Há aproximadamente 10 anos, a população de escaladores do Rio de Janeiro reclamavam da pouca oferta de espaços para escaladores treinarem em relação à quantidade de escaladores que existem na cidade. Neste período muitos aspectos do país mudaram, assim como a maneira com que o esporte é visualizado pela sociedade, possibilitando oportunidades de negócios a quem fosse empreendedor. Assim nasceu a academia Evolução na cidade do Rio de Janeiro. Com 6 anos de idade, o estabelecimento inaugurou no último final de semana, uma ampliação do espaço com várias novidades para a quem procura aprimorar a preparação física.
Agora com 500 metros quadrados de área útil, os clientes que frequentam assiduamente as instalações da academia estavam muito ansiosos para as novas possibilidades de treino. A nova parede, com 12 metros de altura com vias que variam de 5° a 9b brasileiro, possui vários trechos com inclinação negativa e teto. As vias, de acordo com os proprietários, seguem o padrão mais moderno existente em ginásio de escalada são delimitadas com agarras de mesma cor.
No espaço os proprietários também tiveram também o cuidado de investir na nova geração da escalada, disponibilizando um muro de 5 metros para que crianças sejam introduzidas no esporte. A academia também implementou um Moon Board para que os atletas mais modernos possam treinar força e potência. A parte destinada para a musculação foi ampliada e, segundo os proprietários, possui agora o dobro do tamanho anterior.
De acordo com os proprietários “há seis anos o muro era frequentado muito mais por escaladores que buscavam aprimoramento nos treinos de muro, hoje a maior parte dos clientes buscam na escalada uma atividade diferente de outras academias e descobrem a escalada e começam a ir para rocha”. “Mas também há o público que quer ficar no ambiente mais controlado da academia. Acredito que esse público ainda não conhece as competições de Escalada” complementa.
Agora com o maior muro de escalada da cidade do Rio de Janeiro para escalada guiada e top rope, além de possuir o Moon Board, áreas de boulder com travessias e escalada em teto, campus board em medidas oficiais, system wall, peg board, fingerboards, sala de musculação com profissionais de Educação física, os proprietários garantem que seja possível “elevar o grau da escalada de quem estiver disposto a treinar”.
Mas as novidades não param por aí. A segunda onda da expansão deve começar depois do verão de 2019 onde irão construir uma nova área de boulder em versão mais moderna com 4,20 metros de altura e vias com agarras de mesma cor. A academia Evolução, que no ano passado realizou vários eventos e palestras com escaladores de renome, confirma que a escalada do Rio de Janeiro está correndo atrás de ser novamente o berço dos escaladores mais fortes do Brasil.
Até o momento os mais motivados e determinados, com a realização de uma expensão modernizadora, já demonstra possuir. A academia fica na Travessa Dona Marciana, 31, no bairro de Botafogo na cidade do Rio de Janeiro.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.