[EXCLUSIVO] Crítica do filme “Outside”

Com o barateamento dos equipamentos de filmagem e edição de filmes, a tendência mundial é a de que filmes de escalada pululem aos montes pelo mundo afora.

Assim como no cinema como um todo, as diversas maneiras de visualizar a escalada e ver filmes tende a mostar a cara de cada comunidade escaladora produtora de filmes.

Seguindo esta linha de racioncínio, o filme “Outside”, o qual foi colocado o trailer a pouco tempo atrás aqui mesmo no blog, e disponibilizou o download gratuito em formato mp4. Para quem é leigo no assunto, o formato é o utilizado para a visualização para iPod, ou smartPhones. Porém pode ser visualizado no computador utilizando o programa quicktime da apple.

O filme, produzido por espanhóis aborda de uma maneira bem interessante algo que a última edição de “Dosage” não conseguiu. Mesclar, com qualidade, músicas e escaladas. Mas como era de se esperar, e também característica dos filmes Europeus, contém muitas cenas de viagens, passeios e brincadeiras entre amigos. O filme mostra algo, que somente se vê em filmes como “First Ascent” e “Progression” (porém de maneira bem mais suave), a convivência com os amigos tem grande influência na escalada.

O filme “Outside” às vezes se parece como um grande video-clip de músicas e escalada. Há ainda declarações de escaladores sobre locais de boulder descobertos na Espanha. Cenas de “night climb” e explicações de escaladores muito bem escrita e consisa. A trilha sonora é impecável, misturando muitos estilos, sem tentar ser “descobridor de músicas”. Graças a Deus também os produtores não quiseram dar uma de DJ, e rechear o filme de remixes ou de batidas eletrônicas.

Porém para ganhar um título de um grande filme de escalada está um pouco longe. Não são mostrados ainda grandes cadenas de boulders impossíveis, é verdade. Mas faltou um pouco o compromisso dos produtores em fazer também um filme que tivesse uma história bem definida. Pode-se dizer que é uma “visão Dosage” (especialmente a última edição) realizada à maneira espanhola.

Uma das grandes vantagens do filme talvez seja a possibilidade de se visualizar o estilo de escalada espanhol, que visualmente é mais técnico que as escaladas vistas nas produções americanas.

Todos os boulders são cotados na graduação francesa, o que pode deixar os fanáticos da modalidade com saudade da “escala V”. Mas seguramente quem é amante de coração da modalidade deve saber de cor a conversão.

As áreas de boulders mostradas são muito interessantes, sempre antes de cada sessão, há ainda a explicação de como é a rocha (arenito, calcário ou granito) do local, e como foi descoberto. Abordagem muito interessante, que poderia ter sido mais explorada pelos produtores.

Em linhas gerais o filme “Outside” é diversão garantida para quem é fanatico de boulder. Com imagens bem feitas, e sem pirotecnia tecnológica. Não é um filme para marcar época, mas um filme que possa inspirar muitas pessoas a fazer a mesma abordagem e vídeos de maneira simples , que deixa a quem assiste com vontade de colocar o crash pad no carro e sair para escalar.

Para baixar o filme acesse aqui: http://outside.s3.amazonaws.com/outside720.mp4

 

There is one comment

  1. tacio philip

    Valeu pelo link! Os primeiros 15 minutos do filme são bons, alguma imagem diferente, uma trilha sonora bem diferente do padrão mas depois disso cai na mesmice de sempre: rip-rop + sobe boulder, desce boulder, sobe bouler, desce boulder… no final melhora um pouquinho mas só depois de passar por alguns minutos de cochilo no meio (hoje em dia está difícil um filme de escalada que não dê tanto sono, quem viu um praticamente viu todos!).Mas pra quem nunca viu um filme de escalada é uma boa opção. O que gostei é que não mostra apenas "monstros" mandando V18 ou 5.17c, mostra pessoas mais "normais" escalando e se divertindo com isso!Abs!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.