São Paulo inaugurará duas novas academias de escalada em Agosto

A cidade de São Paulo terá duas novas academias de escalada em agosto deste ano. Assim, com um total de 8 espaços físicos com foco principal na prática de escalada, a maior cidade do Brasil se consolidará também como a que possui mais endereços disponíveis para a prática do esporte.

Os novos espaços, sendo uma na Mooca, zona leste, e outro na Lapa, zona oeste de São Paulo, vêm provocando uma enorme expectativa nos praticantes de escalada do município e da região metropolitana da maior cidade do país. A expectativa é tanta, assim como o frisson criado pelos novos empreendimentos, que academias de escalada consolidadas e com público cativo, mas que sofrem críticas (pelos mais diversos motivos) por parte dos frequentadores, já se movimentam nos bastidores para enfrentar a concorrência e sobreviver em um universo no qual sequer tinham concorrência há alguns anos.

Na história da metrópole, nunca houve uma oferta tão grande de locais cujo o foco principal dos frequentadores fosse a escalada. A expetativa é de que a médio (5 anos) e longo prazo (10 anos), atletas masculinos e femininos sejam revelados para que o país possa ambicionar, de forma concreta, a uma vaga nas olimpíadas.

O Brasil não classifica um atleta para semifinais da Copa do Mundo de Escalada há mais de 15 anos e sequer teve um atleta classificado para as finais na história das competições da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC). O protagonismo que atletas brasileiros possuíam há aproximadamente 20 anos na América do Sul, também esfarelou-se com o tempo por causa da falta de renovação de novos atletas para o esporte.

Com um montante significativo de ginásios e academias de escalada no Brasil, sobretudo na cidade mais populosa do país, isso tende a mudar no futuro.

O número aproximado de ginásios e academias de escalada brasileiros foi disponibilizado em um artigo na Revista Blog de Escalada, o qual fez uma estimativa de quantos escaladores existiriam em todo o Brasil: 51 ginásios de escalada. O universo das academias de escalada nos EUA, diferentemente do que acontece no Brasil, já é reconhecido como uma espécie de indústria e atualmente é estimada em mais de 500 academias em todo país norte-americano.

Atualmente as cidades com mais academias e ginásios de escalada no Brasil são:

  • São Paulo: 6
  • Brasília: 5
  • Belo Horizonte: 5
  • Curitiba: 4

Zona leste com mais academias de escalada

academias de escalada

A Mooca, é um tradicional distrito (formado por 4 bairros: Vila Hipódromo, Mooca, Alto da Mooca e Parque da Mooca) de classe média situado na zona leste de São Paulo, historicamente caracterizado pela grande quantidade de imigrantes Italianos. Se fosse possível resumir em uma palavra sobre a Mooca, seria tradição, pois é um dos bairros mais antigos da cidade de São Paulo (seus primeiros registros datam de 17 de agosto de 1556), que tem 468 anos.

Sob a perspectiva urbanística e de mobilidade, a Mooca é um bairro bem localizado, com excelente infraestrutura urbana, extensa malha de transporte público (inclusive com estações de trem e metrô) e altos índices de segurança. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade de São Paulo aponta que a região da Mooca está entre as 6 melhores da capital.

A Mooca está entre os bairros paulistanos com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito elevado: registra pontuação 0,909, o qual é similar a países como Espanha, França e Coreia do Sul. Faz parte do bairro o fato de que há muitos galpões e fábricas abandonadas, erguidos no período de industrialização do início do século XX.

academias de escalada

Foi de olho nessa região, que está entre as que mais cresce na cidade de São Paulo, que o italiano Andrea Prudenziati e a educadora física Bruna Caroline Leonel do Nascimento decidiram abrir um espaço dedicado à escalada. Prudenziati é escalador há anos e verificou a necessidade de um espaço na cidade de São Paulo e, em especial, na zona leste de São Paulo.

Quando perguntados sobre o motivo de ter escolhido um local até pouco tempo atrás desprezado por quem investia em escalada na cidade de São Paulo, a resposta foi taxativa: “A zona leste é a região que mais cresce na cidade e, além disso, a Móoca fica perto do ABC Paulista, possui metrô e trem e uma enorme densidade de escolas na redondeza”.

Assim nasceu o espaço batizado de “República dos Macacos”, localizado na Rua Itabaiana, 265, próximo ao Metrô (A Estação Belém fica a apenas 1 km), em um galpão de 400 m², que permitiu a instalação de 250 m² de paredes de bouldering com até 5 metros de altura. Com capacidade para receber até 100 pessoas utilizando o espaço simultaneamente, que compreende área de escalada, prática de yoga, aquecimento personalizado, espaço de café, vestiários e recepção, a academia tem grande potencial para revelar novos talentos para o esporte.

Equipada com tension board, campus board e finger board, Andrea Prudenziati ainda fez questão de ser democrático e seguir a tendência de todas as academias de qualidade existentes na Europa (região com os principais atletas do mundo em escalada) que é buscar pluralidade quando se trata de agarras de escalada. Para isso, o italiano adquiriu grandes quantidade de agarras dos principais fabricantes do Brasil: Átomo, Bolt´s, Sapo e Crux.

academias de escalada

Além disso, a “República dos Macacos” contará com um equipamento que poucas academias do Brasil possuem: módulos. Todos os módulos, segundo os proprietários do novo espaço de escalada da Mooca, são fabricados pelas empresas “Fábrica de Formas” e “Grab´s”.

Prudenziati ainda revelou que possui um plano para conseguir importar agarras da Europa e de outros lugares da América do Sul, para que seus clientes possam se ambientar em vários formatos, texturas e design.

Bruna Caroline e Andrea pretendem inaugurar o espaço no final do mês de Agosto ou, no mais tardar, no início de setembro. Quando perguntados se iriam realizar um evento de abertura, ambos disseram que sim, mas evitaram dar mais detalhes de como e quando seria. O que procuraram adiantar é que as principais personalidades da escalada paulistana, assim como proprietários de outros espaços, estarão convidados.

Para saber mais:

A vanguarda da escalada será na Lapa?

Na Zona Oeste de São Paulo está localizado o bairro da Lapa, que mesmo sendo um grande bairro é um lugar, em sua maioria, bastante tranquilo, que remete ao clima de cidade do interior. Possui prédios e construções modernas, mas também conserva muitas construções e casas mais antigas.

O bairro da Lapa é daqueles lugares onde a tradição convive harmoniosamente com a modernidade. O bairro é atendido pelas linhas 7 (Rubi) e 8 (Diamante) de trens da cidade de São Paulo (CPTM) e em breve terá circulando pela região a linha laranja do Metrô.

A tão alardeada modernidade da cidade de São Paulo, em especial da região da Lapa, ganhará um espaço moderno e de vanguarda para a prática da escalada. Importante lembrar que espaços que alardearam “vanguarda da escalada” no passado, com toda a pompa, e foram inaugurados recentemente não cumpriram com a promessa e repetiram os mesmos erros de outros estabelecimentos que estão parados no tempo.

Este parece não ser o caso da moderníssima academia de escalada Treelab, localizada na Rua Thome de Souza, 6, Lapa, o qual promete ser “um ginásio de escalada integrativo e inovador”, nas palavras de seu proprietário Thiago Jimenez, e que terá como principal atrativo a primeira parede de escalada texturizada pela Walltopia no Brasil. O novo e moderno espaço de escalada fica a 1 km da estação Lapa de trens da cidade de São Paulo (CPTM) e 2,5 km da futura estação de metrô Água Branca (a previsão de entrega da linha-6 Laranja é 2025).

Atualmente, a Walltopia é o maior fabricante de paredes de escalada do mundo em volume. Fundada na Bulgária em 1998, a Walltopia construiu mais de 1.800 projetos em 76 países em 6 continentes. A empresa projeta, produz e constrói paredes de escalada buscando fornecer a aparência e a tecnologia mais modernas.

Com um departamento interno de Produto e Design, a empresa permanece na vanguarda das inovações. E essa parece ser a missão da Treelab, que seu edifício foi construído desde zero, sendo assim projetado especialmente para ser uma academia de escalada e não um espaço adaptado. A obra está sendo realizada há aproximadamente quatro anos e teve sua inauguração adiada por causa da pandemia.

O edifício contará com dois estacionamentos, vários pavimentos destinados para a escalada e outras atividades físicas relacionadas, ou não, com a prática da escalada. O valor da área de paredes de escalada não foi divulgado, porém, do que foi falado (mas não foi confirmado), o local possui capacidade para receber até 300 pessoas simultaneamente em todos os espaços da academia.

O espaço está pronto e os colchões para absorver o impacto de escaladores de bouldering estão sendo instalados. A inauguração está sendo especulada para a segunda quinzena de agosto. Um evento de inauguração está sendo organizado, mas não foi divulgado, ainda, qual será o perfil das pessoas que serão convidadas.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.