Última etapa da Copa do Mundo de 2021 em vias guiadas acontece na Eslovênia

A quinta e última edição deste ano da Copa do Mundo de Escalada na competição de vias guiadas acontecerá de 3 a 4 de setembro em Kranj, Eslovênia. Conforme publicado na Revista Blog de Escalda em agosto deste ano, a Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) decidiu cancelar dois eventos da Copa do Mundo: Xiamen (que seria realizada de 15 e 17 de outubro) e Wujiang (que seria realizada de 22 a 24 de outubro).

A temporada de competição de bouldering terminará em Seul, Coreia do Sul de 1 a 3 de outubro, e nas finais de escalada de velocidade correrão em Jacarta, Indonésia, de 30 a 31 de outubro.

Olhando para as listas dos escaladores inscritos, é possível ver que grandes estrelas do esporte decidiram se afastar porque o próximo grande evento que está prestes a acontecer é o Campeonato Mundial em Moscou, de 16 a 21 de setembro. Janja Garnbret já anunciou que irá se apresentar em Kranj e o também medalhista de ouro em Tóquio, o espanhol Alberto Ginés Lopez, de 18 anos, também confirmou que vai.

As eliminatórias estão programadas para esta sexta-feira, 3 de setembro. No sábado, 4 de setembro, são as semifinais e finais. Por problemas de direitos autorais, a transmissão por streaming no canal do IFSC não estará liberada para o Brasil e nenhuma emissora de TV a cabo anunciou a retransmissão.

  • 9:00 – Semifinais feminina e masculina
  • 18:00 – Final feminina
  • 19:00 – Final masculina

Janja Garnbret desmotivada?

Janja Garnbret, de 22 anos, se tornou a primeira campeã olímpica de escalada esportiva, mas a medalha também teve um preço. Janja explicou em uma entrevista a um veículo de imprensa esloveno:

“Não escalei muito desde as Olimpíadas. Depois das Olimpíadas, minha motivação caiu completamente.

Ninguém te explica sobre o que acontece depois das Olimpíadas, depois de uma semana, depois de um mês dos jogos. Ninguém te conta o que está acontece. Eles não sabem que não estaria motivada.

Para ser honesta, eu não conseguia nem imaginar escalada ou exercícios extenuantes. Eu me sentia física e mentalmente exausta. Não é fácil para uma pessoa que exige muito de si e que sempre busca a perfeição.

Não escalo há quase duas semanas. Depois, fiz alguns treinos, e aqui e ali. Os últimos treinamentos foram muito bons. Já imaginei como seria, e também ‘estiquei’ um pouco a parede, o que não tinha feito antes”.

A competição de Kranj será realizada pela última vez no salão atual, onde a parede de escalada tem 25 anos e se despede do cenário internacional. O prefeito de Kranj, Matjaž Rakovec, anunciou a construção de um novo centro de escalada em Zlate Polje. De acordo com as previsões mais otimistas, estará pronto em 2023.

Há dois anos, a Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) revogou a licença dos organizadores da etapa de Kranj devido a um corredor e parede inadequados. A Associação de Montanhismo da Eslovênia pretendia realizar a competição em Ljubljana, para a qual recebeu autorização da IFSC.

Mas Copa do Mundo de escalada esportiva foi então cancelada no ano passado devido a restrições relacionadas à nova pandemia. Devido à imprevisibilidade da situação pandêmica e das medidas relacionadas com a realização de grandes eventos, a potencial limitação da presença de visitantes, os planos para o evento original já não eram realistas.

Assim, em acordo com o IFSC, o evento da Eslovênia foi transferido para seu local tradicional. A vigésima quinta competição em Kranj será, portanto, a grande final do atual salão, que marcou fortemente o desenvolvimento das competições de escalada esportiva em nível internacional.

Depois de seu grande sucesso olímpico, a construção de centros de escalada foram anunciados em toda a Eslovênia. Quanto a essa iniciativa, Janja Garnbret declarou:

“É muito bom. É por isso que você trabalha. Que as gerações mais novas tenham condições que você não tinha quando começou. É muito bom. Sim, o esporte está evoluindo para que todos tenham a oportunidade de tentar escalar”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.