O conceito básico de ciência é o seguinte: sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas. Com a ajuda da ciência do esporte a prática de escalada e montanhismo ganhou muito em termos de treinamento e otimização de resultados. Todo atleta que insistir em conhecimento empíricos, está condenado a ter rendimento medíocre sempre.
Empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científico e que não tem comprovação científica nenhuma. Portanto não é somente lendo artigos sobre treinamento que faz com que alguém esteja capacitado a receitar treinamentos a alguém. Aqui mesmo na Revista Blog de Escalada há uma infinidade de artigos que abordam treinamento de escalada, dos mais diversos autores, mas que são resultado de estudo e aprimoramento do conhecimento. Por isso apenas ler um artigo não credencia ninguém a ser “especialista” em treinamentos.
Portanto este artigo é direcionado a quem realmente dedica sua profissão a entender a ciência do esporte. Para quem é generalista e leigo no assunto, talvez os artigos científicos coletados abaixo possam parecer chatos. Entretanto este artigo é totalmente voltado para quem já é educador físico, ou esteja estudando sobre o assunto academicamente.
Alguns títulos abaixo possuem vários autores, mas por motivo de espaço foi listado apenas o nome de um, para servir de referência.
- O Treinamento de Escaladores de Competição do Estado de São Paulo (Dimitri Wuo) – https://www.academia.edu
- Olhar sobre a complexidade da Escalada na Educação Física (Dimitri Wuo) – https://drive.google.com
- Estudo sobre as proteções fixas utilizadas no Brasil (Marcelo Roberto Jimenez)- https://drive.google.com
- Daisy Chains e outras fitas (Mike Gibbs – tradução Samatha Chu) – https://drive.google.com
- Nós e resistência específica (Eurico P. César) – https://drive.google.com
- Principais características dos estilos de escalada em rocha e indoor (Rômulo Bertuzzi) – https://drive.google.com
- Da natureza aos ambientes artificiais: escalada esportiva (Alcyane Marinho) – https://drive.google.com
- Orientações motivacionais de alpinistas (J. Vasconcelos Raposo) – https://drive.google.com
- Escalada: esporte e lazer, subsídios teóricos (Juliano Nazari) – http://www.efdeportes.com
- Análise dos flexores e extensores do punho em diferentes “pegadas” na escalada (Silviane Sebold) – https://drive.google.com
Repositório Brasileiro Artigos
Como o conhecimento científico tem por filosofia o compartilhamento do conhecimento, um grupo de brasileiros resolveu criar um fórum, não pertencente a nenhuma rede social, para a publicação de artigos científicos.
A lista dos artigos científicos compilados é constantemente atualizada e pode ser acessada em: http://forumdeescalada.com.br