Livro da Semana: “The Bold and the cold” – Brandon Pullan

Foto: http://gripped.com/

Foto: http://gripped.com/

Atualmente os pretendentes a ostentar o título de alpinista costumam cultivar os mesmos hábitos dos antigos atletas que, inevitavelmente, também são ídolos e referência. Por hábito um tanto, digamos, vintage que é ler e colecionar revistas e informes em papel jornal da mesma maneira que os montanhistas do início do século XX.

Na época não existia o “montanhismo de palco” que enaltecem feitos comuns com adjetivos superlativos e poster cuidadosamente impresso seguindo conceitos de publicidade e propaganda. Nos últimos 20 anos todo o romantismo de um “montanhismo de raiz” vai-e perdendo por figuras candidatas a serem sub-celebridades.

Para quem acredita que fazer montanhismo é muito mais que fazer programas de TV a cabo ruins e vender produtos a público leito o livro “The Bold and the cold”, do autor Brandon Pullan é feito para você. A obra é presença obrigatória em cabeceiras de camas e prateleiras de todo e qualquer montanhista que tenha como o montanhismo um estilo de vida e não um tipo de entretenimento barato e vazio.

bold-and-cold-2O autor do livro é nada menos que o editor chefe de uma das mais respeitadas revistas de montanhismo e escalada do Canada e já publicou mais de 100 artigos, além de outras contribuições, sobre o tema em seu país. Portanto Pullan não é um aventureiro deslumbrado, muito menos um publicitário queimando dinheiro para aparecer o que de fato não é, sendo de fato um autor sobre a temática do montanhismo experiente e com conhecimento de causa.

“The Bold and the cold” é o resultado de sua convivência com seus mentores que, após saberem de sua ideia, o motivaram a fazer esta compilação de histórias sobre a antiga geração de montanhistas e seus feitos. O resultado, claro, não poderia ser diferente: 25 histórias interessantes sobre as primeiras escaladas nas Montanhas Rochosas Canadenses (Canadian Rockies). A cadeia de montanhas canadenses possuem numerosos picos e cordilheiras como, por exemplo o monte Robson (3.954 m de altitude) e Monte Columbia (3.747 m de altitude).

O livro é econômico em adjetivos e seus textos não alonga mais que o necessário para detalhar a história, paralelamente a esta característica o autor opta por esquivar de criar heróis e bandidos e adota uma linguagem enxuta, valorizando os sentimentos de quem é montanhista de verdade. Fica nítido na obra que Brandon sabe que o perigo faz parte de toda aventura nas montanhas e que enfeitar e inflar a coragem dos escaladores não merece tanto destaque quanto a história em si. Mesmo com o texto curto seu conteúdo é carregado de emoção e, como não poderia deixar de ser, nos faz admirar mais ainda os primeiros escaladores e refletir sobre os atuais montanhistas de palco.

O livro “The Bold and the cold” é, portanto, uma obra que dificilmente alguém que é “montanhista de palco” irá entender pois de maneira explícita o autor não adota a linha sensacionalista para chamar a atenção do leitor. A obra é, portanto, um entretenimento garantido para quem é montanhista de verdade e vive a prática como estilo de vida.

Ficha Técnica

  • Título: The Bold and Cold: A History of 25 Classic Climbs in the Canadian Rockies
  • Autor : Brandon Pullan
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2016
  • Número de páginas: 280
  • Editora: Rocky Mountain Books

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.