Conheça o Slovenian Mountain Trail: Um dos mais antigos trekkings de longa distância da Europa

A cada período sazonal, os desafios para quem pratica uma atividade esportiva passa por modismos. Algumas pessoas erroneamente classificam os modismos como tendência, mas isso é um conceito que não será discutido agora. No universo outdoor o conceito de trekking de longa distância entrou na lista de desejos de vários praticantes.

Os puristas, aqueles praticantes passionais (e às vezes pouco racionais) que procuram seguir um extremo para tornarem-se “os diferentes” (além de poder ostentar marcas sem sentido), alegam que o trekking de longa distância deve ser em terreno selvagem sem qualquer tipo de auxílio, como refúgios, pousadas e etc.

Trekking de longa distância

Conceitualmente o trekking de longa distância não é considerado aquele que exige que o praticante leve vários dias (por convenção estipulou-se de cinco dias a uma semana, mas não é uma regra) para completar um trajeto que saia de um ponto A e chegue a um ponto B.

A partir deste conceito, os trekkings de longa distância levam em consideração que deveria se caminhar um mínimo de 15 km por dia. Entretanto, como muitos conceitos em esportes de natureza, é uma convenção e não necessariamente uma regra.

Slovenian Mountain Trail

Lembrando que estes são conceitos genéricos, que muito provavelmente irá mudar de um trajeto a outro.

Na Europa, um continente que por causa de nossa colonização tendemos a acreditar que é o centro do mundo (eurocentrismo), possui várias áreas naturais e trajetos de esportes outdoor pouco divulgados. Um destes destinos é justamente o mais antigo deles a Slovenian Mountain Trail.

Slovenian Mountain Trail

Slovenian Mountain Trail

Embora seja divulgado pela mídia de maneira tímida, a Eslovênia é um dos países mais ecológicos do mundo. Em um sistema de classificação para destinos ecológicos a pontuação da Eslovênia foi de 96%. Por isso que Eslovênia foi nomeada o primeiro destino Certificado Verde do mundo em 2016. Para ganhar o título, 41 critérios foram avaliados, incluindo qualidade do ar, água e resíduos, vida selvagem e empresas ecológicas.

A Eslovênia fez parte da antiga Iugoslávia (garantiu a sua independência, em 1991) e é integrante da União Europeia desde 2004 e adota o euro como sua moeda oficial. A capital Ljubljana se orgulha de ter recebido o título de “Capital Verde da Europa em 2016” graças às suas inúmeras iniciativas ecológicas e sustentáveis.

O país possui uma travessia chamada Transverzala (trilha de longa distância), mas oficialmente conhecida como Slovenian Mountain Trail. O trajeto é uma das mais antigas trilhas de longa distância na Europa, sendo é imensamente popular entre os eslovenos e cada vez mais também entre os praticantes de trekking estrangeiros. A trilha foi o primeiro trekking transversal da Europa e também a mais longa da Eslovênia.

Slovenian Mountain Trail

Slovenian Mountain Trail foi a primeira trilha de montanha conectiva do mundo. A trilha é bem marcada por chamas Knafelc, que são pontos brancos com um círculo vermelho ao redor. As melhores partes dos Alpes Eslovenos são muito acessíveis, especialmente se comparados com os Alpes suíços e franceses.

No ano de 2018, mais de 10.350 pessoas completaram toda a extensão da trilha que possui 617 km e atravessa toda Eslovênia. No total de pessoas que fizeram a travessia, somente 866 eram estrangeiros. A informação é da Associação Alpina Eslovena (PZS). Para contornar esta realidade, a PZS resolveu lançar uma versão em inglês do guia da Montanha Eslovena.

Slovenian Mountain Trail

O que torna este trekking tão popular é que ele atravessa uma variedade de terrenos, desde florestas, montanhas e vales, até picos rochosos. Abrange a maioria das áreas montanhosas eslovenas, incluindo Pohorje, os Alpes Julianos, os Alpes Kamnik-Savinja, os Karawanks e a parte sudoeste da Eslovênia.

Originalmente, a trilha idealizada por Ivan Šumljak, em 1950, deveria ser circular, começando e terminando Maribor. Mais tarde, o trajeto foi alterado para incluir Postojna e outras áreas em direção ao mar.

O ponto mais alto da trilha é o pico mais alto da Eslovênia, Triglav (2.864 m). O fundador Ivan Šumljak aconselhou os caminhantes que “andem devagar. Dessa forma, experimentará muito, muito mais”.

Slovenian Mountain Trail

A Slovenian Mountain Trail foi inaugurada em 1º de agosto de 1953, com 80 pontos de controle. Desde então, o trajeto só mudou um pouco. O trekking possui como principais características:

  • Pontos de controle: 75
  • Comprimento: 617 km
  • 55 refúgios de montanha (49 obrigatórios e 6 opcionais)
  • 3 museus
  • 5 patrimônios culturais

Quanto tempo precisa para percorrer a trilha? Pode ser feita em 28 dias. Alguns dos melhores corredores de montanha já fizeram o trajeto, com recorde de 7 dias, oito horas e dez minutos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.