Como ficar aquecido(a) quando for acampar

O período de 20 de junho a 22 de setembro é conhecido como inverno. a estação mais fria das quatro estações do ano. Curiosamente, esta época também é a mais indicada para praticar o montanhismo no Brasil.

Viver em um país que possui um clima temperado (temperaturas que podem variar de -3ºC a 18ºC) acaba não fazendo com que as pessoas saibam lidar com temperaturas muito baixas. Algumas ocasiões na prática do montanhismo, quando é necessário acampar em algum lugar, torna-se uma tortura para quem estiver despreparado (a).

Há muitas pessoas que sentem frio com muita facilidade e, além disso, prezam por uma boa noite de sono para manter o bom humor e a disposição. Além de ser agradável dormir em um ambiente quentinho, também evita que o praticante sofra de hipotermia.

O básico e essencial

Sempre use um saco de dormir adequado ao clima que irá enfrentar. Por exemplo: verifique a meteorologia do local que irá visitar, especialmente o valor da temperatura mínima. Este deve ser o valor de temperatura de conforto.

Portanto, se irá acampar em um lugar que irá fazer 0°C, procure por sacos de dormir que tenha temperatura de conforto abaixo desta temperatura. Portanto, para enfrentar uma temperatura mínima, procure sacos de dormir com temperatura de conforto abaixo de -5°C.

A barreira que a pessoa coloca entre o corpo e o solo frio desempenha um grande papel em ficar quente. Um isolante térmico de espuma é um bom começo, mas quanto mais frio fizer menos ele será indicado.

Se for dormir em local com frio e temperatura baixa, por exemplo abaixo de 5°C, procure utilizar um isolante inflável. Pode parecer caro à primeira vista, mas um isolante inflável faz uma enorme diferença.

Preste muita atenção ao fator R para saber exatamente quanto quente e isolante ele é. Nem todos os isolantes térmicos são iguais.

Uma dica básica, que faz toda a diferença é não esperar sentir frio para começar a se aquecer. Ao menor sinal de que a temperatura ambiente está esfriando, coloque suas roupas de frio para funcionar.

Não tenha síndrome de Dunning-Kruger

A síndrome de Dunning-Kruger leva indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto a acreditarem saber mais que outros mais bem preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos. Ou seja, procure aprender com quem realmente sabe sobre o assunto de acampar e dormir na montanha.

Algumas pessoas afirmam que o ideal é dormir quase sem roupa, ou mesmo nu, para tirar o máximo proveito do seu saco de dormir e que isso o manterá mais quente no final. Quem afirma isso nunca dormiu em um camping, no frio e nu em seus sacos de dormir.

O ideal para dormir em um camping é estar com roupas apropriadas para estar na montanha. Estar portanto indumentárias que respeitem a teoria das três camadas é a receita certa para ficar quente. Verifique se todas as suas camadas estão secas. Roupas secas são iguais a roupas quentes.

Mantenha um par de “meias sagradas” em seu saco de dormir, para ter sempre um par quente e seco para dormir. Nunca entre no saco de dormir com meias molhadas ou frias. Use um gorro. Não é um mito que a pessoa perca muito calor na cabeça. Considere usar o capuz do seu saco de dormir também, se necessário.

Alimente-se adequadamente

Foto: http://absolutebestgear.com/

Ter algumas calorias no organismo imediatamente antes de dormir dá combustível ao corpo para queimar e ajuda a mantê-lo quentinho. Porém alimente-se adequadamente: evite alimentos muito salgados e excesso de bebida alcoólica.

Evite também comer em demasia. O segredo para um bom sono é alimentar-se de maneira equilibrada e ingerir aquilo que for suficiente para recuperar as calorias gastas na atividade.

Bebidas quentes

Uma bebida quente ajuda a aquece por dentro. Chás de ervas são escolhas populares de bebidas quando chega a hora de relaxar e descontrair.

Durante séculos, eles têm sido usados ​​em todo o mundo como remédios naturais para o sono.

Os chás mais indicados para uma boa noite de sono são camomila, raiz de valeriana, lavanda, hortelã, capim-cidreira, maracujá e magnólia.

Truques para friorentos

Para quem está sentindo muito frio, um dos truques mais antigos que existe é colocar algo quente dentro do saco de dormir. Muitos colocam água quente dentro de uma garrafa plástica, como um Nalgene, pouco antes de dormir.

Um outro truque também é ferver água junto de algumas pedras. As pedras demoram a aquecer, mas também demoram a perder este calor. Portanto, colocar pedras que foram fervidas ajuda a manter o interior do saco de dormir aquecido.

Necessidades fisiológicas

Para não ficar com frio, a grande dica é fazer as suas necessidades fisiológicas antes de ir dormir.

Nada prejudica mais o sono e toda a preparação para enfrentar o calor do que ter de levantar no meio da noite para “ir ao banheiro”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.