A escaladora eslovena Janja Garnbret escalou a vista a via Fish Eye, graduada como um 8c francês (11a brasileiro) à vista da história. A via, localizada em Oliana (Espanha), possui extensão de 45 metros e é considerada de pura continuidade e resistência.
O 8b+ francês (10c brsileiro) era até agora o grau mais alto encadenado por uma mulher na história da escalada esportiva. A medalhista de ouro em Tóquio fez uma pausa após as Olimpíadas, mas agora está aproveitando os últimos meses do ano para descansar em viagens pela Catalunha (Espanha).
Há algumas semanas a escaladora italiana Laura Rogora tinha feito história ao encadenar uma via de 8b+ francês (10c brasileiro) à vista. A escaladora eslovena começou na semana passada seu tour de escalada na Catalunha, encadeando a primeira tentativa e sem informações prévias Fish Eye.
Para se ter uma ideia da grandeza do feito de Garnbret, em Pic Saint Loup (França), em setembro de 2010 a francesa Charlotte Durif fez o primeiro 8c francês (11a brasileiro) à vista para uma mulher na época, embora essa via hoje é considerada 8b+ (10c brasileiro).

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.