Aprenda a diferença entre alongamento e aquecimento

Há muitas dúvidas sobre o alongamento e aquecimento relacionados ao exercício físico. Embora isso não seja verdade, há muitas pessoas que imaginam que ambos sejam sinônimos. O aquecimento envolve a preparação corporal, aprontando os músculos, tendões e articulações para prática de exercícios físicos.

O aquecimento está diretamente relacionado à diminuição do número de lesões, bem como à melhora do rendimento físico, quando realizado de forma pouco intensa e global.

De forma prática, alongar-se significa afastar a origem do músculo esquelético (local de onde o músculo se fixa, por meio de tendões) de sua inserção (local no qual o músculo se prende em seu final, também por meio de tendões), de forma que este estiramento provoque adaptações positivas para o músculo.

No entanto, a realização dos alongamentos é bastante controversa: existem estudos que apresentam informações contrárias à prática do alongamento, mas existem estudos que apontam a importância de sua prática como coadjuvante do processo de preparação para a realização de exercícios físicos e esportivos, devendo durar entre 20 e 30 segundos cada ação muscular.

Porém, o alongamento não substitui o aquecimento, sendo ambos diferentes entre si.

Enquanto o aquecimento envolve o corpo de uma forma global, aquecendo sistemas musculares, nervosos e fluxo sanguíneo, o alongamento tem uma importância mais localizada na região que é mobilizada.

De forma geral, aquecer-se antes da prática de atividades físicas deve ser uma regra e o alongamento deve ser utilizado como auxiliar, nunca substituindo a prática de se aquecer.

There are 8 comments

  1. Jorge

    Realmente, o aquecimento é obrigatório!
    Em relação ao alongamento, há muitas controvérsias, e simplesmente não perco meu tempo com essa prática e aconselho a todos que não façam uso da mesma até que estudos possam comprovar efetivamente benefícios.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.