A história da The North Face

A história da The North Face nos leva por uma estrada difícil de sucessos e fracassos. Hoje a marca é um pilar da moda e da cultura pop, mas nem sempre foi assim.

A saber, a empresa enfrentou a falência e viu de tudo. Confira a história dessa grande marca.

+ [Entrevista] “Isso com certeza nos levará a outro nível”, diz Mariana Hanggi sobre o Brasil na escalada esportiva

Começo da The North Face

Em suma, com mais de cinco décadas de história, a marca não apenas cresceu entre aventureiros, mas também penetrou no cenário da moda.

Hoje, os icônicos casacos The North Face são um elemento tanto das trilhas montanhosas quanto das ruas urbanas, destacando sua verdadeira versatilidade e abrangência global.

A modesta operação de varejo e comércio via correspondência foi estabelecida por Doug e Susie Tompkins em 1964, poucos anos antes de fundarem a Esprit.

Começando com apenas $5 mil, o casal inicialmente fornecia equipamentos de escalada e camping de alta qualidade. A primeira loja inaugurou em 26 de outubro de 1966.

Primeira mudança de gestão na The North Face

Dois anos depois, o casal vendeu suas lojas por $50 mil para Kenneth ‘Hap’ Klopp e transferiu a The North Face para Berkeley, na Baía de São Francisco.

Sob a liderança de Klopp, a marca passou a fabricar sua própria linha de produtos e, em 1971, o icônico logotipo “Half Dome” foi criado por David Alcorn.

Esse logotipo, inspirado no pico “Half Dome” do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, tornou-se um símbolo clássico. À medida que sua popularidade crescia, a marca continuou focada em pesquisa e inovação.

Em 1975, lançou sua inovadora tenda geodésica, projetada com postes flexíveis que a tornavam ideal para condições extremas. Esse lançamento marcou um momento importante na evolução dos equipamentos de expedição.

Década de 1980

A The North Face ampliou seu escopo ao introduzir coleções de roupas para esqui extremo, solidificando ainda mais o significado de seu lema: “Nunca Pare de Explorar”.

Durante essa década, vários produtos populares foram criados, incluindo a jaqueta Mountain Gore-Tex e a jaqueta Mountain Light.

Em seguida, a marca também desenhou roupas e equipamentos exclusivos para a Expedição Transantártica Internacional em 1990, onde uma equipe de seis pessoas completou a primeira travessia não motorizada da Antártida.

As jaquetas Gore-Tex criadas nesse contexto se tornaram peças colecionáveis altamente valorizadas. Eventualmente, a The North Face não apenas conquistou os ambientes mais desafiadores do mundo, mas também influenciou a cultura popular e a moda.

Década de 1990: altos e baixos

Nos anos 90, a marca se tornou uma peça fundamental no guarda-roupa do hip-hop, associada a figuras como Notorious BIG e Sean “Puffy” Combs.

A jaqueta Nuptse, lançada em 1992 em várias cores vibrantes, tornou-se um ícone do streetwear em ascensão. Sua presença impactante definiu uma tendência em evolução, transcendendo de exploradores a artistas do rap.

Entretanto, a busca por crescimento trouxe desafios. A década de 90 viu a marca enfrentar problemas logísticos e financeiros, culminando em uma crise em 2000, quando relatórios financeiros inflados e preços de ações irregulares atraíram processos judiciais.

De fato, a marca lutou para se reerguer e, em 2000, a VF Corporation assumiu a The North Face.

Uma nova era para a The North Face nos anos 2000

Com o apoio da VF Corporation, a The North Face revitalizou sua imagem e ampliou sua base de consumidores, mantendo seu compromisso com a qualidade e inovação.

Enquanto mantém seu status como favorita entre escaladores e aventureiros, a The North Face também consolidou sua presença no mundo da moda por meio de colaborações inovadoras. Parcerias com marcas como Timberland e Vans mostraram que suas roupas podem ser tanto funcionais quanto estilosas.

A colaboração com a Supreme, desde 2007, resultou em linhas que adaptaram produtos icônicos para incorporar as características distintivas de ambas as marcas. Peças como a jaqueta da Estátua da Liberdade e as bolsas metálicas se tornaram verdadeiros tesouros de colecionador.

Além disso, a colaboração surpreendente de 2021 com a Gucci gerou uma coleção de designs únicos, unindo o luxo italiano aos equipamentos de expedição da Califórnia.

A reimaginação dos padrões distintivos da Gucci nas confiáveis jaquetas baiacu encantou o público e provou que a fusão de elegância e aventura é mais do que uma ideia audaciosa, é uma realidade que a The North Face abraçou.

No fim, a trajetória da The North Face destaca sua capacidade de se reinventar e evoluir ao longo dos anos, enfrentando desafios e se adaptando às mudanças do mercado.

Seu legado como líder em equipamentos para atividades ao ar livre e sua presença cultural sólida a tornam uma marca verdadeiramente icônica e versátil.

Foto destaque: Divulgação/Jan Kopřiva / Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.