“Orbayu Free Again”: Filme documenta um dos Big Walls mais difíceis do mundo

A via Orbayu, graduada como um 8c francês (11c brasileiro) e com 500 metros de extensão, é considerada um dos Big Walls mais difíceis do mundo. Em 25 de julho de 2020, o escalador belga Siebe Vanhee escalou com sucesso a mística e extremamente difícil rota que está em Naranjo De Bulnes no Parque Nacional Picos de Europa, Espanha.

Foram os irmãos Pou que abriram a via em 2009, antes que Nico Favresse e Adam Pustelnik realizassem a primeira tentativa em 2011. Orbayu é uma via de várias enfiadas de 500 metros, com um total de 13, dos quais 5 estão na faixa de 7c francês (9a brasileiro) a 8c francês (11a brasileiro).

Orbayu

Siebe passou seis dias na parede planejando a via, suas mãos o forçaram a fazer uma pausa de quatro dias. O cineasta David “Campe” Lopez foi quem filmou tudo e disponibilizou a obra (assista no topo do artigo).

O Naranjo de Bulnes é um pico calcário que data da Era Paleozóica, localizado na região de Macizo Central dos Picos da Europa, Astúrias (Espanha). Acredita-se que seu nome, Picu Urriellu, seja derivado do termo Los Urrieles, que é usado para descrever o Macizo Central. No total, o pico possui 2.529 metros.

O filme “Orbayu Free Again” gira em torno de Orbayu e segue Siebe Vanhee enquanto perde peles da mão e dorme na parede em sua busca para se tornar a sétima pessoa a escalar a via. Aproveitando uma janela de bom tempo com clima frio e seco, Siebe escalou com sucesso com Ignacio Mulero.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.