Como lavar agarras de escalada?

Agarras de escalada usada em ginásios, como tudo nesse mundo, devem ter uma manutenção periódica, como lavagem e higienização. Quando mais tempo de uso, maior é o acúmulo de sujeira, como magnésio e borracha de sapatilhas.

Agarras de escalada sujas prejudicam o treinamento de atletas, além de acumular vírus, bactérias e até mesmo coliformes fecais.

Se uma coisa que a pandemia de COVID-19 nos ensinou (e os proprietários de ginásios deveriam ter aprendido) é que a boa manutenção e limpeza dos ambientes de um ginásio de escalada é fundamental para o bem estar e saúde de seus frequentadores. Quanto mais sujas estiverem as agarras de um ginásio, maior a probabilidade de seus frequentadores contrair doenças.

No combate a pandemia, manter o equipamento limpo e bem conservado é mais importante do que nunca para todas as instalações de condicionamento físico. A limpeza sustenta a promessa de saúde que uma academia oferece.

Se alguém tem uma parede de escalada no quintal ou é dono de uma academia, a lavagem é algo que se deve prestar muita atenção. É importante lavar as agarras de escalada ocasionalmente, especialmente se forem usados ​​com frequência.

Não há, entretanto, um consenso da peridiciosidade de lavagem, mas se fosse possível recomendar um período, seria de 6 a 9 meses. Mas como limpar agarras de escalada?

Após consultar sites de vários fabricantes no Brasil e no exterior, não muita informação sobre a metodologia. Alguns fabricantes listaram três maneiras comuns e eficazes de lavar agarras de escalada.

  • Lavagem manual
  • Lavagem usando alta pressão
  • Lavagem usando uma lava-louças

Cada método de lavagem de agarras de escalada é único e pode ser usado em várias circunstâncias. Diferentemente do que acontece com alguns produtos químicos, como cordas e fitas tubulares, agarras de escalada são mais resistentes a produtos como sabão em pó, detergente líquido e outros materiais de limpeza.

Lavagem manual de agarras de escalada

agarras de escalada

Lavar manualmente agarras de escalada pode ser cansativo e certamente não é muito eficiente. Parece um trabalho que não acabará facilmente. Porém, é provavelmente a maneira mais econômica lavar agarras e a mais eficaz.

Além disso, é a maneira mais tradicional de fazer as coisas. Para lavar agarras de escalada manualmente é necessário somente:

  • Um balde de água
  • Um par de luvas de borracha (dessas de lavar louça)
  • Uma escova de cerdas macias
  • Detergente (preferencialmente concentrado)

A pessoas encarregada de lavar as agarras de escalada precisará trocar a água depois de limpar uma dúzia de agarras para garantir que elas ainda estejam frescas e limpas. Sim, isso torna o processo muito mais demorado, por isso é um método de limpeza usado para uma pequena quantidade de agarras de escalada.

Comece colocando de molho suas agarras dentro de uma balde, ou mesmo uma tina, com água água morna ou quente. Como regra geral, alguém que pode colocar confortavelmente o dedo em água morna esta está entre 35 a 38 °C. Uma temperatura acima de 38°C já é considerada quente.

Aguarde de 15 a 20 minutos para que a água absorva a maior parte da sujeira acumulada na superfície das agarras. Com um par de luvas (para proteger suas mãos) comece a esfregar as agarras com a escova. Como dito no início dessa opção de lavagem, é um processo demorado.

Use detergente no processo de escovação e use uma escova de cerdas pequenas e macias para entrar entre todas as bordas. Lave cada agarra de escalada separadamente para se certificar de que estão devidamente limpas.

Troque a água de vez em quando e continue esse processo até se livrar de todo o magnésio, suor, sujeira e gorduras. Lembre-se de que escovas de cerdas duras não são boas porque arranharão a superfície das agarras de escalada e podem, inclusive, danificá-las.

Portanto, uma escova de cerdas macias é adequada tanto para remover a sujeira da superfície quanto para preservar a aparência fina de seus porões de escalada.

Lavagem usando alta pressão

agarras de escalada

Se o proprietário das agarras não tem tempo para passar por todos os detalhes do processo de lavagem manual e precisa limpar as agarras de escalada o mais rápido possível, uma lavadora de alta pressão é a melhor aposta.

Há diversos recursos que devem ser levados em consideração ao adquirir uma lavadora de alta pressão. Esses recursos vão ser determinados a partir do desempenho da máquina, até mesmo as funções que ela irá executar e seu custo-benefício. A pressão, obviamente, é o parâmetro usado para mostrar a força no qual o jato de água sai da mangueira da máquina e é apontada em PSI.

Geralmente, esse indicador varia entre 1.000 e 3.000 PSI, onde quanto maior for o número de PSI, maior será a pressão do equipamento. Para utilização doméstica, as lavadoras de 1.000 PSI são suficientes, mas para limpeza mais pesada (geralmente para de locais extremamente sujos), o ideal é adquirir uma lavadora de, no mínimo, 2.000 PSI.

Não há maneira errada lavar uma agarra de escalada usando uma lavadoras de alta pressão. Tudo o que é necessário precisa é de uma lavadora de alta pressão comum (uma lavadora de alta pressão média custa cerca de R$ 700 em 2022 ), e nem é necessário remover as agarras da parede. Elas podem ficar onde estão enquanto se lava com água de alta pressão.

Mas se o usuário não quer molhar a academia, obviamente pode remover todos as agarras e colocá-las separadas uma da outra em uma área reservada e lavar toda a sujeira. Detalhe: nem precisa se preocupar com a temperatura da água, pois, em alta pressão, não importa se é usado água quente ou fria: a lavadora de alta pressão fará o trabalho.

Importante lembrar que não é possível esperar um resultado semelhante ao da lavagem à mão, mas no final, é possível ter agarras de escalada limpas em um período mais curto de tempo, pois a lavadora de alta pressão pode remover quase toda a sujeira da superfície. Esse é o método ideal para grandes paredes de escalada.

Lavagem usando uma lava-louças

agarras de escalada

A terceira maneira de limpar agarras de escalada é usando uma máquina de lavar louça comum. Embora não seja destinado a esse fim, é um método ideal para limpar agarras de escalada com pressa.

O processo, aliás, é bem simples. O que é necessário é somente:

  • Coloque as agarras de escalada dentro de uma máquina de lavar louça como se faz com seus pratos.
  • Capriche no uso de detergente
  • Coloque algumas agarras de escalada por cada seção na lavadora e certifique-se de não colocar muitas de uma só vez, pois isso pode danificar a máquina de lavar louça.
  • Escolha secar ao ar e não ao calor antes de ligar a máquina de lavar louça.
  • Espere o ciclo da máquina de lavar louça terminar e coloque os suportes de escalada do lado de fora para secar por um dia.

Este método é simples e rápido, mas existem alguns problemas. Isso porque a máquina de lavar loiça não foi concebida para esta tarefa, portanto pode ser necessário repetir o processo mais do que uma vez para obter agarras de escalada realmente limpas.

Para quem tem módulos grandes, ou mesmo agarras de esalada gigantes, lavá-las com uma máquina de lavar louça será uma dor de cabeça, pois a pessoa pode ser forçada a ligar a máquina de lavar louça apenas para uma agarra. Na verdade, a agarra de escalada pode ser grande o suficiente para não caber completamente dentro da máquina de lavar louça.

agarras de escalada

Foto: https://www.climbingbusinessjournal.com/

Portanto, para limpar agarras de escalada com uma máquina de lavar louça, considere a forma e tamanho para evitar danificar seu eletrodoméstico ou acabar gastando muito tempo.

Mas, ao menos nos EUA, já existem empresas que desenvolveram uma máquina exclusivamente para agarras de escalada. A empresa KleanHolds, com raízes na tecnologia da indústria automotiva, desenvolveu quatro modelos diferentes todas operando com água aquecida (sem detergente).

A capacidade das máquinas KleanHold varia de um peso máximo de carga de 150 a 350 kg e pode lavar aproximadamente 50 agarras pequenas ou médias por vez, com um ciclo de limpeza que dura aproximadamente 10 minutos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.