As perguntas mais frequentes de escaladores iniciantes em ginásios de escalada

Ninguém nasceu sabendo tudo. Crescemos e durante a vida vamos atingindo vários graus de evolução, em todos os aspectos. Quando se inicia, em qualquer atividade nesta vida, a questão não é se é certo ou errado, se é bom ou ruim. O resultado através do aprender é que nos guiará para o que realmente desejamos conquistar. Todo mundo começou em um determinado ponto.

Por ser a escalada um esporte de pouca difusão na sociedade brasileira, que ainda acredita que esporte é somente futebol e que todas as outras são atividades lúdicas esportivas, é fácil de entender porque a escalada ainda é um mistério para muitos. Portanto, os itens abaixo são uma coleção de perguntas inocentes por quem está iniciando no esporte e, por algum motivo, fica com uma dúvida e acaba perguntando.

Sendo repetitivo, mas mesmo assim didático, não há pergunta boba, ruim, ou qualquer outro tipo de adjetivo depreciativo que possa imaginar. Não se permitir perguntar quando uma dúvida aparece é um suicídio de sua autoestima. Portanto, quando se inicia uma atividade não existe perguntas idiotas, atitude idiota é não perguntar nada. Aprender com tudo e com todos é o que nos define.

O que vestir?

Muitas pessoas se perguntam o que vestir em um primeiro dia na academia de escalada (ou mesmo na atividade de escalada em rocha). Pois a resposta mais simples a esta pergunta é: algo confortável, esportivo e que não limite os seus movimentos.

A partir desta definição pode ser uma calça de lycra com estampa de oncinha, um micro shorts, calça de tactel, bermuda de surfista, roupa de yoga, etc. O ideal é que a pessoa que está iniciando, não use calça jeans, farda militar ou saia.

Contanto que a pessoa possa mover os braços e pernas livremente e possa ver suas mãos e pés enquanto você escala, toda indumentária está valendo.

Para que servem as fitas coloridas?

As academias mais modernas do mundo utiliza agarras coloridas para determinarem as vias a serem escaladas. Porém em um passado recente, as vias eram marcadas por fitas adesivas coloridas.

Por isso, a resposta é: delimitar onde estão as vias e nelas, usar os pés e as mãos onde marcam estas mesmas fitas

Tem como usar luvas?

Algumas pessoas possuem pele das mãos bem finas e isso faz com que a atividade de escalada as faça sofrer um pouco. O mesmo acontece em todas atividades físicas que requer o uso das mãos. A resposta mais simples é um sonoro não.

Há, entretanto, situações na escalada que o escalador usa luvas: escalada em fendas. Porém alguém que está começando a escalar, sendo introduzido no esporte, pode, inclusive, ser poupado desta explicação tão específica.

Quando alguém perguntar, a resposta é não. Seguida da explicação de que a pele ficará dolorida no começo, mas com o tempo endurecerá e desenvolverá pequenos calos e diminuirá a dor.

Qual a quantidade de magnésio?

O uso de carbonado de magnésio na escalada é reconhecidamente excessivo. Ao entrar em uma academia de escalada e observar a nuvem branca, qualquer um se perguntaria o mesmo. Inegavelmente muitos escaladores abusam do uso do material.

Por isso a resposta ideal é explicar ao iniciante que deve-se usar o mínimo possível. Além disso deve se policiar o tempo todo para que o ato de passar magnésio não se torne um tique nervoso (que quase todo escalador possui).

Se o carbonato de magnésio fosse tão imprescindível assim, a escaladora Janja Garnbret (a maior escaladora esportiva da atualidade) demonstrou o contrário em uma competição de escalada recente. Portanto, há de explicar aos novatos que o uso de carbonato de magnésio deve ser comedido.

Escovar agarras funciona?

Ao observar os escaladores escovar de maneira obsessiva as agarras de escalada faz qualquer um se perguntar se este ato realmente funciona. A resposta é que sim! Esta prática serve para limpar as agarras do excesso de magnésio e borrachas gastas das sapatilhas de escalada.

Esta escovação permite também que a agarra tenha mais fricção, melhorando a performance do escalador.

As sapatilhas de escalada têm de ser apertadas?

A resposta a esta pergunta é tema de discussão entre muitas pessoas. Mas, de modo geral, a resposta é um sonoro sim! As sapatilhas de escalada são justas nos pés e, para quem não está acostumado, pode lhes parecer apertadas de início.

Porém a regra de ouro para sapatilhas de escalada é: se a pessoa estiver andando com a sapatilha de escalada não serve para escalar. Por que? Porque a sapatilha de escalada justa dá mais precisão e permite usar o dedão para fornecer equilíbrio.

Quando devo comprar meu próprio equipamento?

Adquirir o equipamento de escalada, ou de qualquer esporte, é um investimento caro. Por isso é importante saber se você gosta do esporte e se irá dedicar a ele várias horas por semana e ao mês.

Para quem é escalador ocasional, com pouca dedicação e raramente frequenta os lugares de escalada, investir em ter o equipamento próprio é desperdício de dinheiro.

Obviamente que não é possível comprar tudo de uma vez. Por isso o ideal é que vá comprando aos poucos e, junto com amigos, ir se divertindo com as aquisições.

Como posso ficar mais forte?

A resposta a esta pergunta é bem simples: treinando! Por isso há diversos tipos de trenamento e que podem ser ministrados por diversos tipos de pessoas.

Há claro, a observação de procurar treinar com alguém que seja profissional de educação física. O motivo disso é simples: treinamento deve ser planejado. Treinar sem planejamento, baseado na filosofia “bumba meu boi”, não serve para a evolução de ninguém.

Treinar com uma pessoa que somente possui conhecimento empírico (mesmo que tenha 30 anos de experiência), irá apenas lhe ensinar o que é uma lesão e a importância do conhecimento científico.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.