Youtuber de motorhome é fenômeno de popularidade nos EUA

Você já ouviu falar da youtuber conhecida como Jennelle Eliana? Não? Pois saiba que Jennelle Eliana Long, é o mais novo fenômeno do YouTube, tendo arrebanhado mais 1,5 milhão de inscritos em apenas um mês, após a publicação do seu primeiro vídeo. Atualmente ela está próxima de chegar a 2 milhões de inscritos. Segundo reportagens de vários veículos da imprensa norte-americana, a jovem de 20 anos iniciou seu canal para “compartilhar suas aventuras nômades na vida de van”. Seus vídeos são feitos principalmente na Califórnia.

O sucesso meteórico de Eliana esta intrigando parte da mídia especializada e, como não poderia deixar de ser, de outros youtubers e influenciadores norte-americanos. O motivo? Seu crescimento impressionante em um tema que, para muitos é assunto de um nicho muito pequeno. A curiosidade também se justifica por um motivo que todos os que já se aventuraram no YouTube sabem de cor: para um volume grande de assinantes, é necessário anos de trabalho de criação de conteúdo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jennelle Eliana (@jennelle.eliana) em

Desde que subiu o primeiro vídeo de seu motorhome, o qual foi remodelado por ela mesma, seu canal atingiu um número impressionante de assinantes e despertou a curiosidade de outros youtubers, que por sua vez, produziram vídeos oferecendo sua própria versão sobre o fenômeno. Analistas de internet criaram elaboradas (e falsas) teorias de conspiração. Nada de ilegal ficou provado.

A curiosidade em torno da popularidade repentina de Jennelle Eliana começou no reddit, onde os comentaristas ofereceram várias teorias plausíveis. Uma delas sugeriu que Jennelle poderia ter trazido sua base de fãs do Instagram, mas o YouTuber Memology 101 rapidamente eliminou essa suspeita, pois a conta do Instagram da morena tinha apenas 13,6 mil seguidores em 12 de julho, duas semanas depois que ela postou seu primeiro vídeo no YouTube.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jennelle Eliana (@jennelle.eliana) em

Vários sites dos EUA vasculharam em seu passado, para tentar decifrar o segredo de Jennelle. Porém nada de extraordinário foi encontrado. Jennelle Eliana deixou a casa dos pais quando tinha 18 anos e, aos 19 anos, comprou um furgão GMC modelo Vandura Explorer ano 1995 de um casal de idosos por um “preço incrível” via Craigslist, uma rede de comunidades online que disponibiliza anúncios gratuitos aos usuários. Desde então, com ferramentas emprestadas, foi modelando o veículo.

Durante esse período, Jennelle conseguiu um emprego de entrada de dados em tempo integral para uma empresa esportiva no Vale do Silício, o que lhe permitiu trabalhar em horários alternativos, que possibilitou trabalhar por metade da semana e tirar a outra metade de folga. Seu primeiro vídeo postado no YouTube foi “Van Tour | | Solo Female Traveler Lives Vanlife With Pet Snake”, em 26 de junho de 2019. O vídeo teve performance impressionante (atualmente possui 8 milhões de visualizações), muito disso por ter conseguido ela, ao alongo to tempo que trabalhou na van, transformar em um belo espaço, com pia, energia solar, guarda-roupa, espaço de vaidade e até um terrário para sua cobra. No entanto, os espectadores que prestigiaram seu primeiro vídeo pediram que explicasse de necessidades básicas, como tomar banho e ir ao banheiro.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jennelle Eliana (@jennelle.eliana) em

Foi aí que no seu próximo vídeo, “How I Shower Living In A Van”, publicado em 11 de julho, Jennelle respondeu que usa uma academia local para seus banhos. O segundo vídeo quase dobrou os 6,9 milhões de visualizações do primeiro vídeo, com mais de 14 milhões e seu canal acumulou mais de 1,5 milhão de assinantes em pouco mais de um mês. Recentemente, postou um vídeo de perguntas e respostas para expressar seu espanto e gratidão com audiência.

A busca pelos motivos que fizeram um simples “canal de motorhome” bombar em uma velocidade tão grande, logo foi iniciada e repercutida. Analisando os dados de maneira mais fria, é possível perceber que um dos maiores atrativos do canal da californiana é que Jennelle é uma viajante solitária, uma categoria que está com alta popularidade no YouTube em 2019. De acordo com analistas de internet, desde 2016, os uploads com as palavras “solo travel” (viagens sozinhas) no título aumentam 80% ano após ano. Um outro dado curioso: nos EUA os 100 vídeos mais vistos com “solo travel” no título, mais de 70% foram enviados por mulheres.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jennelle Eliana (@jennelle.eliana) em

Se nos EUA há um movimento social para que as mulheres viagem sozinhas, o sucesso de Jennelle Eliana é um forte indicador, porque a maioria dos mais populares conteúdos de viagens de mulheres sozinhas no YouTube é da comunidade vanlife. Analisando o perfil da californiana é possível entender seu sucesso: 80% dos assinantes são mulheres de 18 a 24 anos, e seu canal fornece um caminho alternativo, e mais realista, do que eles podem conseguir.

Jennelle enfatiza em seus vídeos que é uma grande fã da comunidade de vanlife, e diz que, para ela, este estilo de vida não é tanto viajar, mas simplesmente não ter que pagar aluguel ou fazer parte de uma grande empresa logo depois da faculdade. Não somente por ser uma viajante solitária que Jennelle ficou popular, mas também o interesse da jovem pela sustentabilidade também a ajudou a crescer no Youtube. Jennelle troca grande parte de suas roupas e as revende no Depop, aplicativo popular de revenda de roupas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jennelle Eliana (@jennelle.eliana) em

Para quem acredita que o o canal de Jennelle é um ponto fora da curva, a Peclers Paris, agência de previsão de tendências fundada em 1970, apresentou no Hack Town um estudo que mostra a força da preocupação com bem-estar e o crescimento dos nativos digitais ecológicos. A nova geração, a qual faz parte Jennelle, ganha cada vez mais força filosofias como a desconexão, preocupação com o corpo e a retomada da alimentação natural, seguida das reflexões sobre o ambiente. Uma descrição quase que detalhada do canal e as intenções de Jennelle Eliana.

Por causa de um crescimento tão vertiginoso, Jennelle ainda não conseguiu capitalizar sua fama repentina. Mas as possibilidades de poder fazer mudanças no estilo de vida, fez com que deixasse o emprego e encarasse mais seriamente a profissão de youtuber. Somente com o que possui de audiência hoje, estima-se que ela poderia ganhar mais de US$ 25.000 por mês. Desde que saiu do emprego Jennelle já procura fazer parcerias com marcas com ideias semelhantes que as dela.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.