Montanha no Himalaia é escalada com material “roubado” e cria polêmica no montanhismo

A escalada alpina tem muitas “regras não escritas”, que muitas vezes não passam de costumes, e, ao que parece, Tom Livingstone e Matt Glenn quebraram algumas delas ao subir o pilar norte de Tengkangpoche (6.487 m) no Vale Khumbu do Nepal. A dupla não chegou ao local com todos os equipamentos, então “pegaram emprestado” (há quem acredite que seja um roubo) equipamentos fixos deixados por outros escaladores.

Muitos estão dizendo que quebraram mais do que algumas regras não escritas no mundo do montanhismo.

Regras não escritas, muitas vezes por escaladores locais em nome do localismo, não é exclusividade do montanhismo. No Brasil existe pesadamente um tipo de “coronelismo” da escalada, com as comunidades locais divididas em pequenos feudos, representados de maneira virtual por grupos de aplicativos de mensagens, que querem, inclusive, escolher quem pode falar ou não de um determinado assunto.

Para entender a polêmica, é necessário voltar a 2019, quando o canadense Quentin Roberts e o montanhista finlandês Juho Knuuttila subiram mais alto do que qualquer um já havia feito o Tengkangpoche. A dupla chegou perto do topo devido à falta de gelo e a tentativa foi considerada um sucesso por causa de seu novo ponto alto e porque conseguiram voltar ao solo sãos e salvos.

Roberts voltou anos depois e deixou muitos equipamentos, pois pretendia retornar para completar a escalada. Mas não teve tempo, pois este ano Livingstone e Glenn usaram o que o canadense deixou para trás: comida, gás, ascensores, pitons e mais equipamentos sem sua “permissão”. Vale lembrar aqui que, antes de qualquer coisa, este tipo de estratégia vai em contra o princípio do Leave No Trace.

O detalhe que potencializou a polêmica da ascensão do Tengkangpoche, é que a montanha fica na sombra da célula da rede 4G do Monte Everest. A dupla, em teoria, poderia enviar uma mensagem de texto para perguntar se eles poderiam usar o equipamento de Quentin Roberts e Jesse Huey. A comida e equipamento de Jesse e Quentin foram cruciais para a ascensão de Tom e Matt.

Assim, acusado por Quentin Roberts, que afirma que seu equipamento foi “roubado” por Tom Livingstone e Matt Glenn. Após polêmica na comunidade de montanha, Tom Livingstone respondeu às pessoas que questionavam a ascensão em seu blog. Nele, o montanhista declarou: “Pedimos desculpas sinceramente por usar a comida de Quentin e Jesse e por pegar emprestado o equipamento sem a permissão deles”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.