Montanhista nepalês escala as 14 montanhas mais altas do mundo duas vezes

Um montanhista nepalês de 47 anos tornou-se o primeiro montanhista do mundo a escalar, por duas vezes as 14 montanhas mais altas do planeta, um feito que nenhum outro realizou até o dia de hoje. Sanu Sherpa, do leste do Nepal, chegou aos 8.035 metros Gasherbrum II no Paquistão, a 13ª montanha mais alta do mundo e alcançou o feito duplo, que durou 17 anos desde que começou a escalar montanhas em 2006.

Sanu escalou com a empresa nepalesa Pioneer Adventure, e chegou ao topo ao lado de um montanhista japonês chamada Naoko Watanabe, de acordo com um representante da empresa.

Este ano Sanu escalou cinco montanhas: Kanchenjunga (8.586 m), Makalu (8.463 m), Lhotse (8.516 m), Nanga Parbat (8.125 m) e Gasherbrum II (8.035 m). Depois de completar a expedição da primavera no período de abril a maio, ele voou para o Paquistão e escalou Nanga Parbat em 2 de julho.

Nascido em uma família pobre em uma remota vila distante de Makalu, Sanu Sherpa começou sua carreira como carregador. A veio para Katmandu em busca de emprego em 2005. Logo ele foi contratado como ajudante de cozinha com uma equipe de expedição em Island Peak.

Ele completou sua primeira subida dos picos de 8.000 metros em 2019, tornando-se apenas o terceiro nepalês a fazê-lo, atrás de Mingma Sherpa e Chhang Dawa Sherpa. Fez sua estreia no montanhismo apenas depois de um ano e na primavera de 2006, junto de dois outros sherpas, guiou 19 montanhistas coreanos até o Cho Oyu (8.012 m).

Sanu Sherpa fez a subida na primeira tentativa e, no mesmo ano, em outubro, escalou Shishapangma (8.012 m) na China e nunca olhou para trás. Sanu é um veterano do montanhismo do Himalaia e já escalou o Monte Everest seis vezes.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.