Marca de tênis usa realidade aumentada para medir os pés com precisão perfeita

Trabalhar com a indústria do calçado quando são fabricados em massa, demanda muito planejamento. Uma das realidades do designer de calçado é levar em consideração o tamanho do pé de cada cliente. Paralelo a isso há ainda o cliente que usa um determinado número que não é o ideal para ele. Para acabar com este problema, a empresa norte-americana Nike liberará uma atualização de seu aplicativo Nike fit que utilizará realidade aumentada para medir os pés do cliente. Segundo a empresa a precisão do aplicativo é tamanha que a medida pode ser considerada perfeita.

Realidade aumentada (RA ou AR) é a integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento. O novo recurso do aplicativo da Nike fit usa a câmera do smartphone para escanear os pés e coleta 13 pontos de dados que mapeiam a morfologia do pé em questão de segundos.

O aplicativo Nike fit utiliza uma combinação proprietária de visão computacional, ciência de dados, aprendizado de máquina, inteligência artificial e algoritmos de recomendação. De acordo com o relatório da engadget , o aplicativo trabalha a medição de forma completa de cada pé individualmente: tamanho, forma e volume. Toda a medição é feita com precisão de 2 milímetros.

Após a medição, o Nike fit fará cruzamento dos dados das medições obtidas com o volume de vendas da empresa para cada um de seus calçados e com os dados de compra das pessoas com pés de tamanho semelhante. O recurso funcionará quando um cliente abrir o aplicativo da empresa, selecionar um calçado para comprar e, em vez de selecionar tamanho numérico, receberá a opção de escanear os pés. A varredura pode levar menos de 15 segundos antes que o aplicativo recomende um tamanho para aquele calçado específico.

O aplicativo Nike fit faz parte dos esforços da empresa para vender mais produtos diretamente aos consumidores por meio de suas próprias lojas, websites e aplicativos para smartphones. O aplicativo Nike fit também deve ajudar o cliente a economizar quando se trata de envio, minimizando devoluções de tamanho errado.

A atualização do aplicativo com o novo recurso deve ser lançada no aplicativo da Nike fit em julho nos EUA e Europa em agosto. Não foram divulgados detalhes para Brasil ou América Latina.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.