Ginásio de escalada e fabricante de auto-belay acertam acordo de $6 milhões em caso de acidente com escalador

Em 2019, um escalador caiu 30 pés enquanto usava um dispositivo auto-belay em um ginásio de escalada em Seattle. Seu processo pode ter consequências de longo alcance.

+ A história da The North Face

Batalha legal e acordo

Uma disputa legal de três anos relacionada a um acidente com dispositivo auto-belay chegou ao fim. Isso graças a um pagamento combinado de $6 milhões do ginásio de escalada e do fabricante do auto-belay.

O acidente ocorreu em 2019, quando o escalador Michael Vandivere caiu de uma altura de 30 pés (9,14 m) enquanto utilizava um dispositivo auto-belay em um ginásio de escalada em Seattle.

As lesões de Vandivere foram significativas, incluindo fraturas na pélvis, lesões pulmonares, laceração da bexiga e uma lesão cerebral traumática.

Alegações e recalls do dispositivo

De acordo com os advogados de Vandivere, o acidente ocorreu devido a um dispositivo auto-belay defeituoso e a procedimentos inadequados no ginásio.

Eles alegam que a combinação de fatores, incluindo defeitos no dispositivo auto-belay, supervisão inadequada da equipe do ginásio e treinamento insuficiente para os escaladores, contribuiu para o acidente.

A C3 Manufacturing, fabricante do dispositivo auto-belay, emitiu um recall de cerca de 1.100 desses dispositivos em março de 2020, citando que eles poderiam afrouxar e causar folga na corda, levando a quedas.

Multas e descobertas durante o processo

O processo legal trouxe à tona questões adicionais, incluindo multas para a empresa de fabricação. Durante o processo, um juiz multou a C3 Manufacturing em $300.000 por reter evidências.

Os advogados de Vandivere também descobriram um histórico de defeitos nos dispositivos Perfect Descent, fabricados pela C3, datando de 2015. Isso levantou preocupações significativas sobre a segurança do dispositivo auto-belay.

Contestação do ginásio e fabricante

No entanto, o ginásio Vertical World e a C3 Manufacturing contestaram as alegações feitas pelos advogados de Vandivere. O ginásio Vertical World, fundado em 1987 em Seattle, argumentou que o processo não provou de forma conclusiva que o dispositivo auto-belay foi o responsável pela queda de Vandivere.

Após extensos testes, nem o ginásio nem os investigadores contratados pelas partes conseguiram reunir evidências de mau funcionamento ou falha do dispositivo. O Vertical World também afirmou que lidou prontamente com todos os recalls dos dispositivos da C3 ao longo dos anos.

Resolução do caso e mudanças futuras

O acordo de $6 milhões encerrou a longa batalha legal, mas deixou questões importantes sobre segurança e responsabilidade em instalações recreativas como ginásios de escalada.

O pagamento foi dividido entre a C3 Manufacturing e o Vertical World, com a C3 concordando em pagar $5 milhões e o Vertical World contribuindo com $1 milhão.

O Vertical World também decidiu remover todos os auto-belays da marca C3 de suas instalações devido ao que chamaram de “má-fé da C3 Manufacturing” e planejam substituí-los por uma marca considerada mais confiável.

No entanto, o dispositivo auto-belay Perfect Descent da C3 Manufacturing ainda é o equipamento oficial para competições da Copa do Mundo realizadas pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC).

+ [Fonte] Gym and Auto Belay Manufacturer to Pay $6M in Settlement for Auto Belay Accident

Foto destaque: Divulgação/Shutterstock

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.