Conheça o MoonBoard: A maneira mais moderna de treinamento em academias

Treinar em academias de escalada, especialmente boulder, possui uma característica particular: pessoas do mesmo nível de escalada costumam treinar juntas (não que isso seja uma regra). Este tipo de prática, colabora para que a integração de praticantes fique comprometida. Esta realidade acaba por afastar escaladores de níveis diferentes, pois cada um procura treinar em uma parede diferente para movimentos diferentes.

Para atenuar isso, há academias que disponibilizam técnicos, que atribuem vias diferentes na mesma parede.

Foto: https://moonclimbing.com/

Esta prática fica dependente da imaginação do formador da linha, assim como do propósito de quem elabora. Pensando nisso a empresa Moon Climbing elaborou uma parede de escalada que tem o objetivo de tornar o trenamento mais desafiador. Assim nasceu a “MoonBoard”, uma parede de escalada que, por meio de um aplicativo de smartphone, as agarras mostram o caminho ideal para cada nível de escalador.

Desta maneira a MoonBoard é uma parede de treinamento em boulder, com uma inclinação padrão de 40°, destinada a escaladores que desejam otimizar a performance de escalada, independente do lugar. Com um painel equipado com agarras de escalada e lâmpadas de LED, por meio de um aplicativo, a linha a se escalar é automaticamente criada. A parede pode ser instalada em uma academia ou mesmo em uma residência.

Foto: https://moonclimbing.com/

A sincronização do celular com a MoonBoard é feita via bluetooth. O aplicativo possui capacidade de configurar mais de 24.770 linhas de boulder com graduações que variam que variam desde V2 até mesmo V14. Segundo o fabricante, linhas de boulders entre V2 e V4, são mais de 8.800 variações. O software utilizado levam em consideração o objetivo do escalador: força, técnica e resistência. A partir destes dados, até mesmo a posição da agarra é levada em consideração.

A novidade, que vem sendo implementada em centros de treinamento modernos da Europa, ainda não foi difundida entre os escaladores. Muitos treinadores ainda estão reticentes com o aparelho, procurando entender como ele pode contribuir na elaboração de treinamento de atletas.

No Brasil não há nenhum ginásio que possua o aparelho, ou que tenha anunciado a sua implementação.

Para mais informações: https://www.moonboard.com/

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.