Descansar faz parte do treinamento: os benefícios de nutrição e sono

Para evoluir em qualquer esporte é necessário treinar muito. Quanto a isso, todo atleta, seja ele amador ou profissional, irá concordar. Mas faz parte do treinamento outros aspectos do que efetivamente praticá-lo.

Para pessoas com mais músculos que cérebro, mais teimosia que talento e mais disciplina do que conhecimento, o treinamento é apenas ir se acabar no espaço de tempo disponível. Afinal, o raciocino deste tipo de abordagem é quanto mais exercícios melhor.

Geralmente quem não planeja, muito menos confia em um profissional de educação física, os dias de descanso não fazem parte do planejamento de treinos. Mas o treino é o estímulo que gera um desgaste muscular, que é compensado depois com o descanso. O descanso gera aumento de volume e força muscular.

Nutrição

Uma alimentação balanceada pode diminuir o estresse, melhorar o humor e facilitar o controle do peso. A nutrição em níveis corretos pode aprimorar os rendimentos físicos, potencializar o desenvolvimento de crianças e adolescentes e conservar a saúde.

A alimentação deve ser pensada de forma individual e de acordo com as necessidades e objetivo de cada pessoa

A nutrição esportiva adequada é fundamental para manter um bom rendimento no esporte. Diminuir e limitar a ingestão de produtos industrializados é mandatório para quem quer melhorar o rendimento esportivo. Produtos industrializados possuem calorias que não nutrem nossas células.

Dormir

A maioria dos atletas precisa de 7,5 a 9,5 horas por noite. O sono profundo é crucial para a recuperação, porque é quando a hipófise libera hormônios do crescimento, essenciais para o desenvolvimento muscular.

O sono é de vital importância para os atletas. Durante o sono, os músculos relaxam, o suprimento de sangue para os músculos aumenta e ocorre o crescimento e reparo tecidual. Deixando o corpo “pronto” para o próximo treino.

Alguns hormônios têm a sua produção aumentada ou diminuída durante o sono: O hormônio de crescimento (GH) é liberado à noite, ajudando a recuperação muscular. O cortisol (hormônio anti-inflamatório) é liberado em maior quantidade quando acordamos.

Se o sono é insatisfatório, o próximo treino pode ter a sua intensidade prejudicada. Problemas como insônia, ou mesmo for recorrente ter sono insuficiente de maneira recorrente, o corpo entra em uma fase que chamamos de overtraining.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.