Após entrar para a história com 11a à vista, Janja Garnbret repete o feito

Janja Garnbret repete sua performance histórica três dias após escalar à vista a via Fish Eye, graduada como um 8c francês (11a brasileiro), encadena American Hustle, também graduada como 8c francês, à vista. Ambas as vias estão em Oliana, onde a eslovena ainda ficará para mais um dia de escalada.

Com este encadeamento à vista, Garnbret reafirma seu status como a primeira mulher a encadenar um 8c francês (11a brasileiro) à vista. A via American Hustle foi conquistada por Sam Elias em 2014 e consiste em 50 metros de extensão que também exige resistência do escalador.

O feito de Janja Garnbret, aliado às conquistas de Laura Rogora, joga por terra qualquer teoria de que um escalador que se dedica à competições não possui rendimento satisfatório em escalada em rocha. A teoria infundada ainda existe fortemente na cultura de escalada no Brasil.

Tanto que, de acordo com o site Fanatic Climbing explica que antes de escalar a via American Hustle a eslovena aqueceu na parte de baixo de La Dura Dura, linha mítica conquistada por Chris Sharma e graduada como 9b+ francês (12c brasileiro), chegando facilmente movimentos que custam muito para um escalador de alto rendimento.

Na Revista Blog de Escalada há duas biografias da escaladora eslovena Janja Garnbret, que recentemente se consagrou como primeira medalhista de ouro da história. São as únicas biografias publicadas sobre o fenômeno da escalada na mídia esportiva brasileira. Além disso, duas conquistas vêm inspirando mais e mais jovens de seu país a ingressarem nas academias de escalada e criando um mercado de academias de escalada promissor em seu país.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.