Livro da semana : “Overcoming Gravity” – Steven Low

Faz parte do preparo físico de todo escalador esportivo, seja de competição ou de escalada em rocha, exercícios funcionais realizados apenas com o peso do corpo. Em esportes como o Crossfit, assim como seus similares genéricos, os exercícios “ginásticos” exigem bastante dos praticantes.

Pelo grau de dificuldade existente até mesmo uma modalidade esportiva foi criada a partir do conceito de desafiar a gravidade apenas suportando o peso do corpo : a calistenia. A calistenia é, por definição, um método ou conjunto de exercícios físicos que não usa aparelhos para modelar o corpo e prover força e vigor físico.

Ainda pouco praticado por escaladores esportivos, a calistenia tem muito a oferecer a quem procura fazer parte da elite mundial do esporte. Uma das maiores referências sobre o assunto é o livro “Overcoming Gravity: A Systematic Approach to Gymnastics and Bodyweight Strength” do autor Steven Low, que aborda várias posições e estabelece uma série de exercícios para potencializar a prática de exercitar a musculatura apenas usando o peso do corpo.

Na obra, amplamente ilustrada, vários pontos deste tipo de exercícios são abordados com explicações científicas a respeito da dificuldade de cada um.

Um programa de treinamento inteiro é desenvolvido no livro e, para aprimorar nesta nova edição, exemplos do cotidiano são abordados como pequenos exercícios a serem implementados. Cada habilidade tem um capítulo específico e que, no caso de montanhistas e escaladores, pode ser implementada separadamente nos treinamentos.

O livro “Overcoming Gravity: A Systematic Approach to Gymnastics and Bodyweight Strength” é acima de tudo uma referência interessantíssima para quem tem como o objetivo evoluir no esporte utilizando uma metodologia menos empírica.

O autor, antes de escrever a obra, foi técnico de vários atletas de ginástica olímpica, diplomado mestre na Dragon Door’s Progressive Calisthenics Certification e doutor em fisioterapia pela Universidade de Maryland.

A obra, por ser muito recente, teve várias críticas com relação à quantidade de erros na sua primeira edição. Porém a segunda edição foi recebida com vários elogios pela comunidade de várias especialidades. O autor em seu website também ministra treinamentos de escalada específico a quem se interessar.

Ficha Técnica

  • Título : Overcoming Gravity: A Systematic Approach to Gymnastics and Bodyweight Strength
  • Autor : Steven Low
  • Edição : 2ª
  • Ano : 2016
  • Número de páginas : 598
  • Editora : Battle Ground Creative

Sobre o Autor

Da Redação

Da Redação

Equipe da redação

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.