Yamabushi: A arte caminhar nas montanhas para alcançar iluminação espiritual

Você iria morar nas montanhas, coletando e cozinhando o que a natureza lhe dá, fazendo longas caminhadas por belos caminhos, meditando com canções (mantras), bem como com práticas físicas de alto desempenho, longe das coisas mundanas das grandes cidades?

Esse é praticamente o modo de vida dos Yamabushi, seguidores do Shugendo, eremitas ascéticos (filosofia de vida na qual se realizam certas práticas visando ao desenvolvimento espiritual) japoneses que vivem na montanha e procuram purificar o espírito pela negação dos prazeres materiais.

Pouco famosa, é uma religião antiga que combina aspectos da adoração nas montanhas, budismo esotérico, xintoísmo e taoísmo.

A vida dos Yamabushi

Para os Yamabushi, a conexão com a essência da vida ocorre através da reunião com a natureza por longos períodos de tempo, bem como com feitos de resistência e treinamento, como tomar banho em cachoeiras geladas e caminhar em chamas.

Por mais de 1.500 anos, a atividade central dos Yamabushi tem sido longas e técnicas caminhadas pelas montanhas de Dewa em Yamagata, Japão, em busca de iluminação.

Geralmente, os Yamabushi fazem ascensões que cruzam as três montanhas sagradas de Dewa, chamadas Dewa Sanzan, para renascer espiritualmente. Cada montanha simboliza parte dessa viagem:

  • Monte Haguro, o presente
  • Monte Gassan, o passado
  • Monte Yudono, o futuro

A prática do Shugendo

Shugendo é uma religião antiga dedicada à autodisciplina e auto aperfeiçoamento através de treinamento e rituais nessas montanhas.

Os Yamabushi consideram que deixar a força da natureza entrar em seus corpos dá origem a um verdadeiro fortalecimento espiritual, do qual as coisas do mundo perdem a centralidade.

Essa tradição mística, com um lugar único na espiritualidade japonesa, reconhece a comunhão com o mundo natural como a maneira central de encontrar o valor e o significado das coisas através de testes físicos de resistência.

Estar na natureza, realizando desafios físicos e meditações, permite que eles se libertem das preocupações mundanas. Segundo eles, somente dessa maneira pode surgir uma compreensão mais profunda da posição do homem na natureza e no cosmos.

Hoje, as práticas dos Yamabushi atraem a atenção de japoneses e de outras partes do mundo, que buscam um espaço e uma prática para reconsiderar o sentido da vida. Quando os seguidores do Shugendo começaram a abrir seu mundo, uma vez altamente hermético, um número crescente de não-crentes se junta a eles.

Incluindo uma boa soma de empresários que buscam uma pausa no estresse da vida moderna e turistas que desejam conhecer este modo de vida. Obviamente, em grande parte das atividades realizadas com o Yamabushi, é proibido tirar fotos e fazer vídeos, por isso provavelmente não é interessante para os viajantes viciados em mídias sociais.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.