Mundial de Escalada 2023: domínio de Janja Garnbret e resultados dos brasileiros na qualificatória

O Mundial de Escalada 2023 tem muita disputa em jogo ainda, mas o domínio de Janja Garnbret continua. A eslovena não está facilitando para as concorrentes em sua especialidade.

Dentro disso, os brasileiros disputaram as qualificatórias tanto no Boulder quanto na Via Guiada. Confira os resultados.

+ Campeonato Mundial de Escalada Esportiva IFSC 2023: programação completa

Domínio de Janja Garnbret no Mundial de Escalada IFSC 2023

Foto: Jan Virt/IFSC

Foto: Jan Virt/IFSC

Janja Garnbret teve destaque ao encadear as duas vias no dia 02/08. Garnbret liderou a classificação na Via Guiada. Em suma, a eslovena foi a única capaz de encadear as duas vias propostas pelas montadoras do grupo A.

No grupo B, a melhor foi a japonesa Ai Mori pela sua regularidade, embora os únicos topos tenham correspondido à italiana Laura Rogora e à coreana Chaehyun Seo, atual campeã mundial em Moscovo 2021.

De fato, a delegação eslovena colocou suas cinco atletas na classificação da semifinal: Janja Garnbret (1ª), Vita Lukan (9ª), Mia Krampl (17ª), Sara Copar (21ª) e Lucija Tarkus (26ª).

Cabe destacar a equipa francesa que colocou quatro escaladoras no top vinte: Manon Hily (9ª), Oriane Bertone (11ª), Zélia Avezou (13ª) e Hélène Janicot (19ª).

Brasileiros no Mundial de Escalada IFSC 2023

Em resumo, Anja Köhler optou em defender o Brasil neste Mundial. Logo, juntou-se a Bianca Castro, Felipe Ho e Mateus Bellotto. Todos competiram no Boulder e Via Guiada.

Vale destacar a brasileira Marina Dias que disputará a Paraescalada. As qualificações tanto para feminino quanto masculino acontecem na próxima terça-feira (8).

Apesar de ter obtido a melhor performance do Brasil no Boulder, Felipe Ho ficou pelo caminho na qualificatória, assim como Mateus Bellotto.

A saber, apenas os 20 melhores escaladores avançam para a fase semifinal. Felipe ficou em 59º e Bellotto terminou na 123ª posição de 132 atletas.

Assim como Felipe, Anja ficou em 59º, porém na Via Guiada. No entanto, como apenas as 13 primeiras de cada rodada avançavam, tanto Köhler quanto Bianca Castro ficaram pelo caminho.

Nesta quinta-feira (3) foi a vez de Felipe Ho e Mateus Bellotto tentarem um melhor resultado na Via Guiada.

No entanto, isso não aconteceu com ambos terminando em 85º e 95º, respectivamente.

Fechando a quinta-feira (3) para o Brasil, Anja Köhler e Bianca Castro quase repetiram os resultados abaixo da zona de qualificação dos brasileiros.

Enfim, Köhler e Castro se despediram do Boulder em 85º e 92º, respectivamente.

 

Foto destaque: Reprodução/Blogdescalada

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.