Volcanic Seven Summits: Uma alternativa para quem procura uma no montanhismo

Já ouviu falar do Volcanic Seven Summits? A ascensão dos sete maiores vulcões de cada continente é uma marca perseguida cada vez mais por montanhistas de todo o mundo.

A lista original dos Seven Summits foi criada por Richard Daniel “Dick” Bass, um empresário, fazendeiro e montanhista norte-americano. Proprietário do Snowbird Ski Resort, no estado norte-americano de Utah, foi Bass que estabeleceu o desafio de escalar as montanhas mais altas de cada continente.

Bass, empresário habilidoso, soube aproveitar isso para que sua marca Seven Summits ganhasse relevância em detrimento de outras conquistas mais difíceis do montanhismo.

Atualmente vem crescendo de popularidade uma modalidade alternativa ao Seven Summits, o Volcanic Seven Summits. O nome é bem auto explicativo: é a escalada nos vulcões mais altos de cada continente.

Volcanic Seven Summits

Desde 1980, mais de 400 pessoas escalaram Seven Summits. O desafio vulcânico é menos conhecido e raramente tentado. Foi realizado pela primeira vez pelo italiano Mario Trimeri e pela romena Crina Popescu, de 16 anos em 2011.

Até o momento, menos de 25 pessoas completaram o Volcanic Seven Summits.

Ou seja, do ponto de vista do marketing, é muito mais atrativo para alguém realizar o Volcanic Seven Summits que o Seven Summits.

  • Monte Sidley (4.285 m), Antártica – É o vulcão de maior altitude da Antártida. Aproximadamente 10 equipes, totalizando 50 pessoas, chegaram ao seu cume. É um “vulcão de escudo”, composto quase inteiramente de fluxos de lava fluidos
  • Monte Giluwe (4.368 m), Papua Nova Guiné – É a segunda montanha mais alta da Papua-Nova Guiné e o vulcão mais alto da Oceania. A sua última erupção terá ocorrido há mais de 200.000 anos.
  • Monte Damavand (5.610 m), Irã O Monte Damavand é o pico mais alto do Irã e do Oriente Médio e o vulcão mais alto da Ásia. É um estratovulcão (vulcão em forma de cone) muito grande e isolado.
  • Picos de Orizaba (5.636 m), México – O vulcão Pico de Orizaba ou Citlaltépetl localiza-se no México e é a montanha mais alta deste país, a terceira na América do Norte e o terceiro vulcão mais alto no hemisfério Ocidental. Encontra-se inativo mas não está extinto, pois sua última erupção foi em 1846.
  • Elbrus (5.642 m), Rússia – É o pico mais alto da Europa e também faz parte do Seven Summits. É um estratovulcão É um estratovulcão (vulcão em forma de cone) inativo inativo.
  • Kilimanjaro (5.895 m), Tanzânia – Até 35.000 pessoas tentam escalá-lo todos os anos. Não é uma subida tecnicamente difícil, mas é fisicamente exigente, pois é o quarto pico mais proeminente do mundo.
  • Ojos del Salado (6.893m), Chile – É um estratovulcão (vulcão em forma de cone) e considerado o mais alto vulcão do mundo. É também a segunda mais alta montanha do continente americano.

ANTIS-OUTDOOR_banner800x100

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.