Avocado: 3 receitas com um dos melhores aliados da cozinha em trilhas e acampamentos

Apesar do abacate ser bastante conhecido da cultura alimentícia brasileira, o seu ‘primo’ avocado (também conhecido por abacate hass) ainda é subestimado quando se trata de culinária em trilhas e acampamentos. Sim, o avocado (Persea americana) é uma das muitas variedades existentes de abacate, mas possui várias diferenças que vão muito além do tamanho e textura da casca.

Na verdade, são conhecidas mais de 500 variedades de abacate, de três origens diferentes: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. A Persea americana, ou avocado, possivelmente se originou no vale de Tehuacan, atualmente no estado mexicano de Puebla, e tem uma longa história de cultivo na América Central e do Sul, provavelmente começando em 5.000 a.C.

De acordo com nutricionistas, principal diferença entre os dois é a quantidade de calorias, tendo o avocado 10% a menos de calorias que o abacate. Além disso, o avocado é mais nutritivo que o abacate, possui mais fibras, mais vitaminas E e B6 e chega a ter duas vezes mais potássio que a banana. O avocado também possui menos água e é menos calórico que o abacate comum.

Avocado é um excelente antioxidante, atrapalhando a ação oxidante dos radicais livres e retardando o envelhecimento das células e o aparecimento de mutações que ocasionam o câncer. O avocado também é muito indicado para quem precisa diminuir as taxas de colesterol LDL (o colesterol ruim).

Comer um abacate ou avocado são isotônicos naturais e ajudam a repor os sais minerais perdidos durante a atividade física. Quando consumido antes ajuda na hipertrofia muscular e fornece energia para a atividade e ajuda a prevenir cãibras em praticantes de trekking.

Além disso, o avocado contém proteínas que ajudam na recuperação muscular e a repor sais minerais. O avocado também dá uma maior sensação de saciedade devido à sua grande concentração de fibras, e por isso ajuda na digestão e garante que você coma menos durante o dia.

Curiosamente, no Brasil o abacate (e consequentemente o avocado) é culturalmente uma fruta degustada no formato doce, seja só com açúcar, na forma de creme para a sobremesa ou servido na tradicional vitamina. Pois o Brasil é o único país que consome o abacate preferivelmente com açúcar e com uma forte aversão cultural de consumi-lo com sal.

O mundo todo consome basicamente só o abacate hass. No Brasil se consome outras variedades chamadas de abacates tropicais, como quintal, fortuna e breda.

Era uma vez o Guacamole

Pelo menos em território brasileiro, o prato símbolo da culinária mexicana para grande parte da população é o guacamole. O guacamole é basicamente um purê de avocado bem temperado, que funciona como um complemento da salada.

Seu nome vem de ahuacamolli, que é a união das palavras ‘ahuacatl’ (abacate) e ‘molli’ (molho), no idioma náuatle (língua pertencente à família uto-asteca). O uso mais comum é como dip (tipo de molhos para mergulhar petiscos como chips, nachos, pães, etc) para tortilhas de milho, mas pode ser servido também de inúmeras outras maneiras

Diz a lenda que a forma de se fazer guacamole foi ensinada ao povo Tolteca pelo deus Quetzalcóatl (um dos principais deuses dos astecas, da criação e ligado à fertilidade). A iguaria foi criada pela cultura asteca, mas após a chegada dos colonizadores espanhóis foi exportada para a Europa. Acredita-se que somente no final do século XIX que o prato começou a ser servido no Brasil e foi ganhando popularidade aos poucos.

Dois abacates cuidadosamente esmagados, um tomate cortado em pedaços pequenos, uma pimenta malagueta cortada em pequenos pedaços: foi assim que o guacamole se consolidou como aperitivo. O guacamole mais tradicional usa sal marinho, pimenta jalapeño, suco de limão e coentro.

Porém, ao menos para a receita para fazer em trekking e acampamentos, esse artigo vai focar em outras características do avocado na culinária, pois não é somente para guacamole que ele serve.

Receita 1: Sanduíche de avocado

Avocado

O avocado perfeitamente maduro proporciona uma textura cremosa e um sabor maravilhoso. Portanto, use apenas avocados maduros para fazer uma espécie de maionese de abacate (a textura é quase idêntica), e o sanduíche feito a partir dele pode ser vegano, sem lactose e também sem glúten (dependendo do pão utilizado).

Os ingredientes também foram pensados para a sua trilha, já que os tomates carmem também são conhecidos como tomates “longa vida”, porque duram bastante. Já o pão sourdough, que é feito com fermentação natural, pode ficar uma semana fora da geladeira que não endurece.

  • Ingredientes
    • 2 Avocados maduros
    • 1/2 cebola roxa finamente picada
    • 1 tomates carmem picados em cubos
    • 1 pimenta dedo de moça
    • 1 colher de sopa de coentro finamente picado
    • 1/2 colher de chá de sal
    • Suco de meio limão
    • 6 fatias de pão de fermentação natural (sourdough)
    • Colher de sopa de azeite de oliva para torrar o pão
  • Modo de preparo
    1. Retire o avocado da casca e o separe em um recipiente
    2. Amasse bem com um garfo até que o avocado fique macio e cremoso.
    3. Adicione a cebola roxa cortada, o tomate cortado, a pimenta dedo de moça cortada, as folhas de coentro, o sal, o suco de limão e misture com uma colher
    4. Quando uma espécie de purê estiver pronto, deixe separado
    5. Passe uma pequena quantidade de azeite na superfície do pão e leve a uma frigideira pré-aquecida
    6. Quando ambos os lados do pão estiver levemente crocante separe.
    7. Com uma colher, passe a pasta de avocado fartamente no sanduíche e sirva

Receita 2: Ovo assado no avocado

Avocado

A segunda receita não é vegana (embora exista para comprar ovo vegano), mas ovo-vegetariana. Avocado e ovos pode parecer estranho à primeira vista, mas a combinação perfeita. Este café da manhã reforçado, que é uma visão outdoor dos ‘huevos rancheros’ (um desejejum tradicional no México), é simples e elegante irá surpreender.

Ovos Assados ​​com avocado são feitos usualmente no forno, mas é possível usar um método mais fácil e rápido uma panela no fogão. Essa combinação, além de versátil e feita da maneira certa, garante inúmeros benefícios nutricionais para se manter em forma e saudável.

Comer ovos junto com avocado promove a síntese de hormônios que reduzem o estresse. A combinação de ovos e abacate garante toda uma gama de propriedades essenciais para proteger as células cerebrais. “As gorduras ‘boas’, nas quais é rico, mantêm os neurônios saudáveis.

  • Ingredientes
    • 1 avocado
    • 2 ovos caipiras
    • Sal a gosto
    • Pimenta do reino a gosto (opcional)
    • ½ colher de sopa de cebolinha fresca
    • Fio de azeite de oliva
  • Modo de fazer
    1. Corte o avocado em seu sentido longitudinal e retire a semente
    2. Com uma colher retire levemente 30 a 40% do abacate e separe
    3. Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira e sele os abacates, com o lado da polpa para baixo, até que fiquem um pouco dourados.
    4. Vire os abacate com a casta para baixo e deslize delicadamente um ovo em cada
    5. Tampe e deixe cozinhar por 2 a 3 minutos até que a clara esteja firme, mas a gema ainda esteja um pouco líquida.

Receita 3: Macarrão e avocado

Avocado

A parte mais importante desta salada de macarrão com abacate é o molho. É rico, macio e muito saboroso e é o que une a receita. Esta receita de salada de macarrão com avocado é uma salada de verão saudável, perfeita para dias quentes e que requerem cominas mais leves. Tem um molho cremoso de abacate com cor vibrante.

Este molho de macarrão com avocado é rico e cremoso e reúne todos os sabores do prato. É uma ótima opção para um macarrão sem maionese, além de ser paleo e vegano, sendo um molho saudável que é muito melhor do que comprado na loja.

O molho cremoso de avocado não contém laticínios e a receita fica pronta em menos de 15 minutos e é fácil de fazer sem glúten. Não se esqueça de salgar a água do macarrão, pois isso fará com que a massa fique gostosa e saborosa e tornará este prato ainda melhor.

O limão nesta receita ajuda a evitar que o abacate fique amarelo ou marrom.

  • Ingredientes
    • 350 gramas de macarrão (preferencialmente talharim sem glúten)
    • 2 avocados maduros, cortados ao meio, sem sementes e descascados
    • 1/2 xícara de manjericão ressecado
    • 2 dentes de alho
    • 2 colheres de sopa de suco de limão espremido na hora
    • Sal marinho a gosto
    • Pimenta do reino a gosto
    • 100 ml de azeite de oliva
    • 1 xícara de tomate cereja, divididos pela metade
    • 1/2 xícara de milho enlatados, drenados e enxaguados
  • Modo de fazer
    1. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem
    2. Quando o macarrão estiver pronto, separe
    3. Pique o alho, coloque junto ao avocado e esprema com um garfo até virar uma pasta
    4. Acrescente o azeite e homogenize
    5. Em uma tigela grande, misture o macarrão, o molho de abacate, o tomate cereja e o milho.
    6. Sirva imediatamente

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.