O que é Denier e por que é tão importante essa unidade medida?

Denier é uma unidade de medida da massa de densidade linear dos fios utilizados nos tecidos e é definida em gramas por 9.000 metros. Seu símbolo é den (assim como para quilos é kg) e é utilizado como o padrão da indústria têxtil para medir um fio.

Por exemplo, se a massa do fio for de 70 gramas, considera-se um fio de 70 denier. Um fio de 140 denier tem o dobro da massa do de 70 e, portanto, é maior e mais forte. Um outro exemplo, é o fio de cabelo humano que tem um denier de 20, o que significa que 9.000 metros de cabelo humano pesam 20 gramas.

A microfibra, como a usada em roupas finas e alguns tecidos para estofados e cortinas, deve, por definição, ser inferior a um denier de 1, o que significa que 9.000 metros de fibra pesam menos de 1 grama. Portanto se as fibras dos fios forem grossas, o denier é maior do que se as fibras fossem finas.

Mas a lógica funciona somente para compararmos tecidos com a mesma fibra, não para fibras diferentes. Para sabermos se um tecido é mais resistente do que outro é necessário outras unidades de medidas e parâmetros. Por exemplo, fibras sintéticas como poliamidas e poliésteres possuem diversos tipos que, entre eles, possuem resistência diferentes.

Para se ter uma ideia, existem fibras de poliamidas de 1.000 den (Duratex), 500 den (Duratex Lite), 420 den (Ballistic), 210 den (Ripstop 210 e Hexlite 210) e 190 den (Taffeta Nylon). Isso só para citar alguns.

O denier nos informa sobre a espessura de uma fibra, mas devemos ter em mente que, em relação à sua durabilidade, o valor por si só não nos fornece informações sobre resistência. É necessário saber o material de que é feito e a contagem de fios para chegar a uma conclusão.

Por exemplo, entre um nylon 300 den ou um poliéster 300 den, ambos sem nenhum tratamento especial, o nylon (ou poliamida) será mais resistente.

Existem outras unidades?

As unidades de medida são modelos estabelecidos para medir diferentes grandezas, tais como comprimento, capacidade, massa, tempo e volume. Uma informação padronizada de medidas evita problemas em relação aos resultados.

Embora dentro do sistema internacional exista uma unidade que também mede a densidade linear de um tecido e que é muito semelhante ao denier. É o decitex (gramas de peso por 10.000 metros de fibra – Dtex) e a verdade é que na indústria têxtil de montanha é pouco utilizado. O decitex é mais utilizado na produção de gramas sintéticas.

Já as fibras de lã são medidas por super S ou S number que mede a sua finura. Não é uma verdadeira unidade de medida é apenas índice da finura. O valor destinam-se a indicar, com precisão, a finura da fibra de lã medida em micrômetros (10-6 m ou µ), ou seja, um milionésimo de metro.

A International Wool Textile Organization (IWTO) é a promulgadora do Código de Práticas de Rotulagem de Tecidos (Fabric Labelling Code of Practice), que rege o uso das designações “S” e “Super S” para tecidos finos de lã e mistura de lã.

O Código define o número S por correlação com o diâmetro máximo da fibra. Por exemplo, 80s devem ter diâmetro máximo de fibra de 19,75 micrômetros ou mais finos e 90s, 19,25 micrômetros ou mais finos. Esta escala continua até os 210s em 13,25 micrômetros ou mais fino.

Diferença entre fios e fibras

Uma fibra é um único filamento de material natural, como algodão, linho, lã ou material artificial, como nylon, poliéster e poliamida.

Já o fio é um aglomerado de fibras e é fiado usado para tricotar, tecer ou costurar. É medido em termos de contagem dos fios. Consiste de vários fios dobrados juntos produzindo um fio longo e fino usado em costura ou tecelagem.

Portanto, a diferença entre fio e fibra é que o fio é uma forma de material longa, fina e flexível, geralmente com seção transversal redonda, usada na costura e tecelagem. A fibra é uma única peça alongada de um determinado material, aproximadamente redonda em seção transversal, muitas vezes torcida com outras fibras para formar o fio.

Dentro das especificações de linhas, existem dois tipos: Thread (linha) e Yarn (fio). A linha é mais grossa que o fio. As linhas são vendidos em um pacote pequeno e fios em pacotes grandes. Os fios (Yarn) são usados ​​para fazer a “folha’ de tecido e as linhas são usadas ​​na junção de camadas de tecido durante a confecção de roupas.

O Thread Count ou contagem de fios

O termo Thread em inglês significa fio. Há pessoas que erroneamente chamam a a contagem de fios por Thread, causando confusão no público leigo. A contagem de fios (Thread Count) é o número de fios em uma polegada quadrada de tecido (o equivalente a 6,45 cm²).

O Thread Count (contagem de fios) é abreviado como T e expressa a densidade de fios com o qual um tecido foi tecido. A medida nos dá informações sobre sua resistência à abrasão ou sua respirabilidade.

Normalmente o tecido também os dados sobre os denier do tecido e, embora ainda não seja muito utilizado, cada vez mais marcas incorporam este conceito nas especificações técnicas dos seus produtos, normalmente nos reforços do têxtil, nas barracas ou mochilas.

Para quem compra um lençol de algodão de 300 fios, significa que em 1 in² (6,45 cm²) existem 300 fios de algodão (normalmente 150 em cada direção).

Os tecidos são constituídos por dois tipos de fios, os fios da “urdidura”, que são os que são colocados longitudinalmente durante a fabricação, e os fios da trama, que passam alternadamente por baixo e por cima dos fios da “urdidura” para formar o tecido.

A contagem de fios leva em conta os fios da urdidura e da trama em sua contagem. Portanto, se nos dizem que um tecido é poliéster 210 T, significa que, entre os fios da urdidura e da trama, uma polegada quadrada possui 210 fios.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.