Livro da semana: “A Thousand Mile Walk to the Gulf” – John Muir

Um parque nacional, seja qual país for, teve como semente a iniciativa do naturalista escocês John Muir. O visionário teve papel fundamental na criação das primeiras áreas protegidas americanas e que é considerado um dos fundadores do movimento conservacionista moderno.

Profundamente influenciado pelo movimento romântico (movimento artístico, político e filosófico que durou por grande parte do século XIX), via a natureza como algo intrinsecamente belo e carregado de valor espiritual e religioso, e que deveria ser protegido de maneira radical da influência negativa aportada pelo homem.

Muir trabalhou em invenções mecânicas, mas em 1867, quando um acidente industrial quase lhe custou um olho, ele abandonou a carreira e se dedicou à natureza. Ele caminhou do Kentucky para a Florida, mantendo um diário, “A Thousand Mile Walk to the Gulf” (publicado postumamente em 1916).

Uma caminhada de 1.600 km sem equipamentos, nem mesmo mochila.

Ele não tinha uma rota específica escolhida, exceto seguir o “caminho mais selvagem, frondoso e menos pisado que eu pudesse encontrar”.

John Muir foi o principal responsável pelo estabelecimento de Parque Nacional das Sequoias (Sequoia National Park) e Parque Nacional de Yosemite (Yosemite National Park)nos EUA. Já em 1876, Muir instou o governo federal a adotar uma política de conservação florestal.

Ele se tornou uma figura central no debate sobre o uso da terra, defendendo em nome da preservação da terra principalmente por meio de artigos publicados em periódicos populares.

Em 28 de maio de 1892, Muir fundou o Sierra Club, uma associação ecologista das mais importantes dos EUA. Foi a primeira organização não governamental a dedicar-se à proteção do ambiente.

Ficha técnica

  • Título: A Thousand Mile Walk to the Gulf
  • Autor: John Muir
  • Edição: 1ª impressão da editora
  • Ano: 1916 (impressão da editora: 2018)
  • Número de páginas: 132
  • Editora: Amazon.com Services LLC

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.