que não “apele” para tanquinhos ou máquinas de lavar. Este tipo de procedimento machuca muito o calado. Portanto o trabalho de lavagem de um tênis ou bota com Gore-tex deve ser feito manualmente.

Limpe o exterior de seu calçado com Gore-Tex com um pano ou escova úmida apenas com água fria. Não use detergente. No processo, aproveite para sacudir a areia, terra e outros materiais de dentro do calçado. Retire e sacuda a palmilha se for possível. Para cada item do calçado, não lava a seco nem use água sanitária ou outro branqueador.

Deixe para secar à sobre e em lugar arejado. Evite deixar o calçado em contato com os raios do sol.

Para recuperar a impermeabilidade de um calçado, o procedimento é bastante semelhante ao das roupas: utilize ceras ou óleos impermeabilizastes de fabricantes confiáveis. Não improvise com nenhum outro produto. A marca Nikwax possui várias ceras e óleos para re-impermeabilizar calçados de montanha.

Tradução autorizada: https://freeman.com.mx

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.