UIAA revisa padrão da norma de fabricação de cordas dinâmicas

A Union Internationale des Associations d’Alpinisme (UIAA) atualizou recentemente um de seus principais padrões de segurança, a norma 101, que cobre a fabricação de cordas dinâmicas.

A UIAA começou a criar padrões de segurança em 1960 com o teste de cordas. Desde então, desenvolveu padrões para mais de vinte tipos de equipamentos de segurança, incluindo capacetes, cadeirinhas e crampons. A UIAA colabora com o Comitê Europeu de Normalização para a harmonização de normas. Em alguns casos, a UIAA solicita testes adicionais, tornando o padrão mais rígido que o CEN.

A revisão da norma 101 focou na correção de informações, as quais segundo a entidade estavam desatualizadas e incorretamente organizadas, e esclarece que o teste opcional de repelência à água precisa ser realizado por um laboratório certificado pela UIAA.

A revisão da norma estabelece que é necessário gora incluir a medição de comprimento como um procedimento certificado pelo fabricante em vez de um anexo.

O Grupo de Trabalho que concluiu a necessidade de revisão da norma era composto por representantes dos seguintes fabricantes: Beal, CAMP, OCUN, Petzl, Sterling e Teufelberger. Participaram também da revisão os laboratórios de ensaio mecânico APAVE, da França, e VVUU, da Suíça.

Para ler a norma de testes para cordas dinâmicas acesse: https://www.theuiaa.org

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.