Casal cria polêmica no Aconcágua por ter entrado ao parque sem passe de saúde

O delegado Roberto Munives se envolveu em uma gigantesca polêmica no último fim de semana, depois de ser revelado que sua companheira, Mónica Delsouc, realizou uma expedição junto com dois membros da Patrulha de Resgate para escalar o Monte Aconcágua sem ter o “passe de saúde” completo, ou seja, com as vacinas contra o coronavírus aplicadas, requisito obrigatório para entrar no Parque Nacional do Aconcágua nesta temporada.

A denúncia foi feita pelo jornal argentino Diario El Sol e a Inspetoria Geral de Segurança (IGS) e o Gabinete de Investigações Administrativas e Ética Pública realizaram investigações paralelas, de ofício, para apurar se havia irregularidades tanto administrativas quanto políticas. A principal hipótese tratada, e que sustenta a acusação, é que pode ter havido algum tipo de tráfico de influência em relação ao requisitos que Delsouc não atendeu.

Tudo surgiu como resultado de uma investigação jornalística realizada pelo Diario El Sol, que publicou que Munives levou Delsouc em uma expedição. Posteriormente foi demonstrado, com base num documento, que Munives teria mentido sobre a vacinação da mulher.

De acordo com as imagens publicadas pelo Diario El Sol, o diretor apresentou uma nota à Direção de Recursos Naturais (órgão encarregado dos controles do Parque Provincial), onde afirmou que sua namorada tinha um calendário completo de vacinação. A mulher, que é advogada de profissão e trabalha no Ministério da Segurança, postou uma foto na Plaza de Mulas em suas redes.

Foto: https://www.elsol.com.ar/

O detalhe, que pode ser considerado um agravante, é que a advogada não cumpriu a exigência de calendário vacinal exigido pelo Ministério do Meio Ambiente e Ordenamento do Território para tais eventos esportivos. Depois disso e até agora, o governo de Mendoza e Munives não disseram uma palavra, limitando-se apenas a aguardar o resultado das investigações por parte das agências para determinar como irão atuar.

O Ministro da Segurança da Argentina, Raúl Levrino, solicitou a renúncia de Roberto Munives, diretor da Polícia de Mendoza. O pedido aconteceu na tarde desta terça-feira, depois que se soube que o casal Munives foi ao Parque Aconcágua sem estarem devidamente vacinados e e ser um requisito central.

O diretor geral da Polícia de Mendoza, Roberto Munives, renunciou ao cargo nesta terça-feira. Ao longo de sua atuação de mais de 6 anos houve vários momentos em que foi fortemente criticado, principalmente por alguns incidentes que um de seus filhos protagonizou. Nessa semana, pelos dados supostamente falsos de sua namorada, Mónica Delsouc que ele mesmo alegou ter o calendário de vacinação completo mas nos registros oficiais não constava que tinha recebido qualquer dose, sua posição ficou insustentável.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.