Menina de 9 anos encadena via de 10c na China

Segundo veículos especializados em montanhismo, na primeira semana de janeiro uma menina de nove anos com o nome de Ziheng Qiu fez história ao encadenar a via China Climb, graduada como 8b+ francês (10c brasileiro) em White Mountain em Yangshuo, China. SE comprovado a graduação da via e a veracidade dos fatos (a China não é um lugar conhecido por sua liberdade de imprensa) pode ser a pessoa mais jovem a escalar essa graduação.

A via, que foi conquistada pelo escalador australiano Logan Barber em 2006, foi a primeira de graduação 8b+ francês (10c brasileiro) na China. A linha é considerada das mais escaladas, entre tentativas e cadenas.

Nos últimos anos, o nível de escalada tem subido vertiginosamente, fazendo com que o conceito de “escalador de alto desempenho” tenha de ser reescrito. Os escaladores para chegar ao oitavo e nono graus franceses são sempre mais jovens que os anteriores.

Alguns exemplos: Em 2018, a jovem francesa Oriane Bertone impressionou o mundo ao escalar uma linha de boulder graduada como V14 com apenas 12 anos. Aos 10 anos, o norte-americano Cam Horst escalou com sucesso uma via graduada como 8b+ francês (10c brasileiro).

A australiana Angie Scarth-Johnson chegou ao final de seu primeiro 8b francês (10b brasileiro) com apenas 9 anos de idade. Em 2020, o francês Théo Blass impressionou a comunidade de escalada ao encadenar uma via graduada como 8c francês (11a brasileiro), se tornando o escalador esportivo mais jovem da história a atingir essa graduação, com apenas 10 anos de idade.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.