Blog americano cria polêmica ao publicar “As 7 sete coisas idiotas da escalada”

climbing-shoe-fit-660[1]Antes que seja apedrejado por uma multidões de pessoas, que fique claro: O blog de Escalada não concorda em NADA com o declarado pelo “Adventure Journal”, um popular blog sobre novidades outdoor dos EUA.

Para quem não conhece o “Adventure Journal” é um blog de boa reputação na mídia outdoor, e além de novidades a respeito do universo outdoor coloca também curiosidades.

No dia de ontem (05/02/2013)  publicou um post com o objetivo de “fazer graça” com o esporte de escalada.

Os pontos de “humor” o qual levantou o autor tem a ver com a particularidade do esporte, visto que TODO esporte outdoor tem suas regras particulares.

rock-climbing-is-sexy[1]Cabe aos praticantes aceitá-las e se preparar para praticar dentro delas.

Porém entendo, e respeito, o que o autor quis levantar.

O autor quis apenas mostrar alguns pontos de humor e não falar mal do esporte.

Entretanto acredito que não foi feliz em suas “tiradas”, e deveria analisar melhor o esporte.

Segundo o autor:

1 – O conforto da sapatilha – que segundo o autor é inaceitável ser tão apertada. O fato é que sapatilhas de escalada são apertadas sim, Elas são projetadas para escalar não correr maratonas.

2 – Dificuldade de entender o sistema americano de graduação – que segundo o autor é confuso e difícil de entender. O fato é que o americano é um dos sistemas mais simples que existe, junto com o frances. O que dizer de sistemas complicados como o britânico ou o alemão? Vale também lembrar que o próprio futebol americano não tem regras simples também.

3 – As trilhas para locais de escalada ingrimes. O fato é que para andar em locais planos existem o shopping center de sua cidade. Se saiu da cidade é necessário sim saber que nem sempre terá escaladas rolantes, esteiras rolantes ou um táxi para que não precise andar.

4 – As pessoas que não entendem porque escalar. Segundo o autor é irritante as pessoas que não entendem tanto equipamento e a utilidade de cada um. O fato é que o autor está certo neste ponto: às vezes é irritante explicar coisas simples para alguém que além de não entender , procura querer achar sentido no esporte que fazemos por paixão.

5- Escalada em Gelo – que segundo o autor não tem sentido de ser. O fato é que o desejo de escalar algo é particular de cada escalador. Desde que seja permitido, cada escalador pode fazer o que bem entender para se desafiar e sair da zona de conforto, desde que não prejudique o próprio esporte perante a comunidade a que pertence.

6 – Usar escova de dentes para limpar agarras, que segundo o autor é uma imagem que não o agrada. O fato é que esta prática realmente é chocante para quem não conhece o esporte, porém é muito menos impactante do que cavar um buraco na rocha porque não se consegue escala-la. Usar uma escova de dente, é uma maneira de limpar a rocha sem necessariamente danificá-la.

7 – Escalada em solo. Segundo o autor é uma grande estupidez se arriscar somente pela emoção sem se preocupar com a segurança. O fato é que o autor está certo. A escalada em solo não somente coloca em risco a vida da pessoa, mas também a reputação do esporte, pois quando ocorre um acidente toda a comunidade fica sob suspeita de ser um esporte altamente inseguro.

O texto original você encontra em: http://www.adventure-journal.com

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.