Nike oficializa entrada na escalada esportiva ao anunciar patrocínio a escaladora

A empresa norte-americana de material esportivo Nike começou a patrocinar a atleta francesa de escalada esportiva Julia Chanourdie. A movimentação da gigante de equipamentos esportivo e tida como a maior do mundo, em volume de negócios, não é por acaso. A sua arquirrival Adidas já patrocina diversos atletas, entre eles a campeã olímpica Janja Garnbret.

A Adidas é ainda a fornecedora oficial de diversas seleções nacionais de escalada como Eslovênia e Alemanha, além de possuir uma linha inteira voltada aos esportes outdoor: Adidas Terrex. Além disso, a empresa alemã comprou a norte-americana FiveTen há alguns anos.

Julia Chanourdie é uma escaladora profissional francesa que se destaca em competições de escalada de bouldering. Chanourdie também escala na rocha sendo que, em 7 de novembro de 2020, tornou-se a segunda mulher na história a encadenar uma via graduada como 9b francês (12b brasileiro).

Chanourdie é, até o momento, a primeira e única atleta de escalda esportiva a ser patrocinada pela Nike. A entrada da empresa, que fatura US$ 44.5 bilhões com lucro líquido anual chegando a US$ 5,7 bilhões, foi recebida com festa por diversos players do mercado.

O jornalista John Burgman, principal cronista de competições de escalada e autor do livro High Drama, sobre a história de competições de escalada nos EUA comentou em seu twitter que “o campus da Nike tem uma parede de escalada (para funcionários) há anos, e a empresa se interessou em escalar um pouco na década de 1990 com sua linha ACG. Será interessante acompanhar a presença deles no mundo da escalada agora”.

Julia Chanourdie anunciou no início da semana passada que sofreu uma ruptura parcial da polia, uma lesão que conhece bem e que é característica dos escaladores esportivos. Chanourdie já havia sofrido uma lesão semelhante no ano passado, durante a temporada olímpica.

Portanto, teremos que esperar até o final do ano para vê-la repetir suas façanhas em competição ou na escalada em rocha, sua especialidade.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.