Aprenda a diferença entre alongamento e aquecimento

stretching1 1024x682 Aprenda a diferença entre alongamento e aquecimento

Há muitas dúvidas sobre o alongamento e aquecimento relacionados ao exercício físico.

Embora isso não seja verdade, há muitas pessoas que imaginam que ambos sejam sinônimos.

O aquecimento envolve a preparação corporal, aprontando os músculos, tendões e articulações para prática de exercícios físicos.

O aquecimento está diretamente relacionado à diminuição do número de lesões, bem como à melhora do rendimento físico, quando realizado de forma pouco intensa e global.

upper body stretches1 1024x774 Aprenda a diferença entre alongamento e aquecimento

De forma prática, alongar-se significa afastar a origem do músculo esquelético (local de onde o músculo se fixa, por meio de tendões) de sua inserção (local no qual o músculo se prende em seu final, também por meio de tendões), de forma que este estiramento provoque adaptações positivas para o músculo.

No entanto, a realização dos alongamentos é bastante controversa: existem estudos que apresentam informações contrárias à prática do alongamento, mas existem estudos que apontam a importância de sua prática como coadjuvante do processo de preparação para a realização de exercícios físicos e esportivos, devendo durar entre 20 e 30 full body stretch with calf stretch image title 4kzij 445x3351 300x225 Aprenda a diferença entre alongamento e aquecimentosegundos cada ação muscular.

Porém, o alongamento não substitui o aquecimento, sendo ambos diferentes entre si.

Enquanto o aquecimento envolve o corpo de uma forma global, aquecendo sistemas musculares, nervosos e fluxo sanguíneo, o alongamento tem uma importância mais localizada na região que é mobilizada.

De forma geral, aquecer-se antes da prática de atividades físicas deve ser uma regra e o alongamento deve ser utilizado como auxiliar, nunca substituindo a prática de se aquecer.

Fonte : http://clickeaprenda.uol.com.br/

 

 

graphic stretches1 Aprenda a diferença entre alongamento e aquecimento

Autor: Luciano Fernandes

luciano Aprenda a diferença entre alongamento e aquecimento

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é aficionado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola SÃo Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema” e jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

website Aprenda a diferença entre alongamento e aquecimentotwitter Aprenda a diferença entre alongamento e aquecimentofacebook Aprenda a diferença entre alongamento e aquecimento

Comente agora

Comentários

There are 4 comments

  1. Jorge

    Realmente, o aquecimento é obrigatório!
    Em relação ao alongamento, há muitas controvérsias, e simplesmente não perco meu tempo com essa prática e aconselho a todos que não façam uso da mesma até que estudos possam comprovar efetivamente benefícios.

Post Your Thoughts