ATUALIZAÇÃO: 28/11/2019 12:48
Nas palavras de Gino, um escalador que estava 100 metros mais alto em uma declaração para a revista norte-americana rockandice.com, Brad Gobright rapelava simultaneamente com Aiden Jacobson quando a ponta da corda atravessou seu ATC e caiu.
A ponta da corda de Gobright não possuía um nó na ponta, um procedimento de segurança considerado básico. A dupla estava na sétima enfiada, de um total de 15, e usava uma corda de 80 metros. Na queda, ambos chocaram-se com um platô.
Ao assistir o ocorrido, Gino desceu até onde Aiden Jacobson para ajudar.
Artigo original: 28/11/2019 7:32
O escalador norte-americano Brad Gobright morreu ontem à tarde, 27 de novembro. De acordo com relatos, seu companheiro de cordada sobreviveu. Ambos escalavam a via “Sendero Luminoso” em Potrero Chico, tradicional local de escalada do México e considerado dos melhores da América do Norte. Gobright tinha 31 anos e era um dos escaladores mais destacados dos EUA dos últimos anos.
Muitos o conheceram após sua aparição em um dos episódios de Reel Rock 12 após o recorde de velocidade na via “The Nose” com Jim Reynolds. Gobright estrela também um filme no Reel Rock 14, atual temporada. O festival não terá exibição no Brasil por problemas de distribuição da Sender Films e falta de interesse de quem detém dos direitos.
Segundo os relatos divulgados pelas autoridades locais, os dois escaladores sofreram um acidente em Potrero Chico. Um deles, o escalador norte-americano Brad Gobright, 32, morreu depois de cair de uma altura de aproximadamente 200 metros. Seu companheiro de escalada, Aidan Jacobson, de 26 anos, possui ferimentos no tornozelo direito e contusões decorrentes da queda.
Fontes locais indicam que equipes de resgate da cidade mexicana de Nuevo León ajudaram Jacobson a descer. Na imagem abaixo está o ponto em que Aidan Jacobson teria sido resgatado.
Brad Gobright era considerado um excelente escalador profissional, destacando-se nos estilos tradicional e em estilo solo. Entre muitas outras conquistas, escalou com Alex Honnold a escalada do “El Niño” pela “Pineapple Express” em Yosemite. Junto com Jim Reynolds, em 2017, quebrou o recorde de ascensão em velocidade do “the Nose”. Na época o recorde pertencia desde 2012 a Alex Honnold e Hans Florine.
Apesar das escaladas arriscadas foi o recorde de velocidade no “The Nose”, em outubro de 2017 que fez dele um escalador com destaque na mídia norte-americana.
Alex Honnold foi um dos primeiros a expressar suas condolências nas redes sociais. Honnold fez isso através de sua conta no Instagram:
“Lamento saber que Brad Gobright acabou de morrer em um acidente de escalada. Ele era uma alma calorosa e gentil, alguns dos escaladores com quem adorava passar o dia. Eu acho que há algo a ser dito sobre estar seguro lá fora e os riscos inerentes da escalada, mas isso não importa para mim agora.
Estou triste pela morte de Brad e pela sua família. Brad era uma verdadeira joia de pessoa. Apesar de todos os seus pontos fortes e fracos (como seus dedos impressionantes e fortes ou por morar em um Honda Civic), Brad era simplesmente um cara legal. Eu acho que não há muito mais a dizer. Estou triste. O mundo da escalada perdeu uma verdadeira luz. Descanse em paz”.

Freeman é o mais importante site sobre escalada e esportes de montanha do México e organiza o mais assistido festival de filmes outdoor da América Latina