Como prolongar a vida útil de uma barraca de camping

Quem pratica esporte outdoor tem de ter uma barraca. Isso porque na prática de esportes outdoor muito frequentemente há a necessidade de acampar. Assim como todo equipamento de atividades de montanha de qualidade, uma barraca boa não é barata. Além disso, a disponibilidade de algum modelo o qual prefere pode ter saído de linha. Portanto para uma boa longevidade de uma barraca de camping, é necessário ter alguns cuidados. Quanto mais relapso com o equipamento, menor será a sua longevidade.

Como uma barraca de camping é um objeto para proteger das intempéries do tempo e dar-lhe um abrigo. Portanto, quanto melhor conservada sua barraca estiver, mais confortável você estará. Por este motivo é que uma boa barraca é um investimento, nem tanto uma compra comum. Pois investimento é aplicação de recursos, tempo e esforço a fim de se obter algo: que no caso de uma barraca é conforto e abrigo.

Nunca guarde sua barraca úmida

Não confunda dobrar a barraca no fim de um camping com o ato de guardar sua barraca em casa. O verbo pode ser o mesmo) “guardar”, mas o objetivo é completamente diferente. Sempre que chegar de uma atividade na montanha que tenha usado a sua barraca, seque-a (ou mesmo limpe-a) assim que chegar em casa.

Depois de um acampamento, seja ele seco ou com chuva, limpar a barraca logo após a sua atividade deve ser um hábito tão comum quanto escovar os dentes ou mesmo tomar um banho.

Com um pano úmido (preferencialmente com água) retire terra, barro, areia e outras sujeiras que podem danificar a barraca. Para as sujeiras mais resistentes a este “paninho mágico”, utilize uma escova com cerdas macias e tente retirar o excesso desta mesma sujeira. Por mais que seja tentador, não use nenhum produto químico na limpeza da barraca, ele pode danificar o equipamento.

Para o interior da barraca, procure usar um aspirador de pó. Ele irá retirar os excessos de poeira, restos de comida (que podem ser um atrativo para barraca) e papeizinhos esquecidos no interior.

Seja carinhoso com as estacas

As barracas de camping de qualidade possuem estacas de alumínio. Este tipo de material é mais resistente em situações com muito vento, além de também possuir excelente longevidade. Por este motivo, muitos são negligentes na manutenção das estacas. Portanto, tanto na hora de montar quanto desmontar, procure sempre encaixá-las perfeitamente. Não as deixe sujeitas a choques mecânicos, nem sob peso excessivo quando guardadas.

Portanto, observe atentamente como a sua barraca será tratada em aviões e ônibus. Preferencialmente em aviões, procure colocar um adesivo de frágil em sua barraca, isso fará com que ela seja tratada com mais carinho pelas companhias aéreas. Já para as viagens de ônibus, é recomendável levar a sua barraca dentro e junto de você.

No momento que as suas estacas apresentarem desgaste, sejam elas fibra de vidro ou de alumínio, procure dar um reforço com um silver tape, com apenas uma volta. Esta única volta tem um motivo simples: não tirar a flexibilidade.

Footprint

As barracas mais modernas possuem uma espécie de “extensão da base”, a qual chama footprint. As principais marcas da atualidade vendem footprints para os modelos da própria empresa. Porém, algumas barracas não possuem, então como fazer? A resposta é mais simples do que parece. Toda empresa que vende lonas de plástico aceitam encomendas de tamanhos específicos, colocando, inclusive, costura nas beiradas e lugares para amarração (identificado na loja como “ilhos”,).

As lonas de plástico encerado de polietileno (que é mais resistente), claro, não e o mesmo que um footprint, mas serve para aumentar a longevidade da sua barraca de camping.

Cuidado com os ziper

A primeira coisa que começa a mostrar desgaste em uma barraca são os zípers. Por isso é importante o campista ter cuidado e carinho com eles, especialmente se for acampar em lugares áridos. Um dos cuidados mais simples é periodicamente passar uma escova de cerdas macias entre os dentes da sua barraca. Esta prática irá tirar os grãos de poeira e o manterá limpo.

Uma boa prática, realizada por poucos, é passar um pouco de parafina antes de sair para acampar. Esta parafina manterá o zíper mais lubrificado e protegido de poeiras.

Não entre calçado

Foto: Jim Vondruska Photography | https://jimvondruska.com/

Pode parecer bobagem, mas ficar de botas dentro da barraca diminui a vida útil dela. Para quem irá acampar em lugares que exigirá o uso de crampones, é expressamente proibido entrar com eles em uma barraca.

Como os calçados possuem muita sujeira, invariavelmente irá traze-las para dentro da barraca. Quanto mais suja estiver uma barraca, menor será a sua durabilidade.

There are 3 comments

  1. Marcelo

    Pessoal, estou na dúvida de qual barraca comprar. Entre uma Nautika Arizona e uma Nautika Larami, alguém sabe os prós e contra de cada uma?

    Também tenho uma dúvida sobre a vida útil de uma barraca, achei uma Nautika Arizona usada apenas uma vez e comprada em fevereiro de 2016, com Nota Fiscal por R$ 750,00. Será que vale a pena comprar uma barraca usada ou melhor investir em uma nova? Quanto tempo tem a duração de uma barraca será que essa 4 anos já tornou a barraca velha?

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.