Livro da semana: “Overcoming Gravity” – Steven Low

Faz parte do preparo físico de todo escalador esportivo, seja de competição ou de escalada em rocha, exercícios funcionais realizados apenas com o peso do corpo. Em esportes como o Crossfit, assim como seus similares genéricos, os exercícios “ginásticos” exigem bastante dos praticantes.

Pelo grau de dificuldade existente até mesmo uma modalidade esportiva foi criada a partir do conceito de desafiar a gravidade apenas suportando o peso do corpo: a calistenia. A calistenia é, por definição, um método ou conjunto de exercícios físicos que não usa aparelhos para modelar o corpo e prover força e vigor físico.

Ainda pouco praticado por escaladores esportivos, a calistenia tem muito a oferecer a quem procura fazer parte da elite mundial do esporte. Uma das maiores referências sobre o assunto é o livro “Overcoming Gravity: A Systematic Approach to Gymnastics and Bodyweight Strength” do autor Steven Low, que aborda várias posições e estabelece uma série de exercícios para potencializar a prática de exercitar a musculatura apenas usando o peso do corpo.

Na obra, amplamente ilustrada, vários pontos deste tipo de exercícios são abordados com explicações científicas a respeito da dificuldade de cada um.

Um programa de treinamento inteiro é desenvolvido no livro e, para aprimorar nesta nova edição, exemplos do cotidiano são abordados como pequenos exercícios a serem implementados. Cada habilidade tem um capítulo específico e que, no caso de montanhistas e escaladores, pode ser implementada separadamente nos treinamentos.

O livro “Overcoming Gravity: A Systematic Approach to Gymnastics and Bodyweight Strength” é acima de tudo uma referência interessantíssima para quem tem como o objetivo evoluir no esporte utilizando uma metodologia menos empírica.

O autor, antes de escrever a obra, foi técnico de vários atletas de ginástica olímpica, diplomado mestre na Dragon Door’s Progressive Calisthenics Certification e doutor em fisioterapia pela Universidade de Maryland.

A obra, por ser muito recente, teve várias críticas com relação à quantidade de erros na sua primeira edição. Porém a segunda edição foi recebida com vários elogios pela comunidade de várias especialidades. O autor em seu website também ministra treinamentos de escalada específico a quem se interessar.

Ficha Técnica

  • Título: Overcoming Gravity: A Systematic Approach to Gymnastics and Bodyweight Strength
  • Autor: Steven Low
  • Edição: 2ª
  • Ano: 2016
  • Número de páginas: 598
  • Editora: Battle Ground Creative

There are 2 comments

    1. Lucas

      Eu também procurei muito, mas infelizmente ainda não está disponível no Brasil oficialmente. No Mercado Livre de vez em quando você encontra um anúncio ou outro, mas pelo preço vale mais a pena importar pela Amazon.com. O preço ainda fica salgado (mais de 200 reais), mas por esse livro eu acho que vale a pena. Se quiser, pode esperar por uma versão digital que, de acordo com o autor, já está pronta mas não se sabe quando será lançada, ou pode esperar o livro ser oficialmente disponibilizado no Brasil, o que não tem previsão, mas com certeza será mais barato.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.