Livro da semana: “High Drama” – John Burgman

No ano de de 2014 a escalada foi promovida a esporte olímpico. O esporte, que passava por forte ebulição na Europa, no continente americano estava inerte. Nos países sul-americanos atletas sobreviveram de eventos esporádicos e por um completo desinteresse dos próprios escaladores.

Foto: http://www.johnburgman.net/

A partir do momento que escalada passou a fazer parte do programa do COI, a necessidade de resgatar as competições de escalada para revelar novos talentos se fez necessária. Como consequência da visibilidade que o esporte teve, diversos ginásios destinados à prática foram inaugurados e novos nomes apareceram.

O jornalista John Burgman é um jornalista dedicado a cobrir os campeonatos de escalada e os assuntos do esporte. Burgman possui larga experiência no assunto é foi testemunha ocular da “morte” e”ressurreição” das competições de escalada em seu país.

Atualmente, o jornalista é editor sênior da Climbing Business Journal, um dos mais influentes veículos sobre os negócios das academias de escalada. John também foi editor da revista Outdoor Life. Sua paixão pela escalada já rendeu dois livros: “Why we Climb” e”Island Solitaire”.

Para 2020, sua nova obra está saindo do forno: “High Drama: The Rise, Fall, and Rebirth of American Competition Climbing”. No livro todos os bastidores e mudanças culturais a respeito das competições de escalada em território norte-americano são relatadas pelo autor.

Burgman contará no livro, o surgimento dos primeiros estabelecimentos dedicados à escalada, os principais atletas e as primeiras competições. Os bastidores e política que criou na entidade responsável por organizar campeonatos de escalada, US Climbing, também é abordada no livro.

Nos EUA, mais especificamente de 1988 e 1989, os eventos independentes da Copa do Mundo em Snowbird foram organizados pelo UIAA e pelo American Alpine Club. Somente em 2002 é que foi criada a United States Competition Climbing Association (USCCA). No ano seguinte foi renomeado para USA Climbing.

Apesar de tratar exclusivamente da história em território norte-americano, “High Drama: The Rise, Fall, and Rebirth of American Competition Climbing” é uma importante obra para entender os motivos que fizeram um esporte definhar, mas mesmo assim classificar atletas para as Olimpíadas de Tóquio 2020.

Ficha técnica

  • Título: High Drama: The Rise, Fall, and Rebirth of American Competition Climbing
  • Autor: John Burgman
  • Edição:
  • Ano: 2020 (será lançado em 3 março de 2020)
  • Número de páginas: 368
  • Editora: Triumph Books

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.