Saiba tudo sobre escaladas na Pedra Branca em Praia Grande SC

624_resize_fixo_576_432[1]Desde os primórdios até hoje em dia, a adrenalina e curiosidade sempre foram sensações que literalmente mexeram com o ser humano.

Uma das grandes alternativas então para quem desejasse saciar essas sensações, era a escalada em rocha.

Pois oferecia sensações extremas misturadas entre saciar a curiosidade e adrenalina para se enfrentar seus limites sobre efeito da gravidade em busca de um cume, de um visual que só quem subisse poderia obter.

Com, o passar dos anos e os horizontes se expandindo muitos lugares foram “conquistados”, surgiu dezenas, centenas e milhares de locais para a prática da escalada dos mais variados tipos.DSC00109[1]

Praia Grande – SC

  • Distância das Capitais: De Florianópolis 279 km / Porto Alegre: 231 km

No Extremo Sul Catarinense, em meio aos Parques Nacionais dos Aparados da Serra e Serra Geral em uma cidadezinha de 7 mil habitantes chamada Praia Grande, é o local ideal para a prática de exportes extremos.

Com uma geografia privilegiada a cidade de Praia Grande possui alguns dos maiores Canyons do Brasil de visuais fantásticos com rios e cachoeiras em meio a rochas basálticas em praticamente todo seu território.

6157164297[1]Formando a casa perfeita para muitos esportes extremos e radicais, entre eles o canyonismo, considerado uns dos mais técnicos de acordo com os franceses especialistas que adoram frequentar a região, downhill de skate em ladeiras que podem chegar a 90 km/h e é claro a escalada em rocha o highline e o base jump.

Incrustada entre os canyons do Faxinalzinho e Josafás, num vale onde quilombolas ainda vivem e são muito receptivos, está a Pedra Branca, com os seus pouco mais de 150 metros de puro basalto e vias clássicas e tradicionais que exigem o um nível técnico bem apurado do escalador.

Pois são vias duras e em quase todas elas em móvel.

Porém com um contato certo, que pode ser feito tanto com escaladores da cidade quanto com escaladores e base jumpers.

Um dos nomes mais conhecidos aqui, o Kaloca que além de ser um dos responsáveis por varias conquistas na Pedra Branca, também foi o precursor da pratica do Base Jump por aqui (existe trilha de acesso para o cume, pra quem quer saltar de base).280px-SantaCatarina_Municip_PraiaGrande.svg[1]

Como se trata de um vilarejo pequeno em uma cidade pequena, o transporte do centro da cidade soando aproximados 30 km pode ser feito com seu próprio carro ou pode se optar por um táxi que não vai te custar mais que R$ 30,00.

Por se tratar de uma cidade turística, o visitante terá algumas opções de restaurantes meios de hospedagem, desde hotéis luxuosos, pousadas, hosteis, até camping e o clássico bivak que pode ser feito na própria Pedra Branca.

O melhor de tudo, é que a cidade é linda e cheia de atrativos naturais acessíveis com guias capacitados que podem ser aproveitados por toda a família.

  • Pousada Indicada: O Refugio Ecológico Pedra Afiada, oferece conforto e guias para atividades nos parques nacionais. Além de possuir um restaurante de alto padrão e valores acessíveis. www.pedraafiada.com.br/
  • Guia de Base e Escalada: Kaloca, um dos grandes nomes da escalada, canyonismo e base jump aqui do Sul.

Vias de Escalada

  • – Formiga 6b E3 em móvel, 80m – por Carlos e Rutiele
  • – Pão com Natasha A2+ E4 em móvel – Ricardo e Fabio (inacabada)
  • – Decisão 8a E3 fixa, 70m – por Carlos, Ricardo e Fabio
  • – Caterpillar 6c E3 em móvel, 50m – por Carlos e Fabio (inacabada)
  • – Morcegos 6a E3 em móvel, 80m – por Carlos e Logan
  • – Xoclengue 7a E2 100m – Ricardo e Fabio
  • – Ratazana 8a E4 via mista 90m – por Carlos e Ricardo
  • – Jararaca 7c (8b/A2+) E3 via mista 60m – por Carlos e Ricardo (inacabada)
  • – Urubu Rei 7a E3 140m via em móvel com paradas fixas por Carlos e Logan
  • – Camaleão 7c E3 120m via em móvel – por Carlos, Flavio e Rutiele

Obs: Para todas as vias é aconselhado voltar pela trilha de acesso ao cume.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.