[Entrevista] “Isso com certeza nos levará a outro nível”, diz Mariana Hanggi sobre o Brasil na escalada esportiva

Mariana Hanggi é um dos principais nomes da escalada esportiva brasileira há algum tempo. A jovem de 16 anos já demonstrou um tremendo potencial ao conquistar pódios importantes para o Brasil.

Hanggi venceu a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Boulder 2022 pela categoria juvenil A. Destaque em Boulder e Guiada, Mariana falou de suas inspirações, Copa do Mundo e Olimpíada em conversa com o Blogdescalada. Confira.

+ Campeonato Mundial de Escalada Esportiva IFSC 2023: programação completa

Expectativa de Mariana Hanggi para Pan-Americano Santiago 2023

Foto: Beto Noval/COB

Foto: Beto Noval/COB

Estamos com as expectativas altas para uma possível disputa de final. – disse Mariana Hanggi ao Blogdescalada.

A jovem paranaense treina desde os 5 anos. Apesar de ainda ser uma adolescente, Mariana já viaja o mundo em competições representando o Brasil.

O Sul-Americano de 2022 foi apenas um demonstrativo do que a brasileira pode realizar. Por ser um evento internacional e ter ganhado de atletas argentinos, chilenos ou até venezuelanos, Hanggi ganhou ainda mais prestígio.

É sinal de que o nível de escalada esportiva brasileira está em ascensão, ao menos na América do Sul. De fato, Mariana obteve destaque internacional na competição juvenil e agora tem um desafio diferente, o Pan-Americano Santiago 2023.

A saber, a competição acontece entre os dias 20 de outubro e 05 de novembro deste ano. A paranaense tem confiança de bons resultados para o Brasil e não descarta uma eventual final no torneio.

Evolução brasileira na Copa do Mundo de Escalada Esportiva IFSC

Foto: COB

Foto: COB

Mariana já ficou entre as 30 melhores em 2022. Até o momento de 2023, Hanggi teve o melhor resultado do país (51º) na Copa do Mundo IFSC.

Perguntada sobre uma possibilidade de ter algum brasileiro na semifinal este ano ou mesmo pódio, a paranaense não descartou, mas explicou como vê o Brasil este ano.

Acho que este ano, se chegarmos a uma semifinal de Copa do Mundo, a expectativa está totalmente no juvenil que acontecerá na Coreia. E também estarei lá.

Inspirações de Mariana Hanggi na escalada

Começando por prazer aos 3 anos, de fato, hoje é mais do que um passatempo e a jovem destacou algumas pessoas que admira e tem como referência.

Me inspiro em muitos atletas brasileiros hoje como Felipe Ho Foganholo, Mateus Bellotto e em especial meu treinador que a já foi atleta e sempre foi minha maior inspiração.

Como comecei muito nova e me inseri no esporte muito rápido, foi muito natural o contato com minhas referências, pois o esporte até então não tinha crescido tanto.

Resultados precoces geram alta expectativa em Mariana nas competições

Foto: William Lucas/COB

Foto: William Lucas/COB

Em suma, as pessoas colocam a jovem de 16 anos como favorita nos eventos, assim como está acontecendo na Copa Brasil de Escalada 2023. No entanto, a paranaense mantém uma boa preparação mental.

Sempre lidei muito bem com a pressão e os comentários, nunca deixei isso me abalar ou levar para cabeça. Na verdade, sempre usei isso de motivação e transformei em algo bom para minha performance.

Copas do Mundo e Olimpíadas

Por fim, o treinador Anderson Gouveia carrega uma vasta experiência na escalada esportiva e já disse que a grande meta olímpica para o Brasil é em Los Angeles 2032.

Mariana terá uma bagagem muito maior até lá, mas pensando nas edições a curto e médio prazo, a atleta brasileira reforçou a confiança de uma escalada esportiva brasileira mais competitiva nos eventos.

Desde que entramos no cenário internacional e nas participações em Copas do Mundo já temos uma enorme evolução e acredito que isso só crescerá cada vez mais rápido.

Estamos crescendo muito em relação à estrutura no Brasil e isso com certeza nos levará a outro nível. – finalizou a jovem destaque da modalidade.

Foto destaque: Divulgação/William Lucas/COB

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.