A favorita para ganhar a Olimpíada: Quem é Janja Garnbret?

Faltam exatamente 30 dias para as Olimpíadas de Tóquio e uma das estrelas dos jogos sem dúvida nenhuma será a eslovena Janja Garnbret. Caso seja possível fazer uma aposta certeira de quem estará no pódio em 5 de agosto (dia das finais femininas), usando uma gíria do turfe, Garnbret seria considerada uma ‘barbada’.

No turfe, é assim que se diz quando um cavalo é muito superior aos demais e sua vitória é tida como certa: a aposta é uma barbada. Esse é o caso da Janja Garnbret.

A biografia completa da escaladora eslovena já foi publicada pela Revista Blog de Escalada. O que será descrito abaixo é uma atualização de sua carreira e mais detalhes que a fazem favoritíssima para o título.

Quem é Janja Garnbret?

Janja Garnbret

Foto: IFSC/Eddie Fowke

Hoje com 22 anos (12 de março de 1999) e nascida em Šmartno pri Slovenj Gradcu, na Eslovênia, Janja Garnbret é, provavelmente, a melhor escaladora de competição do mundo (talvez até da história do esporte). Janja, que possui 1,64 m altura e 47 quilos, é a pessoa com maior probabilidade de ganhar o ouro na escalada olímpica em 2021.

Nos últimos anos, Garnbret dominou amplamente o cenário competitivo, levando o ouro em quase todas as etapas da Copas do Mundo ou Campeonatos em que participou. Nos anos de 2018 e 2019, Janja recebeu o prêmio de Esportista Eslovena do Ano em seu país e há tempos é presença constante nos noticiários de seu país.

Para se ter uma ideia de seu prestígio, até mesmo seu término de namoro foi noticiado em um periódico esportivo.

Janja Garnbret

Janja Garnbret foi premiada como Atleta do Mês pela World Games Association, que é Composta de Federações Esportivas Internacionais, aos 19 anos em setembro do mesmo ano. Um ano antes, em 2017, Garnbret ganhou o Prêmio Bloudek, um prêmio esportivo nacional da Eslovênia que leva o nome de Stanko Bloudek (esloveno projetista de aviões e automóveis, esportista e inventor, projetista, construtor e educador).

O esloveno Stanko Bloudek foi projetista de aviões e automóveis, esportista e inventor, projetista, construtor e educador , de 1947 a 1951, o presidente do Comitê Olímpico Iugoslavo e o único esloveno a ser membro do Comitê Olímpico Internacional (COI). O prêmio Prêmio Bloudek é o mais prestigioso Prêmio Esportivo Esloveno.

Por sua performance avassaladora, possui patrocínios que incluem Red Bull, Five Ten (que agora faz parte da Adidas Terrex) e Camp.

Janja Garnbret

Janja Garnbret escala desde os sete anos e começou a competir desde os oito. Garnbret foi apresentada à escalada depois que seus pais a encontraram subindo em árvores o tempo todo. Assim decidiram a apresentar a um ginásio de escalada.

Ela ficou em último lugar na categoria em sua primeira competição quando criança, mas diz que amava demais o esporte para se importar naquela fase. Depois de alguns anos de prática e trabalho árduo, Garnbret e começou a se destacar.

Pouco depois Janja começou a treinar com o técnico da seleção eslovena Gorazd Hren na seleção nacional. Desde então, Garnbret atingiu o relativo domínio mundial da cena de escalada competitiva.

Em uma entrevista recente, a própria atleta confessou que não consegue se lembrar de uma época em que não estivesse escalando. Sua habilidade se tornou evidente quando entrou em competições internacionais e começou a vencê-las de forma consistente.

Com base na forma apresentada recentemente, e uma impressionante ausência de lesões e em sua dedicação total ao treinamento, é muito provável que Janja leve para casa o ouro pela Eslovênia.

Por que Janja Garnbret é tão favorita?

Janja Garnbret

Desde jovem, Janja Garnbret mostra um talento incrível. Os primeiros resultados incluem ouro em sua faixa etária para o Campeonato Europeu de Escalada Juvenil em 2013, 2014 e 2015 para vias guiadas e boulder.

Janja também conquistou o ouro em vias guiadas em 2014, 2015 e 2016 no Campeonato Mundial de Escalada Juvenil. Nesses mesmos campeonatos, a eslovena levou o ouro no boulder em 2015 e 2016.

Podendo competir na categoria adulta, que somente aceita jovens a partir de 16 anos, Garnbret se mostrou absoluta e com uma regularidade impressionante. Enquanto a eslovena é excelente boulderista, ela é completamente imbatível em Escalada de vias guiadas.

Janja conquistou o ouro nos campeonatos mundiais de liderança em 2016 e 2019, com prata em 2018. Na Copa do Mundo, ela participou de quase todos os eventos desde 2015. Em 32 eventos de liderança, ela terminou no pódio dos três primeiros em quase todos, levando ouro no geral por três anos consecutivos, de 2016 a 2018.

Janja Garnbret

Foto: http://www.gore-ljudje.net

A eslovena conquistou o ouro em etapas da Copa do Mundo de Escalada em 2016, 2017 e 2018 na categoria combinada (o formato olímpico) que inclui vias guiadas, velocidade e boulder. Garnbret alcançou essas três últimas vitórias combinadas ao levar o ouro em cada categoria de vias guiadas, bem como fortes resultados em boulder também.

Mas em 2019 foi o ano de Janja Garnbret. Na Copa do Mundo ganhou medalha de ouro em todos os seis eventos de boulder. Esta foi a primeira vez que um competidor venceu todos os eventos de boulder.

Logo após essa conquista, Janja passou a competir no Campeonato Mundial IFSC 2019, realizado em Hachioji, no Japão. Levou ouro no boulder e nas vias guiadas. No mesmo evento, quando competiu no formato olímpico novamente levou a medalha de ouro e garantiu sua vaga para as Olimpíadas de Tóquio.

O ponto fraco de Janja Garnbret está na escalada de velocidade. Até 2018, Janja nunca havia competido em uma prova de velocidade. Em eventos da Copa do Mundo, Garnbret em 2019 não passou das fases de qualificação para a escalada de velocidade.

O treinamento de Janja Garnbret

Janja Garnbret

Foto: https://insajder.com

O técnico de escalada juvenil da Eslovênia é Gorazd Hren e Janja vem treinando com ele há aproximadamente dez anos no ginásio de boulder Velenje.

Além de periódicas palestras por toda a Europa, Hren um site de treinamento. Ao contrário do que é visto no Brasil há pelo menos 20 anos, sobretudo na escalada esportiva, Gorazd Hren é aberto a trocar informações e dicas com toso os treinadores de outras seleções. Uma entrevista de 2016 com o esloveno pode ser vista aqui.

O treinamento de escalada para Janja Garnbret é de seis dias por semana e envolve dias de descanso estritos. Garnbret treina principalmente com a seleção nacional da Eslovênia, mas também treina individualmente.

O adiamento da Olimpíada por causa da pandemia deu a ela mais tempo para trabalhar seus pontos fracos, mas admitiu que a incerteza em torno da realização dos jogos era difícil de entender. Garnbret está tentando se manter positiva e está otimista de que fará sua estreia olímpica em 2021, apesar da situação aparentemente mudar a cada semana.

Janja Garnbret

Por causa das melhores instalações, a seleção da Eslovênia viaja para a Áustria e Alemanha para usar academias maiores. O treinamento sempre envolve um aquecimento incluindo exercícios cardiovasculares, alongamento e inclui atividades de resistência.

A partir disso, Janja escala três horas em uma sessão . Começando com vias mais fáceis para aquecer, movendo-se rapidamente para vias mais difíceis. A complexidade de seu treinamento varia de acordo com a competição e com os route setters de cada etapa.

A dieta de Janja Garnbret é bastante saudável mas, segundo ela mesma afirma, não é rígida. “Não sigo uma dieta especial, apenas procuro comer de forma saudável” declarou em uma entrevista a atleta. Janja se descreve como uma “ boa ouvinte, que aprende rápido”.

Ela também quer impulsionar uma imagem saudável do esporte, que diz ser mais importante do que qualquer coisa. Janja diz que as exigências da escalada têm levado jovens, principalmente as meninas, a tentarem ficar mais leves.

Segundo Janja, este desejo leva as pessoas a desenvolverem transtornos alimentares na busca por melhores resultados. A eslovena quer usar sua plataforma para mostrar à próxima geração de escaladores que manter um estilo de vida saudável pode se traduzir em sucesso. “Só quero dar um bom exemplo de que você não precisa perder peso extra para ter sucesso”, diz ela.

Garnbret tem uma academia bem equipada para treinar, chamada localmente de “The Ranch”. Domen Škofic e seu pai construíram um ginásio que apresenta uma parede boulder, paredes de vias guiadas, área de treinamento, parede de velocidade.

A parede de vias guiadas tem 20 metros de altura e por causa da inclinação negativa da parede possui 26 metros de escalada.

Sua escalada na rocha

Embora tenha se dedicado muito a campeonatos, Janja escala muito em vias esportivas na rocha e faz viagens pela Europa ocasionalmente. Sua via encadenada mais difícil na rocha foi um 9a francês (11c brasileiro), Seleccio Natural, em Santa Linya, Espanha, com apenas 18 anos de idade.

No mesmo ano encadenou outro 9a francês La Fabela pa la Enmienda. Na via clássica Biographie em Céüse, França, caiu no último movimento.

A via mais difícil encadenada a vista por Janja Garnbret tem feito um 8c francês (11a brasileiro), La Fabelita, também em Santa Linya.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.