Quantas calorias se queima em um trekking?

Você sabe o que significa a unidade de medida caloria? Para quem não sabe, é a medida é uma unidade de medida de a energia na forma de calor (energia térmica) que é usada por profissionais de nutrição em todo o mundo. Ela mede a quantidade de energia que consumimos e gastamos no dia a dia.

Por definição, uma caloria é o equivalente de energia necessária para elevar em 1°C a temperatura de 1 litro de água. Quando falamos de valor energético de alimentos, uma caloria é a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 litro de água de 14,5 °C para 15,5 °C.

É aceito por grande parte dos nutricionistas que uma pessoa comum necessita de 2.500 calorias por dia. Quando alguém começa a praticar exercícios, o consumo calórico (gasto de calorias) é muito maior e, claro, varia de pessoa para pessoa.

Por exemplo, uma pessoa de 50 kg gasta aproximadamente 600 calorias por hora correndo em uma esteira. Já uma pessoa de 80 kg gasta 1000 calorias por hora na mesma corrida. Quanto maior a dificuldade, maior o gasto de calorias.

E o trekking?

Se você está se perguntando quantas calorias um trekking queima, a resposta não é tão simples e direta quanto muitos imaginam. Inegavelmente praticar trekking realmente queima muitas calorias, mas exatamente quantas são realmente queimadas depende de muitos fatores.

Fatores como grau de dificuldade da sua caminhada, o peso do praticante e quanto peso há na mochila são alguns dos fatores importantes para determinar quantas calorias um praticante queimará.

Não há como negar que o trekking pode ser um exercício bastante intenso. Por ser uma atividade aeróbica, a atividade aumenta a frequência cardíaca e coloca todos os músculos para trabalhar. Obviamente, qualquer um pode queimar a mesma quantidade de calorias só frequentando uma academia.

Portanto, o trekking não deve ser encarado necessariamente como uma atividade para ficar em forma, ou mesmo para controle de peso. A observação do ambiente, contato com a natureza, respirar ar puro e outros fatores típicos da atividade é sempre citado pelos praticantes como grandes atrativos do trekking.

Quando se trata das calorias reais que alguém está queimando durante a caminhada, a resposta varia muito. O valor médio que deve ser levado em consideração ao calcular quantas calorias alguém está queimando em um trekking é de aproximadamente 430 calorias por hora, para uma pessoa de 70 kg.

Para calcular o gasto calórico em um trekking é necessário estabelecer quatro parâmetros importantes: dificuldade, peso corporal, peso da mochila e temperatura ambiente.

Fator 1: Dificuldade

O cálculo de calorias queimadas em um trekking (430 calorias por hora, para uma pessoa de 70 kg) é baseado em uma caminhada de dificuldade média. Considere uma dificuldade média um trajeto com algumas diferenças de nível no terreno, onde o praticante precisa subir e descer morros.

Este tipo de variação, em média, faz a frequência cardíaca dobrar por 20 a 30% do tempo.

Considerando um trekking difícil, com subidas muito íngremes, passagens que exigem o uso de cordas, áreas cobertas de neve e gelo, obviamente a pessoa queimará mais calorias. A regra prática é que quanto mais difícil a subida, maior o metabolismo durante e após a caminhada.

Fator 2: Peso corporal

O peso da pessoa também influencia quantas calorias são queimadas. Quanto mais pesada a pessoa for, mais calorias estará queimando. O motivo desta lógica é bem simples: os músculos precisam trabalhar mais para suportar esse peso.

Por exemplo, se a pessoa pesa 100 quilos, ela queima 630 calorias por hora em terrenos moderados e 750 calorias por hora em caminhadas muito difíceis.

Outro fator importante que deve ser levado em consideração ao calcular as calorias queimadas durante um trekking é o peso que há na mochila. Obviamente, uma mochila pesada intensifica o esforço, levando a mais calorias queimadas.

Fator 3: Peso da mochila

Carregar uma carga leve (mochila pequena com água, comida e roupas por um dia) adiciona até 100 calorias por hora às calorias que alguém queimaria sem carga.

Ao carregar uma mochila pesada, por outro lado, a pessoa queimará 200 calorias adicionais por hora.

Fator 4: Temperatura

Foto: https://www.ordnancesurvey.co.uk

O tempo também deve ser considerado ao calcular as calorias queimadas durante uma caminhada. Basicamente, temperaturas extremas (muito quentes e muito frias) fazem o corpo queimar mais calorias.

Quando está muito quente, o corpo precisa esfriar. Independente se a pessoa está se exercitando ou não. Claro que exercitar-se em clima quente torna o resfriamento ainda mais necessário.

O mecanismo de resfriamento do corpo depende do sistema circulatório: o fluxo sanguíneo na pele aumenta, fazendo a pessoa suar. Portanto, o corpo precisa de muita energia para poder fazer todo esse trabalho extra de resfriamento, o que significa essencialmente que está queimando mais gordura.

O clima muito frio também faz a diferença quando se trata de queimar calorias. Vários estudos científicos estabeleceram que o corpo queima muitas calorias para se aquecer. Por exemplo, tremer é um sinal que mostra que o metabolismo está sobrecarregado, tentando manter uma temperatura constante.

Em resumo, a pessoa está queimando mais calorias quando está tremendo. Existem até estudos científicos que investigam o tremor como uma estratégia de perda de peso. Mas, é claro, isso não é algo que alguém deve fazer enquanto caminha.

Quantas calorias o trekking queima?

Como pode ser analisado observando cada um dos fatores acima, é difícil estabelecer um valor de calorias gasta em um trekking. Variações de dificuldade, clima, peso da mochila e peso corporal impedem um resultado exato. Mas é possível estimar.

Para uma pessoa de 70 kg, vamos estimar os seguintes valores (somente para referência) para uma hora de atividade:

  • Trekking dificuldade mediana: 430 calorias
  • Mochila leve (10% do peso corporal da pessoa): 100 calorias
  • Tempo quente (30°C): 100 calorias

Portanto, em média, podemos arriscar que um trekking de média dificuldade gasta 700 calorias por hora.

Comparando com atividades como spinning (gasto médio de 600 a 800 calorias por hora), corrida (600 a 900 calorias) e escalada (606 a 755 calorias), é fácil perceber que em um trekking também se queima muitas calorias.

Por este motivo que é muito importante alimentar-se adequadamente com alimentos de alto valor nutricional, vestir-se corretamente (para não ter esgotamento por calor ou hipotermia) e usar calçados adequados.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.